Estamos em pleno século XXI, e algumas questões como a homossexualidade, quase tão antigas como a humanidade, continuam gerando polemicas em boa parte do mundo, pois os seres humanos tem dificulddes em aceitar aquilo que difere dos padrões estabelecidos pela sociedade como normais, assim o casamento entre iguais não é reconhecido pela sociedade e pelas autoridades na maior parte do mundo, apesar de muito já ter se evoluido nesse sentido.
A Homossexualidade
A homossexualidade é uma questão muito antiga, e já foi tratada de muitas formas diferentes, sendo inclusive objeto de estudos acerca das possíveis causas que poderiam originar a opção sexual desse grupo de pessoas, se causas genéticas, disturbios psicológicos, culturais ou emocionais. Atualmente sabe-se que não se trata de nenhum tipo de problema, seja físico ou emocional e muito menos doença, simplesmente é uma variante da sexualidade humana. Diversos grupos organizados de homossexuais no mundo inteiro defendem o direito de ter o reconhecimento de sua opção sexual de forma que se equipare sócio-culturalmente com a conduta heterossexual.
Legalização do Casamento Entre Iguais
A família é a uma instituição e como tal reflete diretamente as mudanças que acontecem na sociedade, e no decurso dessas mudanças se organizam modelos familiares diferentes dos padrões estabelecidos, como os casais formados por pessoas do mesmo sexo. Em diversos países a união entre homossexuais vem passando por um processo de analise e legalização, seja integral ou parcial. No Brasil em alguns estados a união civil entre pessoas do mesmo sexo, sejam homens ou mulheres já é aceita e registrada pelos cartórios de regisdtro civil. Mas as necessidades desse grupo vai além da legalização da sua união, eles lutam também pela aceitação social da sua opção sexual e do direito de constituirem sua família com as bençãos de Deus e o direito de adotarem filhos. A Constituição brasileira garante a todos os cidadãos o direito a sua dignidade e proibe expressamente a discrimina sexual, determiando que perante a lei todos são iguais.
Quem opta pelo Casamento Civil Entre Iguais?
O casamento entre iguais não significa obrigatóriamente que ele aconteça entre dois homossexuais, pois uma delas ou as duas podem se identificar como bissexuai. Muitas pesquisas já foram realizadas sobre o que motiva as pessoas ao casamento com uma pessoa do mesmo sexo, e os resultados revelam que a maioria dos casais entrevistados decidiram assumir a relação homossexual por uma necessidade sentimental, igualmente como acontece com a maioria dos casais heterossexuais. Respeito e fidelidade são colocados como valores essenciais na relação, o que mostra que como a maioria dos demais casais convencionais, inorpora ao casamento os valores que a sociedade exige.
O homossexualismo sempre existiu e continuará existindo no mundo contemporãneo, não podemos continuar ignorando ou orpimindo o direito dessas pessoas de tentarem construirem uma família de forma estruturada e organizada. Mesmo que consideremos que a união entre iguais não seja uma opção natural, precisamos respeitar o direito que cada indivíduo tem sobre suas próprias decisões e ações, por isso Deus deu a cada um de nós o “livre arbitrio”, para que pudessemos fazer as nossas próprias opções, pelas quais somos responsáveis.