A zona de conforto é um estado comportamental no qual o seu humano cria uma barreira para agir sem correr nenhum tipo de risco. Esse comportamento é uma espécie de proteção, acredita-se que vivendo dessa maneira se está evitando dores e sofrimentos. Porém, ao se manter sempre dentro da zona de conforto você deixa de viver experiências novas e, consequentemente, deixa de ganhar conhecimento.
Sair da zona de conforto significa deixar de permanecer em determinada situação apenas por comodismo. Como bem diz o ditado popular, quem não arrisca não petisca. Portanto, apenas as pessoas que têm coragem o suficiente de encarar os problemas conseguem ser felizes e realizadas.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=RF76z6CkzyY[/youtube]
Confira as nossas dicas a seguir e saia da zona de conforto em diversas áreas da sua vida.
Zona de Conforto na Vida Amorosa
Pense na seguinte situação: uma mulher se casou há alguns anos, tem filhos, vive uma vida considerada normal, mas não sabe mais o que é ser feliz. Essa mulher se acostumou com essa situação e se mantém nela por medo de correr riscos. Claro que não estamos aqui incentivando ninguém a se separar, o que queremos dizer é que não se deve manter-se em determinada situação apenas por medo. Sempre vale a pena assumir os riscos e ir em busca da felicidade.
Lembrando que nem sempre por um ponto na relação é a única maneira de sair da zona de conforto. Quando há amor e você sente que a relação ainda pode voltar a te fazer feliz, vale a pena lutar por ela. Isso também é sair da zona de conforto, pois você estará agindo e deixando a comodidade de lado. Para sair da zona de conforto na vida amorosa é preciso ter coragem e, acima de tudo, ser sempre sincero com o seu parceiro.
Zona de Conforto na Vida Profissional
É muito fácil encontrar pessoas que estejam insatisfeitas com o seu emprego, porém, poucas delas têm coragem de partir em busca de um novo lugar para trabalhar. Elas podem até estar infelizes, mas evitam tentar mudar a situação por comodismo e medo de sair da zona de conforto na qual estão há muito tempo.
Quando se trata de emprego é importante ter cautela, afinal é dele que vem o seu sustento. Mas isso não significa que você deve permanecer insatisfeito em uma empresa, mas sim que deve agir com cuidado, correndo riscos controlados.
Em primeiro lugar, comece a procurar um novo emprego antes de pedir demissão, assim você evita ficar desempregado. Também há a opção de demonstrar para o seu patrão a sua vontade de conquistar um cargo mais alto na empresa, mas muito cuidado ao fazer isso para não deixar transparecer a sua insatisfação.
Zona de Conforto na Vida em Geral
Sair da zona de conforto não envolve apenas situações maiores, como um relacionamento ou um emprego. Muitas vezes o simples ato de ir a um lugar novo pode significar sair da zona de conforto. A próxima vez que você for convidado para ir a uma festa, por exemplo, na qual você não conhece quase ninguém, não use isso como desculpa para não ir. Vá e divirta-se, conheça pessoas, dance.
Pequenas atitudes do dia-a-dia, que são normais para algumas pessoas, podem ser um grande passo para outras. Ir a uma festa e dançar sem sentir vergonha, expor a opinião em uma roda de amigos, pedir algo a alguém, demonstrar insatisfação, etc. Tudo isso não deve ser ignorado, exponha os seus sentimentos.
O Medo da Opinião dos Outros
Um dos grandes motivadores das pessoas que não saem da zona de conforto é o medo da opinião dos outros. Muitos deixam de tomar uma atitude de mudança de vida com medo dos comentários alheios. Realmente, não há como negar que é ruim saber que estão falando mal de você, porém se você for se importar com cada fofoca ou falatório deixará de seguir as suas vontades para seguir a dos outros.
Pense que quando você tem um problema ninguém vai perguntar se você precisa de ajuda. Da mesma maneira, essas pessoas não deveriam fazer diferença alguma na sua vida. Quem não acrescenta nada na sua vida não tem o direito de interferir. Preocupe-se apenas com a opinião das pessoas que estão sempre do seu lado e que amam você.
Nunca permita que oportunidades de ser feliz vão embora por influência de pessoas negativas e que apenas querem ver você mal. Muitas vezes as críticas são uma maneira de falar mal de alguém o qual se gostaria de ser igual. Uma mulher casada pode sentir vontade de falar mal de uma mulher, também casada, que sai para passear com as amigas por não poder fazer o mesmo.
Como podemos ver, os motivos que levam as pessoas a fazer críticas são vazios e não acrescentam em nada. Por isso, não se baseie nas opiniões dos outros. Siga as suas vontades e vá atrás do que te faz feliz.
Enfrente os Seus Medos
Ao invés de fugir das situações que te causam medo, experimente encará-las. Quando você se esconde precisa conviver com aquilo durante anos e isso causa dor e sofrimento. Quando você decide encarar os seus medos, por mais difícil que possa parecer no início pense que você estará se livrando de algo ruim, um verdadeiro fardo na sua vida.
Depois de ter um problema resolvido você irá se sentir muito melhor e mais feliz. Pense nisso e comece a treinar o seu psicológico a aceitar melhor as situações difíceis e não fugir delas.