Hora Certa para ter Filhos…

Muitos casais ao planejarem seu casamento e a vida futura a dois também planejam a hora certa para ter o primeiro filho, enquanto outros casais não conseguem definir qual seria o momento mais adequado para ter filhos e quais os critérios devem ser avaliados para decidir com responsabilidade.

Filho

Parâmetros Atuais

Antigamente os filhos não eram planejados e as grandes famílias eram comuns, a mulher cuidava da casa, do marido e da educação dos filhos e o marido do sustento da prole, tudo parecia muito simples, não haviam muitas escolhas a serem feitas e os filhos pareciam que faziam parte do destino das mulheres que casavam. Hoje a dinâmica familiar é diferente, homens e mulheres trabalham, estudam, tem carreiras profissionais e aspirações, e fazem suas próprias escolhas, entre elas ter ou não ter filhos e quando isso deve acontecer. O individualismo faz parte do contexto natural da nossa sociedade, onde um filho precisa ser uma decisão em conjunto, consciente e de forma responsável.

Primeiro

Como Decidir qual é o Melhor Momento?

Cada casal tem suas próprias prioridades e princípios, mesmo que não sejam claros eles existem e regem as relações e decisões deles. Para alguns casais essa decisão não chega a ser discutida e muitos deixam acontecer ou simplesmente decidem que é hora sem grandes reflexões. No entanto atualmente é cada vez maior o número de casais para quem a decisão de ter um filho é fruto que questionamentos, análises e planejamento. Muitos fatores devem e podem ser avaliados desde a vontade dos dois, a idade reprodutiva da mulher, e estabilidade emocional na relação, o equilíbrio profissional e também financeiro. Resumindo são três fatores que devem pesar na hora de decidir, o emocional, o biológico e o racional.

Filho Traz Felicidade?

Sim, os filhos trazem muita felicidade para os pais, mas o maior erro de um casal é decidir ter um filho para tentar consertar uma relação que não está bem. Os filhos completam a felicidade e a harmonia que o casal tem, mas não tapam os buracos que possam existir na relação. Os filhos dão à sensação de continuidade, plenitude, imortalidade, nos dão à exata dimensão do amor, nos transformam em pessoas melhores. Mas esses pequenos seres merecem uma família estruturada, que deseje sua chegada e que seja capaz de lhe dar os meios de crescer saudável física e emocionalmente. E para que isso aconteça também é preciso além dessa estrutura emocional uma estrutura física que requer dinheiro, pois filhos dão sim muitas despesas, e antes de resolver ter um filho os casais precisam também equilibrar sua vida financeira e de preferência ter uma reserva financeira.

Sim, os filhos são uma benção na vida de um casal, são o complemento natural de um casamento, trazem felicidade para a nossa casa, mas requerem maturidade na decisão, que deve avaliar todos os aspectos. Filhos são para toda a vida, são a continuação da nossa vida.

Vida

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • OI achei muito interesante sua materia, gostei muito mesmo…

    Tenho uma duvida que eu e minha namorada vivemos batendo a tecla… no caso de nos dois trabalharmos como vai ficar a educação dos nossos filhos deve ficar por conta de estrqanhos(creche) para que os dois possam trabalhar ou um de nos deve ficar por conta da educação dele, no caso eu digo para”por que que o homem tem que trabalhar em quando a esposa fica cuidando do filho e da casa, ela tem uma profissão e vai ter que abandonar para ficar em casa e ser sustentada pelo marido ?”

    poderia me dar alguma sugestão de uma melhor forma de se resolver isso ?

    Jean 16 de agosto de 2010 1:16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *