Como Identificar Quando A Solidão Vira Depressão

Algumas pessoas que estão sozinhas ou são tímidas diante de situações sociais também podem se sentir deprimidas.  Este artigo vai lhe dar uma visão geral de depressão e, em seguida, se concentrar em como isso afeta a socialização.

Se você tiver depressão mais grave pode precisar consultar um médico ou um terapeuta para obter suporte adicional.

Causas da Depressão

Algumas depressões parecem vir do nada.  Isto pode ser porque elas têm uma causa biológica ou hereditária.  No entanto, muitas vezes, ocorre em resposta aos problemas na vida de uma pessoa.

Se alguém tem problemas reais que estão enfrentando, se ele não tiver amigos, é razoável que ele possa tornar-se triste e sem esperança.  Além disso, se alguém estiver passando por uma transição naturalmente estressante (por exemplo, mudar de profissão, terminar um relacionamento) pode ficar temporariamente mais deprimida e, em seguida, começar a se sentir melhor quando se ajustam à sua nova situação. 

Relação Entre Depressão e Problemas na Sociedade

Quando alguém está deprimido, e também está enfrentando problemas sociais, existem alguns problemas que podem ocorrer:

• Como foi mencionada, a depressão de algumas pessoas parece ser um resultado direto de suas lutas sociais.  Elas estavam bem antes, mas tornaram-se tristes e sem esperança demonstrando isolamento, rejeição e solidão.

• Outras pessoas parecem ter ficado deprimidas por algum outro motivo, mas os sintomas começaram a interferir na sua vida social também. Há também pessoas que relatam estar confiantes e conseguem esquecer o passado, mas perdem tudo uma vez que o humor se tornou pior.

• Você também terá situações que são uma mistura dos dois cenários acima, onde alguém estava com problemas sociais, e também lidando com outros eventos negativos em sua vida, e os dois problemas acabam interferindo um no outro.

De qualquer maneira, uma vez que a depressão pôs em pauta uma série de problemas que ficaram no caminho de alguém, não conseguiram superá-la totalmente.  Os sintomas também interferem com a capacidade de alguém para trabalhar em seus pontos fracos sociais. 

Sintomas de Depressão

 Há muitas variações para depressão, em termos de gravidade, a mistura de sintomas, duração, e os problemas que podem ocorrer ao lado dela.  Aqui estão alguns dos sintomas que indicam que uma pessoa está em depressão.  Para receber um diagnóstico correto ela precisa ser avaliada por um profissional qualificado.

Emoções

• A pessoa deprimida apresenta naturalmente um humor triste.  Embora isso nem sempre seja o caso.  Às vezes, um indivíduo com depressão sente-se mais irritado, mal-humorado, ou comum aperto no coração sem saber o motivo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=8no5S5kM2ZM[/youtube]

Pensamentos

• A perda de interesse em coisas que a pessoa costumava gostar.  A sensação de que ela não tem mais prazer em fazê-las.

• A capacidade de pensar, concentrar-se e tomar decisões tornar-se reduzida.

• Falta de motivação ou iniciativa.

• Baixa autoestima e uma sensação de que a pessoa tem vários defeitos.

• Sentimentos de inutilidade ou culpa.

 • Uma visão negativa e pessimista do mundo.

• Sensação de que as coisas são impossíveis e que não vai ficar melhor.

• Pensamentos de morte ou suicídio.  Isso não significa necessariamente que a pessoa quer se matar, ela pode ter pensamentos de morte, mas estar preocupada com a forma mórbida do seu pensamento.

Em geral, as pessoas deprimidas veem o mundo através de um tipo de “filtro escuro”.  Seus pensamentos exibem muitas distorções cognitivas que ajudam a manter sua visão sombria.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GPC6VtWbVaw[/youtube]

Comportamento

• Já não toma parte em atividades que antes costumava gostar.

• Geralmente não se levanta para sair, ficando a maior parte de seu tempo em casa.

• Tornam-se mais passivas e isoladas.

 Aspecto Físico

• Falta de motivação e energia física / sentimentos de fadiga / a pessoa fica cansada muito facilmente.

• Comportamento extremamente passivo, ou uma espécie de agitação em geral.

• A perda de peso, devido à falta de apetite, ou ganho de peso devido ao aumento do apetite e comer devido ao conforto / tédio que a pessoa sente.

• Problemas para dormir devido a: dificuldade em adormecer, dificuldade em manter o sono, acordando muito cedo ou dormindo tarde demais.

Ansiedade e depressão, por vezes, vêm juntas como em um pacote.  Isto pode ser devido a um problema subjacente comum que leva a ambos os modos.

Em alguns casos, uma pessoa pode tornar-se deprimida por causa das dificuldades que sua ansiedade está causando.  Ou alguém pode desenvolver ansiedade em resposta ao seu efeito sobre a depressão está afetando sua vida.

Basicamente, quanto mais desses sintomas a pessoa tiver, mais grave eles serão, mais interferirão com sua vida, e quanto mais tempo ela ficar para eles, pior será a sua depressão.

Os sintomas físicos também tendem a ser mais proeminentes quando a depressão de alguém é mais forte.  Alguém que está um pouco deprimida pode ser capaz de ir em frente com sua vida, mesmo se sentindo melancólico.

Um indivíduo mais severamente afetado pela depressão pode dormir até 12 horas por dia, e não se levantar para nada.

A depressão pode vir em episódios.  Alguém pode ficar deprimido por seis meses, sair dela, em seguida, cair em outro processo depressivo, um ano depois.

Também é possível ter um tipo de depressão crônica de baixo grau chamada Transtorno Distímico (pessoas que tiveram isso por um tempo muito longo podem erroneamente pensar que é apenas um traço de sua personalidade, e podem ficar chocadas com o quão diferente o mundo parece depois de terem sido tratadas).

A depressão também é uma característica do Transtorno Bipolar.  No caso da pessoa apresentar ciclos entre episódios de depressão e de mania, e um humor elevado ao extremo. 

O Impacto Social da Depressão

Existem características de depressão que podem afetar o sucesso social de uma pessoa e da sua capacidade e motivação para enfrentar a situação.  As questões abaixo tendem a reforçar e se relacionam entre si:

• A depressão faz com que as pessoas se sintam pessimistas e sem esperança com a perspectiva de uma mudança em sua situação social para melhor, e por isso elas ficam menos propensas a tentar.

• A depressão diminui a autoestima e autoconfiança.  As pessoas se sentem inúteis, desagradáveis, ou envergonhadas.  Este é outro fator que faz com que elas não queiram chegar ao sucesso.

• Socializar é menos gratificante para as pessoas deprimidas, já que elas perderam o interesse em seus hobbies e tem menos alegria com a vida.  Este é outro fator que os impede de trabalhar ativamente em seus problemas sociais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atitude

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *