Dicas para Lidar com a Tristeza de Fim de Ano

Solidão de Dezembro, Depressão à Porta

Pode aparentemente parecer que não, mas em meio a tantas comemorações, reuniões de famílias que se unem para festejar o nascimento de Jesus (o Natal) e a chegada do novo ano, risos, presentes e fogos de artifício, há pessoas que não se animam com todo esse clima e acabam ficando isoladas dentro de si, em um mundo de solidão que só elas e as demais pessoas que passam por isso conhecem.

Essas pessoas estão contaminadas com a tristeza de fim de ano, é uma tristeza que as paralisa dentro de quartos escuros cheios de culpas, arrependimentos e medos. Esse espírito depressivo é muito comum em pessoas que não conseguiram realizar algo de muita importância para elas no ano que se encerra ou sofreram perdas e frustrações grandes, das quais ainda não estão recuperadas.

Essas más lembranças surgem repentinamente, perseguindo a memória dessas pessoas e funcionando como um filme de drama e, muitas vezes, até mesmo de terror. Por, em algum ano anterior, ter tido um Natal, Réveillon ou qualquer outra festa anterior de fim de ano marcado por um triste episodio, é nesse período que se torna inevitável não lembrar de tudo aquilo que foi vivenciado e de tudo aquilo que as aterroriza.

Momentos tristes vividos há pouco tempo, como falecimento de entes queridos, doenças complicadas, separações e discussões familiares, também causam esse efeito, e em vez de aproveitar o momento para esquecer, persistir, pedir perdão, perdoar e praticar a união, essas pessoas ficam paralisadas em seus pensamentos de tristezas e rancores e não conseguem ter o mesmo prazer que as outras visivelmente tem.

Há também as pessoas que acabam na solidão por colherem aquilo que plantam, pessoas de má índole que não se importam com nada e nem ninguém, e acabam caindo na empatia até dos próprios familiares. Geralmente essas pessoas passam o ano todo vivendo em prol do seu sucesso, mesmo que para isso precisem “pisar” em outro alguém, sem pensar nos sentimentos dos outros e nas consequências de seus atos. E é exatamente com a chegada do fim do ano, que elas recebem de volta os resultados de suas ações: Essas pessoas ficam sem ter para onde ir, e muito menos com quem ir, exatamente porque não cativaram respeito das pessoas à sua volta, e claro que em datas como essa elas só querem por perto pessoas cheias de energias positivas.

Como Evitar a Tristeza de Fim de Ano

Mas não importa qual seja o motivo da tristeza, o importante é não deixar ser dominado por ela… Principalmente em um momento como esse onde as esperanças de dias melhores se renovam.

E para isso você tem algumas opções:

  • Solucione: Se a tristeza for resultado de diferenças pessoais, faça uma avaliação e veja se vale à pena persistir nesse assunto. Se você tiver sido o ofendido: perdoe, e se você tiver sido o ofensor busque o perdão. Não vale à pena guardar sentimentos ruins e alimentá-los pois isso só fará mal a você.
  • Aceite convites: De tanto dizermos não, chegará o dia em que as pessoas não mais nos convidarão para compartilhar com momentos importantes com elas. Por isso, largue essa mania e esse medo de socializar e aceite viver novas experiências. Conhecer novas pessoas, rir, dividir momentos fará muito bem a você.
  • Cuide de você: Vá as compras, a um salão de beleza, a uma padaria, a um local que te faça bem: Se você gosta de gastar, investir em você é um  ótimo remédio. Dê uma repaginada, além de ser uma terapia ainda realçará sua beleza e prazer. Claro que não se deve tornar isso um hábito, criando a ilusão de ser a cura para a sua tristeza, mas uma vez por outra, isso não faz mal a ninguém.
  • Ouça músicas alegres: É bem verdade que “Quem canta seus males espanta”, mas faça o favor para você de não escolher justo as músicas melancólicas, ou que te lembram a sua tristeza, se não, não valerá de nada. Busque músicas alegres e que te façam cantar sem medo de lembrar do que passou.
  • Assista: Filmes, reflexões religiosas, vídeos de autoestima e afins são boas ajudas e você não vai precisar compartilhar sua tristeza com ninguém. Quem sabe você não escute uma frase ou uma mensagem que te faça sair dessa melancolia.
  • Desabafe: A amizade nunca vai ser substituída. Se filmes, reflexões e vídeos, e livros de autoajuda não te ajudarem, busquem alguém de extrema confiança e sabedoria para ouvir seu desabafo. Um ombro amigo pode ajudar e muito nessas horas.
  • Converse com pessoas que moram longe: Se sua tristeza é saudade, tente aliviar fazendo ligações, mandando cartas, ou email para quem está distante de você. Atualmente as operadoras de celular efetuam até promoções de ligações à longa distancia no fim do ano para facilitar esse contato que é muito importante.
  • Visite as pessoas que há muito tempo não vê: Todos os dias que a tristeza bater na sua porta, arrume suas coisas e vá visitar alguém a quem quer muito bem. Mas evite chegar sem avisar, antes de ir avise para que a pessoa programe e prepare o melhor ambiente para te receber, e evitar também que você dê de cara com a porta fechada.
  • Viaje: Vá passar um tempo no interior, ou em outra cidade, ou se as condições financeiras permitirem até mesmo em outro país conhecer ums nova cultura e saborear coisas diferentes.
  • Ocupe-se: Esse é o principal segredo para não dar espaço para a tristeza na sua vida, faça coisas que lhe agradem e não fique ocioso. Por menor que seja o intervalo de tempo entre suas atividades pode ser o suficiente para que uma má lembrança o domine, e a tristeza e a culpa é um passo para a depressão. Por isso tenha sempre um escape e não alimente os sentimentos ruins que estão te atormentando, se nada disso der certo procure ajuda de um profissional do tipo psicólogo, para que você seja acompanhado e possa tratar esse sentimento.

Não é motivo de vergonha você sentir uma profunda tristeza durante os períodos festivos de fim de ano. Muitas pessoas o sentem. Motivo de vergonha é você não querer sair dessa. Procure ser você mesmo, acima de tudo, e você verá que tristeza não é para ninguém.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *