Como As Mulheres Podem Evitar Gêmeos na Fertilização in Vitro

Como prevenir nascimentos múltiplos em fertilização in vitro? Esse problema tem sido a preocupação de varias mulheres que desejam ter filho e utilizam essa técnica de concepção.

De acordo com alguns especialistas na área médica esse tipo de tratamento para engravidar a mulher, ou seja, a fertilização in vitro pode aumentar a taxa de nascimentos de mais de um bebê.

As crianças múltiplas apresentam maior propensão ao nascimento prematuro, em virtude de um pequeno peso no momento do nascimento.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=GsIj2sGC1fg[/youtube]

De acordo com especialistas essas complicações estão a maior taxa de mortalidade em bebês.

No entanto, existem formas de tratamento disponíveis para a mulher, que seu médico pode utilizar para auxiliar a diminuir a incidência de gestações múltiplas devido à técnica de fertilização in vitro.

Riscos Associados ao Nascimento Múltiplos de Bebês em Consequência da Fertilização In Vitro

De acordo com especialistas o risco de múltiplos nascimentos em virtude da técnica da fertilização in vitro, técnicas também conhecida como de “alta ordem de gestação múltipla”, apresenta o risco ou a probabilidade fazer nascer mais de um bebê durante uma única gestação.

Quando a técnica de fertilização in vitro não é utilizada, de acordo com especialistas, a probabilidade de uma mulher grávida ter gêmeos “fraternos naturais é de ou uma em cada 60 casos”.

A probabilidade de ela ter “gêmeos idênticos é ainda menor: uma em cada 250 casos”.

Consequências da Utilização da Técnica da Fertilização in Vitro

Os profissionais da área de saúde são unanimes em afirmar que desde o inicio das medicações utilizadas na técnica e tratamento de fertilização in vitro, a o número de nascimentos múltiplos aumentou de forma bastante significativa na população mundial.

Uma mulher que se submete a técnica de fertilização in vítreo apresenta dez vezes mais chances ter gêmeos ou trigêmeos que a mulher que engravida por métodos naturais.

De acordo com profissionais da área de saúde, Órgãos do Governo norte-americano não estão medindo esforços para diminuir a chance dos nascimentos múltiplos de bebês com a técnica de fertilização in vitro.

Uma das medidas que foram adotadas recentemente faz parte de uma rígida diretriz para os profissionais da área de saúde, especialistas em fertilidade para limitar o máximo possível, o número de embriões que são permitidos para fazer a fertilização in vitro.

Medidas que Podem Reduzir A Probabilidade de Nascimentos Múltiplos na Fertilização in Vitro?

• Não demorar muito para começar a fazer o tratamento de fertilidade.

Se a mulher já tiver usado todos os métodos tentando engravidar em vão ou ela sabe que há um problema clínico em seu organismo, os profissionais aconselham que ela procure auxílio de um especialista em fertilidade o mais rápido possível.

A probabilidade de nascimentos múltiplos na técnica de fertilização in vitro está associada à faixa etária da mulher.

Quanto mais jovem ela for maior a probabilidade dela ficar grávida com menos números de embriões e com um risco mais reduzido de ter bebês múltiplos.

• Os profissionais podem tentar a técnica de Transferência de Embriões Únicos. Nesse tipo de procedimento os médicos de fertilidade são aconselhados a submetem às mulheres a um ciclo de fertilização in vitro, somente aquelas na faixa etária inferior a 35 anos.

Nesses casos, para um melhor resultado deve ser oferecida uma única transferência de embriões ao organismo materno.

Estudos científicos mostraram que os índices de sucesso da transferência de um único embrião são os mesmos que na de múltiplos embriões, ou seja, a mulher conseguirá engravidar do mesmo modo.

No entanto mulheres fora dessa faixa etária também podem conversar com seu médico sobre a opção da transferência de um embrião apenas, ao invés da utilização de mais de um.

• A Técnica de Transferir um Único Blastocisto. Para fazer essa técnica de única transferência de blastocisto, o embrião deve estar amadurecido nesse estágio.

Então o blastocisto que possuir a mais alta qualidade é escolhido para ser colocado novamente no útero materno.

Segundo especialistas norte-americanos esse procedimento é indicada em especial para as mulheres na faixa etária de trinta e cinco anos que querem dar a luz a somente um bebê.

No entanto, os profissionais ressaltam que as mulheres com maior faixa etária é que são mais propensas a produzir ovos com melhores qualidades para essa técnica.

Os profissionais ainda ressaltam o cuidado que se deve ter com esse procedimento, e advertem que ele não é aconselhável para todas as mulheres, e que deve ser discutido com o médico especialista em reprodução humana, levando-se em conta o estado físico dela e seu diagnóstico.

• A técnica de Hibridização Genômica.

A técnica de Hibridização Genômica é uma nova forma de procedimento de triagem que tem como meta fazer uma identificação do embrião que possuir a melhor qualidade para que seja transferido em um ciclo da técnica de fertilização in vitro.

A biópsia desse procedimento é feito a partir da camada exterior da célula do corpo humano durante o período de blastocisto mais maduro, e não apresenta risco de qualquer dano para o feto.

Segundo especialistas em reprodução humana essa técnica é mais importante ainda, pois possui a vantagem de fazer a triagem de anormalidades de todos os 23 cromossomos existentes no corpo humano, e é a que tem demonstrado um melhor índice de êxito na técnica de fertilização in vitro, permitindo a redução do número de embriões por transferência durante o procedimento da fertilização.

Segundo especialistas esse tipo de técnica até o momento ainda não esta disponível para todas as mulheres que desejarem se submeter a ela, mas, segundo os cientistas será oferecida em um futuro próximo para as pacientes.

Embora o principal objetivo do tratamento de fertilização in vitro seja que a mulher possa dar à luz a um bebê saudável, a probabilidade de ficar grávida com a fertilização in vitro e a decisão final sobre quantos embriões serão transferidos e as técnicas que serão usadas deve ser mais bem avaliada, e discutida pelo médico que seja especialista em fertilidade humana.

Estratégia Recente Usada para Reduzir os Nascimentos Múltiplos Após a Técnica de Fertilização in Vitro

Segundo um novo estudo científico, um procedimento para incentivar a transferência de um único embrião depois da fertilização in vitro, pode ser uma opção de extrema importância, para prevenir as gestações múltiplas e as complicações que podem estar a elas associadas.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *