Dicas para Criar Filhos Mais Independentes

Muitas vezes de uma forma inconsciente, uma mãe evita que seu filho se torne, ou seja, independente enquanto ela pode. Agindo dessa forma ela pensa que poderá mantê-lo por mais tempo seguro ao seu lado. Porém, mesmo a mãe que raciocina desse modo, sabe que não tem como evitar que os filhos cresçam. E que um dia eles terão que saber conduzir a própria vida. Na verdade é um sofrimento muito grande para algumas mães saber que um dia seus filhos sairão em busca de seus caminhos. Então, já que não é possível impedir que isso aconteça, a solução é prepará-los para a vida tornando-os independentes.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=FAlhi1kwVYI[/youtube]

Crie seu Filho Para ser Independente

1-Uma criança precisa ser preparada para ser independente desde muito cedo. Por mais que seja difícil a mãe não deve retardar o momento de deixar a criança dormir sozinha. Lógico, que para criar esse hábito na criança não pode ser de uma hora para outra. No início a mãe deve ficar um pouco no quarto com a criança e depois com o tempo, colocá-la para dormir e sair do quarto, verá como ela se acostuma rápido.

2- Assim que seu filho começar a tentar segurar a mamadeira, ajude-o. Vá soltando aos poucos até que ele segure sozinho.  No início ele a deixará cair algumas vezes. Não segure sozinha pra ele. Simplesmente ajude até que ele consiga. Pode até parecer maldade, mas é estritamente necessário que a criança aprenda desde cedo que precisa realizar suas coisas.

3-Muitas crianças já bem crescidas só comem se a comida lhe for colocada na boca. Esse hábito não é culpa da criança e sim da mãe o de quem cuida dela. A forma de evitar que isso aconteça é começar a deixar que ela comece a comer sozinha assim que conseguir segurar a colher. É certo que ela não conseguirá se alimentar direito por um bom tempo, porém é necessário que ela perceba que está se alimentando. Basta que você arrume um pouco separado em outro prato e entre uma tentativa e outra de seu filho, dê a comida a ele. Tenha paciência, persistência e não se importe com a sujeira. Mesmo que ele demore a aprender, a cada dia você ficará feliz vendo o progresso dele.

Algumas Dicas e Sugestões

1-Se você quer seu filho independente, não faça por ele aquilo que ele já tem capacidade de fazer por conta própria. Ele precisa da sua confiança.

2-Não corra para levantar seu filho a cada pequena queda que ele sofrer. Espere que ele se levante sozinho, se ele cair e se não for nada grave. Procure manter a calma. Se tiver algum pequeno ferimento lave com água e sabão, coloque o medicamento adequado e o incentive a brincar novamente.

3-Pode até parecer que não é possível, mas você pode pedir ao seu filho de um ano e meio de idade para ajudar a guardar seus calçados. Coloque-os em um local de fácil acesso e ficará surpresa com a participação dele nessa tarefa. Quando ele fizer, cubra-o de beijos e elogios.

4-Se você pediu para seu filho arrumar o quarto, aceite do jeito que ele arrumou. Não conserte na frente dele. Porque essa atitude vai fazê-lo sentir-se um incapaz. Se precisar de conserto faça quando ele não estiver vendo e em outro momento ensina-lhe como se faz fazendo junto com ele. Mesmo que você veja que nem de longe ficou como deveria, dê-lhe os parabéns. Diga que está muito orgulhosa dele. Dessa forma ele irá procurar fazer cada vez melhor para te agradar.

5-Comece a ensinar-lhe coisas como amarrar o cadarço do tênis bem cedo. Comemore tudo o que ele fizer bem feito e não critique o que ele tentou e não conseguiu. O elogio  vale mais do que mil críticas. Não se canse de dizer que confia nele, em sua capacidade, em sua inteligência.

6-Uma coisa muito importante para qualquer situação é o exemplo.  Então mantenha todas as suas coisas sempre bem organizadas para que seu filho veja e aprenda a organizar as dele. Saiba que antes de completar os quatro anos de idade ele já tem capacidade de organizar e guardar seus brinquedos. Pense que se você não organizar as suas não poderá lhe pedir que deixe as dele em ordem.

7-Uma criança muito cedo demonstra vontade de tirar a roupa sozinha. Ela começa a agir desse modo geralmente entre dois anos a três anos de idade. Aproveite para mostrar-lhe como vestir.  Aos poucos ele começará a se vestir sozinho também. Aí você vai mostrando as questões do avesso e direito e frente e costas. Com o ensinamento repetido ele aprenderá.

8-Ajudar a mãe nas tarefas diárias é sempre muito bom para ajudar a criar filhos independentes. Por isso, deixe que seu filho te ajude a arrumar a mesa, por exemplo. Lógico que você deve evitar que ele manuseie coisas que possam machucá-lo. Deixe que ele coloque a mesa do modo como achar melhor, apenas oriente-o.

9-Com cerca de seis anos você já pode deixar que seu filho te ajude com a lavagem das louças. Desde que ele não corra nenhum risco de acidentes com utensílios cortantes ou pontiagudos ou até mesmo de cair, se estiver sobre alguma cadeira.

10-Chegará um momento em que ele insistirá em escolher a própria roupa para vestir. Nesse momento você terá que agir com muito jeito para que ele não exagere na escolha (roupas de sair para brincar) ou que você não o faça sentir-se incapaz de fazer uma simples escolha. Uma dica para essa situação é você fazer uma escolha prévia, e deixar algumas roupas que a criança possa escolher sem problema sobre a cama.

11-Aos poucos comece a deixar que a criança tome banho sozinha. Primeiro ela precisará da sua orientação. Depois, durante um bom tempo, você precisará  estar atenta com a lavagem das áreas íntimas. Na escovação dos dentes ela também vai precisar de orientação no início, mas não desanime, aos poucos ela começará a fazer da forma correta.

12-Não fuja das perguntas que a criança faz. E nem se furte de explicar quando ela fizer a famosa pergunta por quê? A curiosidade de uma criança demonstra que ela está desenvolvendo a sua capacidade de raciocínio e a função dos pais e de todos aqueles que a rodeiam é estimular essa capacidade. Nunca o ignore, não caçoe de suas ideias. Lembre-se que para a criança elas são muito importantes.

13-Não espere que seu filho faça além do que ele tem capacidade para fazer. Respeite seu tempo e sua idade. Não deixe de usar o bom senso.

14-Uma criança que cresce com hábitos que o ajudam a se tornar independente, certamente se tornará um adolescente sensato e um adulto organizado, bem resolvido, com iniciativa e muito mais responsável. Esses ensinamentos que ela tem durante a infância serão importantes em sua caminhada por toda a vida.

Mãe, por mais que você queira ser sempre necessária para seu filho (a), saiba que tornar-se desnecessária, às vezes, é um ato de extremo amor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *