Como Lidar Com Marido Alcoólatra e Manter a Saúde Mental

As esposas de alcoólatras muitas vezes sentem raiva, estresse e frustração. Existem maneiras de lidar com esses sentimentos de uma forma saudável, principalmente se o seu marido está recebendo ajuda para seu alcoolismo. Basta seguir alguns passos:

Passo 1

Escreva uma lista das maneiras como o comportamento de seu marido, afeta você e seu relacionamento com ele. Muitos alcoólicos estão em negação e não admitem que tenham um problema com a bebida. A lista dá-lhe exemplos objetivos de comportamentos problemas ao invés de focar o álcool.

Passo 2

Discuta os problemas de comportamento com seu cônjuge e pergunte-lhe como ele planeja lidar com eles. Você deve escolher um momento em que ele esteja sóbrio para ter esta discussão. Não faça acusações. Declare os comportamentos e explique os seus efeitos negativos. Peça ajuda de seu marido em fazer um plano de ação para resolvê-los, mesmo que ele não admite que eles sejam causados pela sua ingestão de álcool.

Passo 3

Diga ao seu marido que você não vai ajudá-lo a encobrir problemas quando seus comportamentos afetam outras partes de sua vida. Por exemplo, se recuse a chamar o seu empregador para dizer que ele está doente, se ele estiver sofrendo de uma ressaca. Não dê desculpas, se ele estiver atrasado para compromissos porque ele para em bares ou está bêbado. Explique que ele deve lidar com essas situações e as consequências sobre si mesmo.

Passo 4

Incorpore técnicas de gerenciamento de estresse em sua vida. Sua atenção pode ser focada em seu esposo alcoólatra e seus problemas, nesse caso, ter algum tempo de relaxamento somente para você é muito importante. Receba uma massagem, assista a uma aula de ioga, ou apenas tome um banho de espuma quente.

Passo 5

Desabafe suas emoções para os membros da família e amigos. Não se preocupe em discutir o problema do seu marido. Não é de sua responsabilidade escondê-lo. Você também pode manter um blog ou conversar com um conselheiro, se você preferir uma opinião neutra.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cdldHA2LiDo[/youtube]

Recuperando Marido

Passo 1

Apoie o seu marido se ele reconhece que a bebida é um problema e se compromete a obter ajuda. O tratamento é necessário, antes que todos os problemas relacionados com o álcool possam ser resolvidos. Por exemplo, você pode ajudá-lo a fazer as reuniões do grupo de apoio ou levá-lo para consultas de aconselhamento, se ele perdeu a licença para dirigir sob a influência do álcool.

Passo 2

Remova o álcool da sua casa e não compre cerveja, vinho, licor ou outras bebidas alcoólicas para a sua casa. Isso reduz a tentação se o seu marido está passando por um período estressante. Se você tem uma reunião social, alerte os amigos e familiares antes que não haverá álcool.

Passo 3

Fale com um profissional para obter assistência relacionada com o seu marido. Você provavelmente aprendeu certos padrões, comportamentos e estilos de conflitos com base em sua personalidade enquanto ele estava bebendo.

O profissional vai ajudar você a aprender novas maneiras saudáveis de interagir com ele quando ele estiver sóbrio. Você também terá um ambiente seguro para desabafar, se ele voltar a beber ocasionalmente, você se sentir frustrada. 

Dicas e Avisos

Mulheres casadas com alcoólatras muitas vezes podem se beneficiar em participar de um grupo de apoio, com ou sem os seus maridos quando estão em tratamento. Os membros discutem como lidar com cônjuges alcoólicos e familiares e dão suporte um para o outro.

Jogar fora ou derramar bebida de seu marido não vai melhorar o problema. Ele só vai encontrar outras maneiras de obter licor e encontrar os melhores lugares para escondê-lo.

Como Lidar Com Um Marido Alcoólatra?

Tentando entender o motivo que faz com que ele bebe vai ajudar você a entender melhor o seu problema. Leia algumas das possíveis razões.

Por Que Ele Bebe?

Muitas vezes uma pessoa pode começar a beber quando não é capaz de resolver os problemas, ou não se sente pronto para resolvê-los. Em outros momentos, pode ter sido apenas por diversão.

No entanto, às vezes pode ser um hábito que ele pegou de seus pais. O próprio fato de que ele se tornou um bêbado mostra que ele perdeu o controle sobre suas ações. O bêbado se tornou viciado em álcool, que nada mais é que uma doença. 

Viciado Em Álcool

Se o seu marido é viciado em álcool, então ele está sofrendo de uma doença crônica como o câncer, que pode tornar-se fatal, às vezes. Sim, é uma doença, mas não entre em pânico. Esta doença também pode ser tratada como qualquer outra, mas não sem a sua ajuda.

Não encubra seu hábito de beber, pois irá contribuir para aumentar seu vício. Faça-o enfrentar a realidade e perceber que também, se ele deve ser honesto com ele mesmo. Seja um facilitador indiretamente ajudando-lhe a parar de beber.

Você pode ter um marido sensível que percebe o seu problema, porém não é capaz de superá-lo. Ele pode vencê-lo somente se ele tiver o seu apoio. A mulher é a companheira mais próxima, cujo amor e paciência podem fazer mágica.

Seja paciente com ele. Não o critique ou reclame com os outros sobre seu vicio, pois isso não ajuda em nada. Em vez disso tente falar com ele quando ele não estiver bêbado. Lembre-o de suas promessas para acabar com o vicio no momento que ele se sentar para beber. Tente distraí-lo de alguma forma durante as suas horas de consumo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jT1BeeLaw_w[/youtube]

Lembre-o que ele está realmente indo embora, deixando sua família por seu hábito de beber. Diga a ele que, se ele precisa deles, ele deve tentar deixar o vício e não a sua família.

Convença-o a procurar ajuda profissional. Diga-lhe que ele vai fazê-lo recuperar sua autoestima. Vá um psiquiatra, se necessário, porque o médico sabe melhor como tratar esse problema.

Se você tem filhos, torna-se ainda mais necessário que seu marido pare de beber. Ter um bêbado em casa pode afetar negativamente a parte emocional dos seus filhos. Experimente fazê-lo entender que ele tem que fazer isso pelas crianças, se ele não estiver disposto o fazê-lo por si mesmo.

Se seus esforços e sua determinação são sinceros, então ele certamente irá conseguir ultrapassar os seus hábitos de consumo. No entanto, um fato que deve ser mantido em mente é que ele nunca deve tocar em bebidas novamente ou você vai ter que começar de novo a partir de onde você começou. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Vejam a Clinica para tratamento de dependência química Dr Toufik Hahd tenho familiares que fazem tratamento lá, é o melhor que já vi em matéria de tratamento para esses casos.
    Eles fazem tratamento para dependência de cigarro, álcool e outras drogas.

    Adailde Miranda da Silva Carvalho 23 de novembro de 2013 22:55
  • Eu gostei muito desse site já não me sinto tão sozinha…

    Kelly 15 de junho de 2015 23:43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *