Ouvimos muito falar a respeito da importância do bom exemplo. As crianças e jovens costumam se espelhar em outras pessoas e isso influencia a sua formação de caráter e atitudes. No artigo de hoje vamos falar sobre a importância desse bom exemplo na educação dos filhos.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=T_3U5WmJ3Hw[/youtube]
A Responsabilidade dos Pais
Os pais são as pessoas responsáveis pela educação de seus filhos. Muitas pessoas acreditam que essa educação se dá em forma de palavras. Claro que conversar com o filho, falando o que é certo e o que é errado é importante. Porém, o exemplo tem um valor muito maior.
Pense na seguinte situação: Os pais dizem para os filhos ficarem longe de cigarro porque faz mal para a saúde, mas são fumantes. O que o filho irá pensar disso? A expressão “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não se aplica na educação. Como uma criança ou adolescente irá assimilar que elas não devem fumar se os seus pais fumam?
Pais Não São Perfeitos
Assim como qualquer outro ser humano, os pais podem errar. Não é porque têm filhos que devem se transformar em super heróis. Porém, depois de trazer uma criança ao mundo as responsabilidades aumentam e é preciso começar a tomar mais cuidado com as atitudes.
Quando uma pessoa se torna pai ou mãe, deve estar ciente de que a vida daquela criança depende dela. Um filho precisa ser alimentado, cuidado, amado, e, principalmente, educado, para se tornar um adulto de bem.
A Importância das Pequenas Atitudes
As pequenas atitudes têm uma grande importância. Na verdade, todas as pessoas, independente de terem filhos ou não, deveriam ter mais cuidado com as pequenas atitudes.
Um exemplo comum no Brasil é em relação aos políticos. Muito se cobra e se fala a respeito de corrupção, mas as pessoas não se atentam que grande parte da população também comete atos desonestos. Claro que esses atos são pequenos perto de grandes desvios de dinheiro, porém, não podemos nos esquecer de que as corrupções são proporcionais ao poder que a população e políticos têm.
Comece a pensar nas suas pequenas atitudes. Você dá produtos falsificados para o seu filho? Tem antena que rouba o sinal de TV a cabo? Fura fila? Gostar de levar vantagem sempre que possível? Não devolve ao dono um objeto encontrado na rua? Tudo isso pode estar sendo entendido pelo seu filho de uma forma negativa.
Como os Pais Devem Agir?
Até aqui falamos como os pais NÃO devem agir. Agora vamos falar sobre como eles devem agir e, assim, dar um bom exemplo aos filhos. Na verdade é tudo bem fácil e apenas uma frase resume tudo: Seja o adulto que quer que o seu filho seja. Simples.
Se você quer que ele seja uma pessoa honesta, mostre a ele, através de suas atitudes e palavras, que a honestidade é sempre o melhor caminho. Ninguém perde por ser honesto. Faça com que os seus filhos sintam orgulho de você.
Entretanto, não se esqueça de mostrar também que você é um ser humano e está suscetível a errar, como qualquer outra pessoa. Mas que faz o possível para acertar e dar um bom exemplo a ele.
História Para Ilustrar a Importância do Exemplo
Um pai leva os filhos a um espetáculo circense. Um tem 4 anos e o outro 6. Na hora de comprar os ingressos o pai vê que crianças de até 5 anos pagam menos. Porém, mesmo com a chance de levar vantagem e economizar, ele pede 1 ingresso para menor de 5 anos e 2 ingressos normais (um para ele e outro para o filho de 6 anos).
O vendedor de ingressos, então, diz que se ele tivesse mentido a idade do filho mais velho ele nem perceberia e o pai pagaria menos. Entretanto, o pai diz que a economia feita não valeria o exemplo bom que ele está dando aos filhos.
Moral da História
O pai foi honesto porque gostaria que os filhos guardassem boas lembranças daquele momento e não se lembrassem como o dia que o pai mentiu para levar vantagem. E você? O que achou dessa história? Prefere dar um bom exemplo ou economizar alguns reais? O que você acha que terá mais valor para a educação do seu filho?
Essa história se encaixa em uma série de acontecimentos do dia-a-dia. Quando um pai encontra uma carteira na rua e a leva para casa. Qual atitude irá orgulhar os filhos? Ficar com todo o dinheiro ou procurar o dono para devolvê-la? Certamente, quando você procura o dono e devolve a carteira da mesma forma que a encontrou está mostrando para as crianças que ser honesto não tem preço.
Tenha Autoridade
Os pais devem ter uma relação de companheirismo com os filhos, ficando sempre do lado deles, tanto nos momentos felizes quanto nos difíceis. Porém, a autoridade nunca deve ser deixada de lado. Se mesmo com os seus bons exemplos o seu filho fizer algo que não esteja de acordo com a educação que você deu, converse e mostre que ele está errado.
O exemplo é sim, muito importante, mas não é tudo quando se trata de educação. A conversa é um complemento fundamental. Por isso, mantenha sempre uma relação aberta com os seus filhos. Dê abertura para que eles conversem com você, façam questionamentos.
Ser uma autoridade em casa é completamente diferente de ser autoritário. Sair gritando quando o filho erra poderá traumatizá-lo ao invés de ensinar o caminho certo. A conversa é sempre o melhor caminho. Um pai que mantém o foco no diálogo não é permissivo, muito pelo contrário, ele apenas entende que manter a calma é fundamental nesses momentos.
Se o seu filho for reprovado na escola, por exemplo, castigá-lo de forma violenta não irá mudar em nada a situação. Seja firme, mostre que ele errou e deixou a desejar nos estudos. Retire alguns benefícios dele por um período de tempo. É importante dar um bom exemplo até mesmo na forma de educar.
Muito oportuno e com certeza será bem aproveitado e haverá de dar frutos.
Precisamos de histórias que abordem o tema: pais que aos finais de semana bebem na presença dos filhos, em casa e nos bares.
Ficaremos no aguardo.
Obrigada!