Como Fazer um Casamento com Pouco Dinheiro

O dia do casamento é um grande sonho para muitos casais que desejam oficializar essa união. Porém, os preparativos para essa data pode gerar muito estresse e preocupações para os noivos, principalmente no que diz respeito aos gastos excessivos.

Ainda assim, não há necessidade para desespero. Existem muitos meios de se realizar um casamento mais em conta, e algumas dicas serão apresentadas logo abaixo, para que seja possível economizar e restringir o orçamento, mas deixando o dia inesquecível do mesmo modo.

A organização de um casamento exige uma muita antecedência. É praticamente impossível conseguir economizar, quando já se está em cima da hora. Por isso a palavra chave nesse caso é planejamento. A antecedência permite que o tempo seja suficiente para realizar pesquisas dos melhores preços.

Um dos primeiros pontos a ser analisado é a preferência dos noivos. Como seria o casamento dos sonhos, o que é indispensável e o que é supérfluo, e desse modo conseguir encaixar o orçamento disponível para a realização do mesmo. O ideal é que se afaste qualquer pensamento consumista, e que se analise a real situação do casal.

Realizar um casamento muito luxuoso e depois iniciar a vida a dois com inúmeras dívidas também não é uma solução sensata. Por isso também é interessante ter em mente que o casamento deve ser agradável aos noivos exclusivamente. Claro que as pessoas próximas tem um papel de extrema importância, mas a felicidade e o conforto dos noivos é o principal, portanto, a família e amigos podem opinar, mas deve haver um certo limite, para que as decisões finais sejam tomadas pelos noivos.

Outro ponto que merece atenção na hora da economia é a quantidade de convidados. É ideal que a lista de convidados seja reduzida e uma forma de tornar isso possível é ir elencando as pessoas por ordem de prioridade. Primeiro coloque a família e os amigos indispensáveis, e depois siga para os outros ciclos de convívio, como colegas de trabalho, entre outros. Existem estimativas de que cerca de 20% dos convidados acabem não comparecendo no casamento, dessa forma existe a possibilidade de chamar algumas pessoas a mais.

A definição da quantidade de convidados guiará o restante do planejamento do casamento, como o tamanho e estilo da festa, por exemplo. Sabe-se que quanto mais formal e clássica a festa, mais cara ela se torna, por isso abusar da criatividade e da inovação na decoração e até mesmo no que será servido para seus convidados pode ser crucial no valor final do seu casamento, já que esses são os itens mais caros.

Escolha do que Será Servido

Na parte das comidas e bebidas existem inúmeras possibilidades que fogem do convencional. Pode-se optar por fazer a recepção em um restaurante e aí não ter muito com o que se preocupar, já que todas as responsabilidades e preparativos ficarão por conta do mesmo. Também existe a alternativa de fazer um coquetel, onde se serve apenas petiscos e bebidas, proporcionando uma grande economia. Há ainda a sugestão de elaborar uma espécie de ilha para os pratos frios, e servir uma única opção de prato quente, tornando a festa mais dinâmica e econômica.

Quando se escolhe a contratação de um jantar completo pelo buffet, os pratos com frutos do mar e elementos requintados tendem a ser mais caros, então é interessante evita-los.

Já em relação as bebidas, uma forma de economizar é servindo bebidas nacionais, e também negociar a compra das mesmas na modalidade de consignação, onde se paga uma parte antecipadamente, e se reserva o restante, pagando depois apenas o que  for de fato consumido.

Decoração

A composição da decoração pode ser bem clean e minimalista, podendo utilizar flores que combinem com a cartela de cores escolhida, e saem por um valor mais em conta.

Uma alternativa que está sendo muito utilizada é o “Do It Yourself” (DIY), que é um termo em inglês que tem como tradução “Faça você mesmo”, onde os próprios noivos criam  alguns itens do casamento. Existem muitos tutoriais e vídeo-aulas na internet que podem auxiliar nesse processo.

Nesse caso a ajuda de amigos e família pode ser muito importante. Pode haver uma reunião para organizar detalhes do casamento e ainda um bate papo, fazendo com que seja um dia agradável, mesmo com os preparativos.

Roupa dos Noivos

A alternativa mais econômica acaba sendo o aluguel, tanto para o vestido da noiva, quanto para o terno do noivo. E com muita antecedência e muita pesquisa é possível que se encontrem os modelos ideais.

O ponto chave do casamento deve ser o amor entre os noivos, e não o luxo de uma festa. São as trocas de olhares apaixonados e sorrisos carinhosos que chamam a atenção dos convidados, fazendo com que o resto torne-se apenas um detalhe.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *