As escolhas são parte da vida, todos os dias temos que escolher algo e desde pequenos devemos entender que a responsabilidade pelo que decidimos é somente nossa. Um dos momentos mais delicados da vida de uma pessoa é escolher qual a profissão que vai seguir.
Nesse momento os jovens precisam e esperam a ajuda dos pais, pois que fique claro que é importante ajudar a compreender a importância da escolha e não decidir pelos filhos. Porém, onde fica esse limite entre ajudar e decidir pelo seu filho? Essa é uma dúvida que muitos pais têm na hora de aconselhar os jovens na escolha de um caminho profissional.
Os pais que estão passando por esse momento tão delicado em suas vidas podem conferir as dicas que elaboramos. Saiba como ajudar os seus filhos a seguir o melhor caminho para eles sem interferir demais ou mesmo cruzar a linha dos limites permitidos.
As Escolhas Fazem Parte da Vida
A vida de todo mundo é composta por eternas decisões, sempre tem uma encruzilhada em que nos vemos obrigados a optar por X ou Y. Quando somos crianças os adultos tomam todas as decisões difíceis e a nós cabe apenas escolher se paramos de fazer manha ou continuamos chorando para conseguir o que queremos.
Depois que crescemos um pouco já entendemos que é importante seguir um determinado comportamento social para não sermos repreendidos pelos nossos pais. Conforme o tempo vai passando finalmente as pessoas entendem que a vida é feita de escolhas e que essas escolhas são parte da vida de qualquer ser humano.
O Crescimento E o Amadurecimento
Depois de anos na segurança das decisões tomadas pelos pais eis que surge aquele momento na vida em que deixamos de ser crianças e nos tornamos adultos. Nessa fase de transição o jovem se vê diante de uma escolha bem importante, a da profissão que vai seguir.
Essa decisão é bem difícil, pois implica que a pessoa se foque numa única coisa e que abra mão de outras atividades que poderiam parecer interessantes. Como já dizem por aí “cada escolha é uma renúncia”. Por isso para os jovens é tão importante ter o apoio dos pais e os seus conselhos para seguir o melhor caminho profissional possível.
Carreira e Não Profissão
A melhor forma de ajudar o seu filho a escolher uma profissão é fazendo com que ele entenda que na verdade está fazendo a escolha de uma carreira e não de um emprego. Um exemplo disso é a carreira jurídica que possibilita que o jovem se torne um advogado, promotor, juiz ou até mesmo um professor da área.
Sendo assim é necessário em primeiro lugar escolher uma carreira e não uma profissão. Muitos pais na ânsia de orientar os filhos acabam os pressionando para escolher uma profissão quando o mais certo seria os orientar para escolher uma carreira.
Como Orientar os Filhos
Chega um momento em que os filhos aparecem em casa com várias propagandas de universidades, cursos e cheios de ideias do que querem cursar. Afinal de contas será que é melhor fazer Design Gráfico, Estética, Administração, Direito, Publicidade, Turismo, gastronomia ou qualquer outro curso?
Nesse momento a cabeça de grande parte dos jovens é um amontoado de palavras que significam profissões. Porém, quais dessas são boas opções? Muitos pais acabam sendo muito duros com os filhos e insistindo que sigam nas chamadas profissões convencionais como, por exemplo, administração e direito.
É importante que os pais que desejam aconselhar os seus filhos nessa escolha não tenham preconceitos com as novas profissões como a de desenvolvedor de games, por exemplo. Nem todo mundo nasceu para ser engenheiro, então respeite os desejos dos seus filhos e busque oferecer uma ajuda e não apenas mais um motivo de confusão.
Outra coisa com a qual se deve tomar cuidado é com a falsa liberdade que muitos pais dão aos seus filhos lhes dizendo que podem escolher a profissão que desejarem. Porém, sem nenhuma orientação os adolescentes terão muitas dúvidas e dificuldades para fazer uma escolha assertiva.
Sendo assim é importante que os pais aconselhem os seus filhos a respeito da escolha da sua profissão. Confira algumas dicas abaixo de como fazer esse aconselhamento da melhor forma possível.
Dicas Para Ajudar Seu Filho a Escolher Uma Carreira
Informe-Se das Novidades no Mercado
Estar atento as novas profissões que surgem todos os dias é uma forma de evitar preconceitos. Além disso, com a inovação tecnológica está cada vez mais comum surgirem novas possibilidades para atuar no mercado de trabalho.
Incentive que o seu filho converse com professores, leia sobre as profissões e se informe
A informação é a coisa mais importante para que uma pessoa possa ter realmente a segurança para bater o martelo e decidir seguir uma ou outra profissão.
Estimule-o a Conhecer a Carreira Na Prática
Conhecer a carreira que se deseja seguir é muito importante então se for possível que o seu filho converse com algum profissional ou confira o dia a dia de uma empresa que atue nesse segmento isso vai ajudar e muito.
Gostar da carreira é mais importante que ganhar bem
Grande parte do nosso tempo é gasto trabalhando então se seu filho trabalhar numa atividade da qual realmente não gosta não será feliz. Sendo assim entenda que o melhor para ele é seguir a carreira de que gosta e não aquela que dá mais dinheiro.
Pesquise As Profissões Junto Com Seu Filho
Faça pesquisas junto com o seu filho a respeito das profissões que ele pretende seguir. É importante que vocês conheçam as universidades que oferecem o curso desejado e quanto tempo leva para se formar, quais as disciplinas cursadas enfim como será esse curso na prática.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7a-nmj1CHiU[/youtube]
Conheça a Faculdade Antes de Inscrevê-lo
Não se deve fazer a matrícula numa instituição de ensino que não se conhece bem. Verifique o lugar e cheque as suas condições de ensino, é importante que a experiência de estudo seja positiva.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Z88bahVkyss[/youtube]
Debata As Várias Funções da Profissão
Explique a diferença entre profissão e carreira para o seu filho e debata com ele as possibilidades que o curso que ele deseja fazer apresenta.
Excelente post!
De fato, não é tarefa fácil escolher qual profissão seguir, afinal essa é uma decisão que influenciará toda a vida e acompanhará o cotidiano do indivíduo por anos. A construção de uma carreira deve ser iniciada o quanto antes, portanto, quando melhor for feita a escolha da profissão a se seguir, maiores as chances de sucesso profissional. Parabéns pelo post!