A cerimônia de casamento é um momento muito especial tanto para o casal como para as pessoas presentes, que estão felizes pela união que está acontecendo. A cerimônia de casamento conta com alguns rituais que são seguidos e normalmente ela não foge muito do protocolo estabelecido.
O protocolo é importante no casamento para que ele ocorra de forma organizada, além disso, cada detalhe do casamento tem uma origem importante que segue tradições cheias de significado.
Um dos momentos mais especiais de um casamento é o momento dos votos, essa é a hora em que os noivos trocam promessas entre si e juram o seu amor eterno. Nesse momento os noivos vão dizer aquilo que sentem um pelo outro.
O Que se Diz na Hora do Casamento?
A maioria dos casamentos segue os votos tradicionais, onde o padre ou celebrante cita as palavras e os noivos apenas as repetem. São esses os votos:
“Eu (nome de quem está falando – noivo ou noiva), recebo a ti (nome do seu companheiro), como minha legítima esposa (ou meu legítimo esposo caso seja a vez da noiva falar), e prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe”.
Alguns casais preferem retirar a parte final que cita a morte para tornar a frase menos tensa, isso depende de cada casal e pode ser conversado com o celebrante para que ela não seja citada.
Qual o Significado Desses Votos Ditos no Casamento?
Os votos de casamento são palavras extremamente fortes e cheias de significado já que são promessas que imutáveis. Além dos votos serem um dos protocolos seguidos no casamento, eles também pode representar um caminho que os noivos devem seguir, ou seja, uma espécie de orientação para que o futuro deles seja feliz e saudável.
Durante os votos, são feitas algumas promessas para os companheiros, que quando seguidas, podem tornar a vida do casal muito mais feliz.
A primeira promessa é sobre amar e cuidar do companheiro, que demonstra o compromisso assumido, já que o próprio conceito de amar está relacionado a uma ideia de comprometimento. Essa promessa demonstra que o casal irá sempre acreditar no amor de um pelo outro em qualquer situação, lutando sempre para cuidar de si mesmo e também do seu companheiro. Nos votos também é falado que o casal estará sempre um do lado do outro, nos bons e nos maus momentos, já que é importante saber que nem sempre o casamento será uma maravilha, e que nesses momentos um estará presente na vida do outro, o ajudando a sair das situações negativas. As promessas aqui demonstram que o companheirismo é algo que vai prevalecer sempre, em qualquer situação.
Votos e Promessas
Após falar sobre os bons e maus momentos, são elencadas outras situações: na saúde e na doença, assim como na riqueza e na pobreza. Essa promessa não é somente literal, apesar de funcionar de maneira literal também. Quando se fala da saúde e da doença, se diz também dos momentos em que alguém está se sentindo mais fraco e o companheiro está ali para ajudar e ser forte pelos dois. Quando se fala do dinheiro, ele é realmente um item que interfere de maneira recorrente nos casamentos, mas, além disso, a riqueza e a pobreza podem estar relacionadas a outras situações, momentos em que faltam sentimentos ou até mesmo saúde, enfim, o que importa aqui é a promessa de estarem juntos, independente da situação.
As promessas continuam, durante os votos, o casal promete a monogamia, ou seja, se relacionar somente com a pessoa que está se casando, para sempre. A promessa é de que um irá se dedicar inteiramente e exclusivamente para o outro, sendo assim, ninguém poderá substituir o companheiro no coração ou no dia a dia um do outro. A última promessa é sobre estar sempre com o outro, até que a morte os separe, demonstrando a vontade de ambos de construírem um futuro sólido junto.
O Que Dizer no Casamento: Votos Personalizados
O momento da troca de votos é muito emocionante, sendo especial para todos os presentes do local. Alguns casais preferem escrever seus próprios votos para se tornar algo mais pessoal e íntimo, sendo uma boa opção, caso seja permitido no local em que o casamento será celebrado.
Quando se decide fazer votos personalizados, é preciso saber o que será escrito, afinal esse é um momento importante e o casal deseja demonstrar os seus sentimentos para o companheiro. O ideal é escrever o texto antes para que ele possa ser estudado, já que o nervosismo da hora pode acabar fazendo com que uma improvisação não seja a melhor opção. Esse é o momento em que o casal irá abrir seu coração, fazer promessas, declarações e homenagens ao seu companheiro de vida futura.
Dicas para Personalizar os Votos de Casamento:
- Nem sempre é fácil transmitir os sentimentos para o papel, ainda mais nos votos de casamento, que tem um tempo pequeno para que eles possam ser ditos ao companheiro, portanto, é sempre legal pegar algumas dicas para transformar o processo de personalização dos votos em algo fácil e satisfatório.
- O primeiro passo para iniciar os votos de casamento é ter consciência do que deseja falar ao seu parceiro, da forma que seja mais especial para eles. Alguns noivos gostam de personalizar ainda mais os votos, declamando uma poesia ou cantando uma canção outros preferem falar às palavras que vem do seu coração e alguns ainda escolhem criar uma lista de motivos pelos quais está apaixonado, enfim, não há uma regra, sendo possível escolher qualquer um desses formatos. A recomendação é básica: escolher o formato que mais te agrada e que mais tem a ver com o casal.
- Mesmo que não haja um roteiro para escrever os votos, é possível fazer uma lista das coisas que se deseja falar na hora dos votos, e desenvolver o texto a partir disso. É possível escolher momentos da vida do casal, como quando se conhecerem ou quando soube que estava apaixonado, falar sobre os sentimentos quando se está junto dele, falar sobre o futuro que almeja para a vida a dois, ou ainda, usar algum texto já existente (música, poema, mensagens prontas) que transmita os sentimentos de maneira correta.
- Uma dica muito interessante é começar os votos com uma pergunta, contando um pouco da história do casal, como, por exemplo: “você se lembra do nosso primeiro encontro?” ou “o que seria da minha vida se você não existisse?” ou ainda “quem diria que aqueles dois jovens se transformariam num casal com planos para o futuro”. A partir da resposta da pergunta é possível desenvolver melhor os votos.
- É importante ficar atento ao tempo dos votos, já que a cerimônia de casamento é planejada e há um limite de tempo para os noivos falarem, além disso, os convidados e até mesmo o companheiro pode achar cansativo caso a fala dure por muito tempo, normalmente os votos giram em torno de 5 minutos. Ao mesmo tempo, falas curtas podem soar como despreparo, portanto, elas devem ter mais de 3 minutos.
- Durante os votos é muito legal falar sobre as expectativas do futuro, contando como imagina que a vida a dois será ou falar de planos para 20 anos, demonstrando o desejo de um futuro juntos. Também é legal fazer promessas e juras de amor, mas, lembre-se: nunca copie textos prontos da internet. Você pode até se inspirar em frases famosas que representam o amor a dois, no entanto, nunca copie um texto completamente pronto, que pode ser clichê e não transparecer sentimento nenhum.
- Antes do dia da cerimônia, leia seus votos para um amigo ou familiar de confiança, alguém que não irá contar para o outro, mas, que pode te dar dicas sobre o tempo, sobre a forma que eles foram escritos e também possíveis melhorias.