Como Falar de Política Para Jovens

Jovens votando com 18 a 24 anos de idade podem parecer um pouco precoce, no entanto, muitos deles já sabem exatamente o que fazem. Porém existem os que ainda não tem uma consciência politica, nesse caso o que fazer com eles?

Como falar de maneira correta sobre política, ou seja, sem partidarismo para conseguir envolver esses jovens num assunto tão importante quanto esse. É o que veremos neste artigo, mas uma coisa é certa: as mídias sociais têm grande influência em todo esse processo de conscientização.

Estudo Científico Sobre a Influência das Mídias Sociais na Conscientização Dos Jovens Sobre Política

Um novo estudo científico revelou que as mídias sociais como o Facebook e Twitter tem grande influência na eleição de um ou outro candidato.

O estudo realizado no ano de 2010 indicava tendências, e não estatísticas rígidas e rápidas, mas é claro que a mídia social foi importante para a juventude durante as campanhas que antecederam as eleições.

Jovens e Política

Jovens e Política

Segundo o levantamento, 97% jovens em média na faixa etária de 18 a 24 anos usaram o Facebook durante a campanha eleitoral, e outras mídias sociais para compartilhar e descobrir conteúdos relacionados à eleição e, participar de fórum de debates e grupos politicamente orientados, para discutirem o perfil dos candidatos.

A pesquisa também comentou sobre o uso de mídias sociais, e chegou à conclusão de que os jovens ao lançarem mão de blogs, vídeo ao vivo com bate-papo, caixas de mensagens e grupos no Facebook, ampliaram os impactos das mídias sociais na política e em seus partidos.

Segundo pesquisadores, a informação online, o contexto e feedback em tempo real enriquecido e revigorado com cobertura das eleições coincidem com os resultados finais apresentados em jornais, TV e rádio, indicando um ciclo de feedback que incentiva o uso de todos os meios de comunicação social e mídias sociais durante as eleições.

Este estudo mostra de maneira clara sobre como os jovens estão se engajando na política. A maioria dos jovens recebe a maior parte de suas informações politicas online e raramente leem um jornal impresso ou ouvem o rádio para obterem informações.

É por isso que as campanhas de vídeos com a liberação do Youtube e os eleitores usando o Twitter como ferramenta de comunicação foram duas vias de sucesso: tudo isso foi utilizado para trazer os jovens para o assunto da política e não lhes deixar ficarem de fora das principais discussões que envolviam o futuro do país.

Restaurando a Crença dos Jovens na Política

Como é que os líderes podem restaurar a crença e o envolvimento na política dos jovens? Como os principais partidos podem ajudá-los a se engajarem?

Os jovens, em sua grande maioria, são bem informados e politicamente ativos, como várias manifestações já demonstrou, mas muitos perderam a cerca nos políticos e no sistema político.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Csegx7iVbSQ[/youtube]

Par muitos estudiosos, ao invés de apenas atirar os jovens para a televisão, como muitas pessoas fazem, a melhor maneira de fazer algo sobre isso seria se juntar a um partido político.

No entanto, muitos admitem que menor número de jovens hoje em dia compartilham do entusiasmo pela política como as pessoas mais velhas que se envolviam de maneira total com as ações politicas que vinham acontecendo em seu país.

Os jovens estão provavelmente mais envolvidos com as questões pertinentes à corrupção a partir de coisas óbvias como a precariedade da saúde educação e transporte. Mas eles não necessariamente transferem suas ações com atos políticos ou partidários.

Para a grande maioria dos jovens os próprios políticos é que são o problema. De acordo com pesquisas desenvolvidas nessa área, menos de um em cada cinco jovens têm uma visão positiva dos partidos políticos e dois terços veem os governos passados e presentes como desonestos.

Os jovens, em geral, têm um conjunto sofisticado de opiniões sobre questões políticas e partidárias, com formação do ensino superior e o emprego no topo da sua lista de preocupações.

O que há é um apoio entre os jovens para a noção geral de democracia, mas uma profunda infelicidade e desconfiança dos políticos, ou seja, os jovens não sentem que as suas preocupações estão sendo adequadamente representadas e defendidas pelos partidos políticos.

Eles sentem que as partes estão tratando-os e manipulando-os somente para efeito de votação. Em virtude disso, muitos jovens muitas vezes preferem projetos comunitários para se envolverem do que com a política.

Como Envolver o Jovem na Política?

Para alguns estudiosos o governo pode ajudar, deslocando o debate sobre as questões da juventude a partir apenas dos aspectos negativos, quer se trate de como prevenir a gravidez na adolescência, jovens viciados em substâncias químicas ou bebidas alcoólicas.

Falar de formas positivas sobre os jovens podem fazer a diferença. Não se trata de prevenção e contenção, mas sim, sobre a realização de aspiração e a enorme energia criativa dos jovens.

Entre algumas prioridades poderiam estar o incentivo de uma liderança juvenil forte em cada área de autoridade local, por meio de conselhos de juventude ou prefeituras de juventude, para incentivar os jovens a criar e executar seus próprios projetos comunitários.É preciso aproveitar a energia e entusiasmo dos jovens para o ativismo político.

Jovens Envolvidos

Jovens Envolvidos

As pessoas mais jovens, assim como muitos na população em geral, estão desligadas da política em virtude de um sistema contraditório, e por revelações como o escândalo das despesas dos membros do partido.

Eles preferem muitas vezes ativismo comunitário, que está mais diretamente ligado às suas vidas. Para voltar a envolver os jovens, os políticos precisariam dar o exemplo, recuperando modelos de governos honestos e voltados realmente para o povo.

O Advento de pessoas mais jovens na política tem sido muito positivo no sentido de se obter alguns rostos diferentes e principalmente algumas mentes que pensam de modo contraditório, cm uma visão mais moderna e voltada para o futuro das comunidades.

Poderia haver uma prática de incentivo para inspirar os jovens a se candidatarem a cargos na política. Fazer a juventude se interessar mais pelas ações politicas de seus pais, pode ate levar algum tempo, mas com certeza acontecerá um dia, pois esses jovens são quem farão a política do futuro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *