O estreitamento dos laços de um relacionamento sempre é motivo de muita comemoração, principalmente quando se envolve um casamento. Existem casais que consideram a cerimônia religiosa indispensável, e que fazem o casamento no civil separado da cerimônia religiosa. Já outros optam apenas pelo casamento no civil, seja por contenção de gastos, ou até mesmo por não seguirem nenhuma religião específica ou serem ateus.
Independente do motivo, a união no civil também merece ser celebrada em grande estilo, mas claro que sempre dentro de um orçamento já estipulado pelo casal, então uma alternativa pode ser um jantar comemorativo, por exemplo, que é o que será tratado nesse artigo.
Na cerimônia civil, geralmente o celebrante é um juiz de paz e existem muitas variações da mesma. Ela pode acontecer de forma rápida no próprio cartório, ou ainda pode pagar uma taxa de deslocamento, para que o celebrante possa realizar o casamento em outro local, que é o ideal para os casais que desejam fazer a cerimônia civil no próprio lugar da recepção.
É interessante também que o casal se sinta a vontade para colocar a identidade deles na cerimônia civil, já que ela costuma seguir um padrão e ser muito curta. Pode-se incluir algum poema para que o juiz de paz leia, pedir para que alguma pessoa especial conte um pouco sobre a trajetória dos dois, ou até mesmo os noivos podem fazer seus votos de amor.
Jantar em Comemoração ao Casamento Civil
Mesmo que seja uma comemoração um pouco menor que a de um casamento completo, é necessário prestar muita atenção em alguns detalhes que podem facilitar o planejamento.
– Lista de Convidados Reduzida:
O casamento no civil é mais intimista, então o ideal é convidar apenas pessoas mais próximas e realmente importantes. Caso o casamento propriamente dito não seja realizado no momento da recepção, mas sim antecipadamente no cartório, é importante que isso seja mencionado no convite. Também é interessante deixar claro o estilo da celebração e como deve ser o traje escolhido.
– Local da Recepção do Casamento:
Existem inúmeras possibilidades ao se oferecer um jantar de casamento civil. Como nesse caso geralmente há um número mais restrito de convidados, então uma alternativa pode ser escolher um restaurante para receber os convidados. O ideal é que o serviço seja contratado com antecedência e que haja pesquisa de descontos.
Optando pela comemoração em um restaurante, é possível que se economize muito com decoração, além de não haver a necessidade de se preocupar com o aluguel de mesas e cadeiras e contratação de buffet, já que tudo será incluído no valor combinado.
Também é possível realizar o jantar na sua própria casa, ou de algum parente ou amigo mais próximo – que resulta em uma grande economia – , estudando a melhor maneira de acomodar todos os convidados de maneira confortável e aconchegante.
E ainda há a alternativa de alugar um pequeno salão, ou algum espaço em um parque ou clube. A escolha deve respeitar as necessidades do casal, como o número de convidados e o estilo do casamento.
Decoração:
Por ser uma cerimônia mais simples, a decoração pode ser feita com flores, tecidos finos, fitas e balões. Os centros de mesas podem ser artigos simples e feitos artesanalmente, já que não serão muitos.
O bolo também pode contar como parte da decoração, porque ele dá um toque a mais na mesa principal. O ideal é fazer a escolha de um bolo sem muitos andares, para que combine com o estilo mais simples da festa.
Cardápio:
Pode se optar por refeições tradicionais, que são propostas pelo próprio buffet, ou escolher por salgadinhos, canapés e as finger foods, que são comidas servidas em porções menores, deixando os convidados bem a vontade.
Independente das escolhas, o importante é não deixar passar em branco esse dia tão importante que é o marco de uma nova fase na vida do casal. O item mais fundamental é a presença de pessoas queridas pelos noivos.