É de acordo com as necessidades que vão aos poucos surgindo na sociedade que o direito brasileiro vai evoluindo para fazer frente a essas necessidades. A mais de vinte anos atrás, antes da Constituição federal de 1988, funcionava pela lei o então chamado pátrio poder e após sua vigência passou a chamar-se de poder familiar e assim os direitos e deveres dos homens e das mulheres passaram a ser considerados iguais.
Pais e Mães Dividem Responsabilidades
Foi somente no ano de 2008, vinte anos após a promulgação da Nova Constituição Federal, que foi aprovada a guarda compartilhada, sendo que essa lei trata da possibilidade de pais e mães assumir a responsabilidade legal sobre seus filhos o que até então normalmente ficava somente a cargo da mãe com o pai dando apenas a pensão de alimentos sendo que não raro as mães têm de estarem brigando na justiça para que esta pensão seja paga. Devemos salientar que embora sem a devida legislação a respeito, a guarda compartilhada já vinha sendo adotada por alguns pais mais esclarecidos e principalmente mais responsáveis.
O Juiz pode Decidir pela Guarda Compartilhada
Antes da lei, nos casos em que era concedida a guarda compartilhada, isso somente acontecia quando tanto a mãe como o pai queriam isso e manifestavam essa vontade para o juiz, agora, entretanto depois de muitas discussões sobre os benefícios da guarda compartilhada, o juiz pode decidir por esse tipo de guarda independente da vontade dos pais e mesmo que um deles não concorde com o fato. Nesse caso sempre prevalece o que o juiz entende ser o melhor para a criança, cujo bem estar sempre deve ser o objeto primeiro a ser considerado na hora da decisão.
O que é Melhor para o Momento da Criança
Na verdade o juiz considera o que dizem e desejam pais e mães, porém sempre vai se cercar de pareceres de psicólogos, assistentes sociais, vai realizar audiências com os pais e com a criança para apreciando um conjunto de fato poder com mais segurança decidir o que naquele momento é melhor para a vida desta criança.
O que é a Guarda Compartilhada
A realidade é que guarda compartilhada nada mais é do que a guarda conjunto REM que tanto o pai quanto a mãe são responsáveis e pode tomar decisões importantes para a vida da criança, em relação a sua educação, a seu bem estar, a sua saúde, a criação enfim uma vez que dessa forma pode transmitir mais segurança e tranqüilidade a criança sem falar na melhora de qualidade de vida que isso vem trazer. Quanto ao local onde deverão morar deve ser decidido pelos pais e por ela em conjunto sendo que a escolha deve sempre visar maior conforto e bem estar dos filhos.