Como o Medo Atrapalha Os Sonhos

O medo pode nos atrapalhar a transformar os sonhos em realidade? Sim, porque o medo pode ser um “freio” para realizar mudanças e diante de uma oportunidade, desperdiçá-la para não arriscar.

É bem verdade que ouvimos desde cedo que o medo nos faz ser prudente e não correr riscos desnecessários, por outro lado, tudo o que é demais pode atrapalhar. O medo também pode estar associado a insegurança e neste caso, as oportunidades vão passar, você não vai arriscar e vai perder.

Outra verdade é que muitas pessoas diante de uma oportunidade levam tanto tempo para decidir em aproveitá-la, que a chance passa e não tem mais como voltar atrás. Já outras pessoas seguem a risca o ditado que diz “que prefiro me arrepender do que fiz do que ter arrependimentos do que deixei passar”. 

A verdade é que não dá para prever se “aquela oportunidade” é boa ou não e para não deixar o medo atrapalhar é necessário correr o risco.

Alguns psiquiatras defendem a tese de que a melhor maneira de viver a vida sem lamentar o que passou e o que não foi feito ou o que deu errado, é aproveitar o dia hoje, esquecer o dia de ontem e não projetar o futuro.

Porém, considerar as experiências do passado é fundamental para evitar erros e planejar o futuro. Mas, o que passou deve ser usado como referência para o dia de hoje e não como forma de criar medo e impedir que você siga para o dia de amanhã.

Nesse ponto é que pode bater o medo e ele “trava”, faz com que as pessoas percam o “movimento” e acabam vendo a vida passar e ficam ali paradas sem renovar, sem viver, sem aprender. Isso pode acontecer em vários momentos da vida de qualquer pessoa.

A seguir, você verá o que os psiquiatras apontam como os maiores problemas que o medo pode atrapalhar os seus sonhos. 

Uma Grande Oportunidade Profissional

O percusso que todos sonham é terminar a faculdade, especializar-se e conquistar um bom emprego. Mas, pode acontecer que depois de formado ou até mesmo quando já está trabalhando, você descubra que não era bem aquela profissão que gostaria de seguir. O medo vai incentivar que você fique onde está e nem pense em recomeçar. E pode ser que seja infeliz na vida profissional para sempre.

Para os psiquiatras fazer uma mudança radical, recomeçar, não é um problema. Você tem sim que vencer o medo e seguir atrás dos seus sonhos e conquistar a tão sonhada felicidade. Fazer um trabalho que não lhe faz feliz pode causar problemas sérios até mesmo com a sua autoestima, dizem os psicólogos. 

Abrindo O Próprio Negócio

Como estamos falando de trabalho, uma das situações onde o medo mais atrapalha as pessoas, vamos mais além.

Muita gente gostaria de abrir o próprio negócio, mas acaba desistindo por que tem medo de que não dê certo e todas as consequências, principalmente financeiras, que o fracasso pode gerar.

É claro que abrir o próprio negócio implica em uma série de problemas que podem vir acontecer, o que não quer dizer que você deve deixar de sonhar. Neste caso, o que irá fortalecer e fazer você vencer o medo é buscar preparar-se muito bem. É uma questão de organização, de seguir pelo lado racional e não deixar levar-se pelo emocional. É colocar na balança os pontos a favor e os contra e ter consciência de todas as dificuldades. E mais, dizem os psicólogos, nada de abalar-se no primeiro problema. Enfrente-os de frente e siga avante. 

Trocar De Trabalho

É bem comum ver pessoas muito insatisfeitas com o trabalho, mas agarradas a ele com medo de trocar “o certo pelo duvidoso”. Será que isso não é medo, falta de coragem, covardia? Vale ser infeliz para manter a estabilidade? Vale a pena buscar o sonho e correr o risco de perder tudo?

São muitas perguntas, muitas dúvidas e muito medo.

O conselho dos especialistas é que você deve sim buscar algo novo, que lhe faça feliz e não se acovardar em nome da estabilidade. Porém, a troca deve ser feita com prudência e não emocionalmente falando. O importante é ser racional nas escolhas e nas trocas.

O conselho é que você continue no emprego que está e procure discretamente um outro. O melhor momento para intensificar essa busca sem comprometer o seu atual emprego é buscar o novo durante as suas férias. 

Formar Família

Outra questão em que o medo pode atrapalhar os sonhos é no que diz respeito a constituir uma família. É comum que a ideia de sair de casa, casar e ter filhos assustem as pessoas.

A dúvida é deixar a casa dos pais e perder toda “mordomia” para assumir uma nova família. Vale a pena? Sou capaz de assumir uma família? Enquanto, os especialistas dizem que a pergunta correta é “por quê não seria capaz de ter a minha própria família” ou “ não tem motivos para esperar”.

É claro que qualquer decisão deve ser feita com planejamento e dentro da realidade, neste caso, do casal. Vocês podem assumir uma casa, financeiramente falando ou estão se deixando levar pela emoção.

O fator racional ou emocional deve sempre ser levado em consideração.

A Hora De Acabar Uma Relação

Ficar com alguém só para não terminar a relação ou por carência pessoal? A pergunta certa para você mesmo é sobre a sua felicidade. Se olhe no espelho e pergunte: estou feliz com essa pessoa?

Vale a pena ter alguém e sentir-se sozinho? Uma outra boa pergunta para se fazer, segundo os psicólogos, que são unânimes, não tenha medo de terminar uma relação.

Se você não é feliz o medo pode acabar impedindo que uma pessoa realmente especial entre na sua vida e como diz o ditado “antes só do que mal acompanhado”. 

Não Tenha Medo De Dizer O Que Sente

A timidez tem que ser vencida. Não viva nos seus sonhos. O medo atrapalha  transformar o sonho em realidade quando é necessário dizer algo para alguém e você se sente com medo. Pior ainda para os tímidos.

Os psiquiatras aconselham buscar atividades que ajudem a superar a timidez. Ela alimenta o seu medo.

Um Pedido De Desculpas

Qualquer pessoa pode errar e admitir o erro não é uma vergonha. Admita e peça desculpas, não tenha medo de não receber a resposta esperada. Esteja preparado para qualquer resposta, o importante é ter compromisso com você mesmo e se possível “salvar” uma relação causada por um mal entendido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *