Quanto O Pastor Cobra Para Fazer Um Casamento?

O casamento é um momento especial para a maioria das pessoas, e mesmo em tempos tão modernos, muitas pessoas ainda preferem seguir as tradições religiosas para se tornar essa ocasião ainda mais especial. A ligação que existe entre a religiosidade e o casamento remonta a séculos e ao longo do tempo tem sido uma maneira de perpetuar crenças e fazer com que as pessoas sintam-se abençoadas por sua fé em um momento que é considerado tão importante na vida do ser humano.

Existem diversas religiões espalhadas pelo mundo e cada uma delas segue as suas próprias regras ao realizar a cerimônia do casamento. Entre as vertentes do cristianismo encontram-se as religiões evangélicas que surgiram no século XVII e se perpetuou em diversos países, como no Brasil, onde conta com cerca de 22,5% de adeptos dentro a população do país. Sendo uma religião tão influente no país, certamente existem pessoas que desejam casar em alguma Igreja evangélica, mas, que tem algumas dúvidas em como são realizadas em cerimônias nesse meio.

Como é o Cerimonial de um Casamento Evangélico?

Cerimônia de Casamento

Cerimônia de Casamento

Os casamentos evangélicos normalmente envolvem uma adoração e agradecimento pelo evento, cada igreja evangélica escolhe a sua forma de fazer adoração, que pode acontecer por meio de uma oração, culto, um louvor, dentre outras formas de celebrar esse acontecimento e a sua fé.

O casamento evangélico será sempre realizado por um pastor, sendo ele que dará a última benção para a união do casal. O pastor ministra a celebração, mas, as suas palavras estão baseadas no que está escrito na Bíblia. No casamento evangélico normalmente os noivos leem os seus votos, ou em alguns casos o pastor recita algumas palavras que eles devem repetir.

Os casamentos evangélicos normalmente contam com vários louvores, que podem ser feitos em formato de recitação ou de músicas. Quando os noivos são frequentadores assíduos da Igreja, é de praxe que eles convidem os outros frequentadores, já que perante a religião eles são considerados todos irmãos.

Quanto o Pastor Cobra para Fazer um Casamento?

Essa é uma dúvida muito recorrente sobre o casamento evangélico assim como nas demais religiões. Normalmente o pastor em si não cobra um valor fixo para realizar a cerimônia, no entanto, há algumas taxas cobradas pela própria Igreja para que a cerimônia de casamento seja realizada em suas dependências, dessa forma, não existe uma resposta exata para essa dúvida, já que cada Igreja possui um valor de taxa cobrada sobre o casamento. Normalmente essa taxa não é pelo serviço, mas sim, para a manutenção da Igreja, como limpeza, auxilia na conta de energia, água, etc. No geral, a maioria das igrejas evangélicas não cobram taxas para casamentos realizados nela, mas, isso pode variar de acordo com a instituição e suas diretrizes.

A Igreja Evangélica não considera o casamento um sacramento, tal como é possível observar na Igreja Católica, portanto, não existem regras que restringem o casamento somente ao salão onde é o espaço da igreja em si, sendo possível que ele seja realizado em outros ambientes, como um salão alugado pelos noivos, um sítio, na praia, etc. Porém, caso essa seja a escolha do casal, é importante conversar com o pastor que irá realizar o casamento, para saber se ele irá cobrar algum valor a parte, por exemplo, a gasolina que ele irá gastar até chegar ao local e outras das suas despesas.

A melhor dica para saber quanto será cobrado para a realização do casamento é consultar a Igreja, ou seja, não é possível apontar um valor fixo, já que isso irá variar de acordo com a administração de cada uma das Igrejas.

Quais são os Requisitos para Realizar um Casamento na Igreja Evangélica?

Como já foi dito, o casamento na Igreja Evangélica não é considerado um sacramento, sendo ele definido como um compromisso conjugal, e que é considerado uma instituição divina. A cerimônia é realizada para que os familiares e os membros da comunidade saibam que aquele casal está se unindo perante a sua fé. Ao mesmo tempo, o ritual de casamento serve como um momento para que todos que são especiais para o casal possam pedir que as melhores bênçãos caíssem sobre eles.

Apesar de não existir um padrão ou ser uma regra, o pastor que ministra a cerimônia do casamento normalmente é alguém que já acompanha aquelas pessoas na Igreja, caso eles sejam membros, e que também servirá como um orientador do futuro do casal, servindo como um orientador para as suas decisões e também nos momentos de dificuldades que virão.

Para que o casamento seja realizado, o casal deve ser membro congregado da igreja, e nesse caso, não são cobradas taxas do mesmo. Quando um dos membros do casal ou até mesmo os dois não são participantes da Igreja, é necessário que eles expressem a sua fé cristã antes do casamento ser realizado bem como participar de um curso de preparação que é oferecido por cada igreja.

Qual Documentação Exigida para o Casamento Evangélico?

O casamento evangélico em si não exige muitos documentos, já que os detalhes sobre ele são acertados diretamente com o pastor, o que normalmente é exigido é somente um documento de identificação.

Quando o desejo é que o casamento tenha efeito civil, é necessário apresentar alguns documentos e seguir determinadas formalidades, como a entrada do pedido de casamento, que deve ser feito entre 30 a 60 dias antes da data escolhida, no cartório de registro civil, junto de duas testemunhas.

Após isso, o cartório vai marcar a data para que seja retirada a Certidão de Habilitação, que consiste em um documento que comprova que ambos estão livres para se casar. A Certidão de Habilitação deve ser apresentada ao pastor, que irá providenciar um Termo de Religioso com Efeito Civil, sendo esse documento assinado durante a própria realização da cerimônia de casamento. Após a realização da cerimônia esse termo deve ser levado para o reconhecimento de firma do pastor e após isso, ele será apresentado ao cartório onde se deu a entrada no casamento, para que os noivos recebam a Certidão de Casamento.

O Casamento Evangélico tem Padrinhos?

Há alguns anos o casamento evangélico era realizado somente com um casal de padrinhos, que entregava as alianças para os noivos na Igreja, sendo normalmente um casal que era muito relevante para a vida e para a união do casal. Nos dias atuais é comum que os noivos escolham mais de um casal para como seus padrinhos, claro, a regra para a escolha de quem será padrinho será a mesma, sendo pessoas que são importantes para a vida do casal.

Como é o Protocolo dos Casamentos Evangélicos?

A cerimônia de casamento pode ser dividida em três momentos principais, sendo eles:

  • Momento da entrada: primeiro entram os casais de padrinhos, depois, o noivo acompanhado de sua mãe e por último a noiva acompanhada do seu pai, após eles entra as damas e os pajens. Em algumas igrejas é comum que a noiva entre cantando uma canção religiosa, porém, essa é uma escolha dela.
  • Durante o ritual: primeiro o pastor fala sobre o casamento com o apoio de passagens bíblicas, depois, as alianças serão entregues para que ele as abençoe, recitando também outras passagens bíblicas, por último vem os votos dos noivos, que eles podem personalizar e eles trocam as suas alianças, em algumas igrejas é permitido que os noivos se beijem e o pastor anuncia que agora eles passaram a ser uma única pessoa.
  • Momento final: quando a celebração termina é que os noivos assinam o Termo Religioso com Efeito Civil, e então acontece a saída dos noivos que pode ser feita em uma espécie de cortejo, com os padrinhos na frente e eles fechando a linha, em alguns casos os convidados aguardam para jogar arroz nos noivos, mas, essa não é exatamente uma tradição da Igreja.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *