Oito Dicas Básicas de Saúde e Como Utilizá-las no Dia a Dia

Para que os indivíduos possam estar sempre com corpos e mentes saudáveis as escolhas na vida realizadas por eles é de fundamental importância para conseguirem sucesso.

Existem as chamadas oito dicas básicas de saúde que se seguidas regularmente, farão com que as pessoas estejam sempre com seus organismos saudáveis. Neste artigo veremos quais são os oito passos que uma pessoa deve seguir para manter sempre seu bem-estar.

Combinação de Alimentação Saudável e Atividade Física

O segredo para uma vida saudável é fazer o seguinte: o indivíduo deve consumir o número certo de calorias para nutrir seu organismo de maneira satisfatória e, de modo que possa ser equilibrada a energia que ele ingere com a energia que ele utiliza em seu dia a dia. Se a pessoa comer ou beber demais, ela vai engordar, mas se come e bebe muito pouco, vai perder peso.

Segundo especialistas na área de nutrição, em geral o homem precisa ingerir cerca de 2.500 calorias por dia. A mulher em média precisa de 2.000 calorias. Porém atualmente, a maioria dos adultos está comendo mais do que precisa, e por isso o número de obesos no mundo está crescendo cada vez mais.

O ideal é comer uma grande variedade de alimentos que garanta à pessoa uma dieta equilibrada, e seu organismo recebendo todos os nutrientes de que necessita. 

Oito Dicas Infalíveis para Manter uma Vida saudável

1 – Equilibrar a Alimentação

Para auxiliar os indivíduos a obterem o equilíbrio entre os cinco principais grupos de alimento é necessário que eles procurem um aconselhamento profissional de um nutricionista. Para manter uma dieta saudável, a pessoa deve saber como e quando deve consumir cada grupo de alimentos.

Algumas dicas básicas são bastantes práticas e cobrem uma alimentação saudável, que podem ajudar muito as pessoas a manterem um corpo mais saudável, proporcionando-lhes melhor bem-estar.

Fazer as refeições com alimentos ricos em amido: segundo especialistas este grupo de alimentos devem perfazer cerca de um terço da refeição diária das pessoas. Esses alimentos são as batatas, cereais, massas, arroz e pão. Quem tiver problema com o peso, pode escolher as variedades integrais, que contêm mais fibras, e, portanto faz a pessoa se sentir mais saciada por mais tempo, ingerindo desse modo, menos alimento.

A maioria das pessoas deve tentar incluir pelo menos um grupo de amido em cada refeição principal. Alguns pensam que os alimentos ricos em amido engordam, mas se comparados com os gordurosos eles contêm menos da metade das calorias presentes nesses alimentos. 

2 – Comer Mais Frutas e Vegetais

Os especialistas na área de nutrição recomendam que as pessoas consumam todos os dias, pelo menos cinco porções de diferentes tipos de frutas e vegetais. Embora possa parecer difícil para muitos, é bem mais fácil do que parece. Um copo de suco de fruta sem açúcar, por exemplo, pode contar como uma porção de alimento, e legumes cozidos também.

Os especialistas em nutrição recomendam, por exemplo, cortar uma fruta sobre o cereal que as pessoas consomem todos os dias de manhã, ou trocar o habitual lanche no meio do dia, por alguns tipos de frutas.

3 – Incluir Mais Peixe na Alimentação

O peixe é uma boa fonte de proteínas e contém muitas vitaminas e minerais. Segundo especialistas, as pessoas devem procurar comer pelo menos duas porções por semana, incluindo pelo menos uma porção de peixe. Os peixes oleosos são ricos em gorduras Omega-3, que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, se ingeridos regularmente pelos indivíduos.

As pessoas têm a opção de escolher entre peixes frescos, congelados e enlatados, mas devem sempre lembrar que os enlatados podem ser ricos em sal, prejudicando em longo prazo o organismo de seu consumidor. Os peixes oleosos incluem salmão, cavala, truta, arenque, atum fresco, sardinha e sardinha.

Os peixes não oleosos incluem bacalhau, conservas de atum, e de pescada. Aqueles que desejarem comer regularmente uma grande quantidade de peixes devem tentar escolher, uma variedade tão grande quanto possível. 

4 – Reduzir os Alimentos Gordurosos

As pessoas de uma maneira geral necessitam de um pouco de gordura em suas refeições. No entanto, é muito importante prestar atenção à quantidade e o tipo de gordura que se está consumindo. Existem dois tipos principais de gordura: as saturadas, e a insaturadas.

A gordura saturada demais pode aumentar o nível de colesterol no sangue, o que eleva consideravelmente, o risco da pessoa desenvolver uma enfermidade no coração. Essa gordura é encontrada em muitos alimentos, como queijo amarelo, bolos, biscoitos, salsichas, nata, manteiga, e tortas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=IXruDSE8s4Q[/youtube]

As pessoas devem tentar reduzir o consumo ou tentar escolher os alimentos que contém gorduras insaturadas, em vez das saturadas. Os alimentos ricos em gorduras insaturadas são: os óleos vegetais, os peixes gordurosos e algumas frutas, como por exemplo, o abacate.

Para uma escolha mais saudável, as pessoas devem usar apenas uma pequena quantidade de óleo vegetal, ou diminuir a ingestão de alimentos gordurosos, como por exemplo, a manteiga ou a banha de animal, que ainda é utilizada para cozinhar várias refeições.

5 – Consumir Menos Alimentos Doces

A maioria das pessoas come e bebe muito açúcar. Os alimentos doces e as bebidas, incluindo as alcoólicas, muitas vezes são ricos em calorias e contribuem significativamente para o aumento de peso nos indivíduos. Eles também podem causar cáries, especialmente se forem consumidos entre as refeições.

As pessoas devem diminuir a ingestão de açúcar, evitando alimentos como: refrigerantes, bebidas alcoólicas, bolos, biscoitos e doces, que contém grande quantidade de açúcar.

Os açúcares são encontrados naturalmente nos alimentos, como frutas e leite. Se a pessoa estiver em dúvida sobre determinado produto, os rótulos dos alimentos podem ajudar a verificar a quantidade de açúcar que os alimentos contêm. Segundo especialistas, se o rótulo indicar mais de 15g de açúcar demonstra que o alimento contém muito açúcar. 

6 – Consumir Menos Quantidade de Sal

Mesmo se a pessoa não adicionar sal à sua comida, ela ainda assim, poderá o estar consumindo em grande quantidade, pois segundo especialistas, cerca de três quartos do sal que as pessoas consomem regularmente já estão nos alimentos como cereais, sopas, pães e molhos ingeridos diariamente. Comer muito sal pode elevar a pressão arterial dos indivíduos.

Por isso, as pessoas com pressão arterial elevada estão mais propensas a desenvolver doença cardíaca ou a ter um acidente vascular cerebral.
As pessoas devem usar os rótulos dos alimentos para ajudá-las a verificar a quantidade de sal que determinado alimento contém.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QVsRe_CaQ2A[/youtube]

Segundo especialistas se o rótulo indicar mais de 1,5 g de sal, isso demonstra que ele contém sal em excesso, e, portanto deve ser evitado. Os médicos recomendam que as crianças pequenas não consumam sal em grande quantidade.

7 – Fazer Exercícios Físicos Que Promovam o Bem-Estar

A alimentação com uma dieta saudável e equilibrada desempenha um papel de extrema importância para manutenção de um peso adequado, que é um aspecto importante para uma boa saúde.

Estar acima do peso ou obeso pode levar a más condições de saúde, como por exemplo, o aparecimento do diabetes tipo 2, alguns tipos de tumores malignos, enfermidades cardíacas e derrame cerebral. Ficar muito abaixo do peso também pode afetar a saúde das pessoas, por isso, o ideal é que elas se mantenham com um peso proporção à altura. 

8 – Ingerir Grande Quantidade de Líquidos

Todas as pessoas precisam manter seus organismos hidratados, e isso requer beber cerca de 1 litro de líquidos diariamente para que o corpo não fique desidratado. Todas as bebidas não alcoólicas são validas para ingestão, no entanto, a água, o leite e os sucos de frutas são mais saudáveis.

As pessoas devem tentar evitar os refrigerantes que contém muitos em açúcar, e que, portanto são ricos em calorias que são prejudiciais para a dentição dos seres humanos, contribuindo também para o aumento de peso corporal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *