Como Ser Feliz no Momento Presente

Todas as pessoas querem ser felizes, mas algumas delas têm noções preconcebidas ou crenças sobre o que deve acontecer em suas vidas para que possam ser realmente felizes.

Talvez elas acreditem que precisam ganhar na loteria esportiva, ou talvez possuir o corpo perfeito dos seus sonhos, ou então ter um relacionamento amoroso sem problemas.

Na verdade, estas coisas podem realmente fazê-las felizes, mas será que é só isso, ou será que existem muito mais coisas que as pessoas podem fazer para serem felizes? É o que veremos nesse artigo. 

Estabelecimento de Metas

Quando as pessoas estabelecem metas de vida, elas também têm a tendência, uma vez que conseguiram realizar suas metas, de substituí-las por novos objetivos.

Assim, a pessoa pode achar que ainda não se senti feliz depois de ter conseguido que seu grande objetivo, porque ela acabou de substituí-lo por um objetivo ainda maior que agora ela precisa alcançar para ser verdadeiramente feliz.

Quando as pessoas fazem isso, elas apresentam uma boa chance de passar o resto de suas vidas perseguindo os sonhos que algum dia poderia fazê-las felizes.

A chave para a felicidade é aprender a ser feliz agora, enquanto a pessoa trabalha em alcançar seus objetivos, em vez de esperar até que tenha alcançado essas metas para ser feliz. 

Dicas Simples Para Ser Feliz no Presente

Aqui estão algumas dicas simples que a pessoa pode começar a aplicar hoje mesmo e começar a ser feliz no momento presente:

1. Praticar a gratidão diária

Não importa o quão ruim, as pessoas achem que seus problemas são, é possível garantir que haverá sempre alguém com problemas muito maiores do que os delas. As pessoas precisam ser gratas por tudo que tem em suas vidas, e praticar a gratidão diária é uma ótima maneira de treinar a mente para ter sempre uma atitude de gratidão.

Uma técnica para fazer isso é todas as noites, a pessoa simplesmente anotar três coisas que correu bem naquele dia e casualmente refletir sobre por que elas aconteceram.

De acordo com um estudo realizado, as pessoas que realizam este exercício diariamente durante uma semana, ficam mais felizes e menos deprimidas no próximo mês. Então é bom começar a fazer uma lista das “coisas boas” que estão acontecendo hoje. 

2. Estar presente tanto mentalmente quanto fisicamente

Tudo o que a pessoa estiver fazendo, ela deve se certificar de que tanto seu corpo como sua mente está presente. Por exemplo, a pessoa não deve jantar com a família enquanto está pensando em trabalho, ou não fazer um trabalho, enquanto ela está pensando sobre o que vai fazer neste fim de semana.

A pessoa deve estar sempre presente em todos os acontecimentos de sua vida e deixar amente se concentrar totalmente sobre o que está fazendo.Se a pessoa estiver jantando com o seu cônjuge ou parceiro, então deve tentar não pensar em mais nada, e somente desfrutar do jantar com eles.

Deve tentar encontrar pelo menos uma situação a cada dia, onde ela possa praticar o “estar presente”.Basta começar por se concentrar na respiração. Concentrar-se, devagar e apreciar o momento presente que está vivendo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=f6eGLL-3v5s[/youtube]

3. Pare de resistir sobre que não se pode controlar

Pare de resistir às coisas na vida as quais a pessoa não pode controlar, e saber que os fatos não ocorrem da maneira que ela deseja. As pessoas devem parar de se preocuparem sobre o que as outras fazem ou dizem. Devem começar a aceitar as coisas como elas são independentemente de acharem que é certo ou errado. Devem aceitar os fatos da vida com mais naturalidade.

Um exemplo é quando uma pessoa fica frustrada, porque um colega de trabalho dela não faz o que ela acha que ele deveria fazer. Quanto mais ela pensa sobre essa situação, mais chateada ela fica. Talvez se ela discutir com ele a situação não melhore, e talvez fique ainda pior.

Então, a pessoa tem uma escolha: ela pode continuar resistindo ou pode aceitar a situação sem julgamento. Ela simplesmente deve reconhecer o que ocorreu como um fato. Não há certo ou errado. É apenas a realidade atual. Quando ela fizer isso, a resistência começa a cair e as emoções negativas dentro de sua cabeça e coração também começam a desaparecer. 

4) Evitar pessoas e situações negativas

Outra causa de emoções negativas e infelicidade é quando o indivíduo se relaciona com certas pessoas ou situações. Todos provavelmente já sabem quem são essas pessoas: elas são as únicas que parecem ver apenas o lado negativo de cada situação.

Elas são muitas vezes pessimistas, irritadas, críticas e raramente tem algo construtivo a dizer. Essas pessoas não só criam infelicidade para si, mas também muitas vezes arrastam para baixo os outros ao seu redor, espalhando seu pensamento negativo.

Se a pessoa quiser ser feliz, ela tem de evitar estas pessoas e situações, tanto quanto possível. Infelizmente, isso nem sempre é tão fácil, já que essas pessoas são muitas vezes os amigos ou familiares. Então, se a pessoa não puder evita-las completamente, então vale a pena planejar o futuro e decidir como será possível lidar com elas em situações futuras.

Se na próxima vez o indivíduo encontrar essas pessoas com pensamentos e atitudes negativas, ele poderá dizer-lhes educadamente que prefere não discutir sobre um tema específico com elas e mudar de assunto.

Ou ele pode tentar orientá-las para um pensamento mais positivo, fazendo perguntas “como você acha que poderia resolver esse problema?”.As pessoas nunca devem permitir que pessoas negativas ou situações também a arrastem para baixo ou para a infelicidade.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=A7NAfBA2ZIg[/youtube]

5) Aceitar total responsabilidade por sua vida

Se as pessoas quiserem ser felizes, então devem parar de culpar os outros por aquilo que acontece em suas vidas. Elas precisam parar de se ver como vítimas. Para serem felizes, as pessoas tem que assumir a total responsabilidade por tudo que acontece em sua vida.

Quando assumem essa responsabilidade, tomam o controle de sua vida e começam a reconhecer que seus pensamentos e ações criam os resultados em suas vidas, e não outras pessoas ou situações. Quando retomarem o controle de sua vida, então deixarão de serem vítimas.

Em vez disso, se sentirão capazes de começar a criar uma vida melhor para elas mesmas.A pessoa deve ser honesta com ela mesma, e aceitar a plena responsabilidade pelo que acontece em sua vida. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *