Quando é a Hora de Se Separar?

 O início de um relacionamento costuma ser uma etapa inesquecível, mas o término de uma relação costuma ser um momento muito complicado, ainda mais quando não acontece de maneira amigável, não é verdade?

O fato é que tomar a decisão de por um ponto final em um relacionamento não é nada fácil e é uma atitude que necessita de muita reflexão, afinal pode nunca mais ter volta. Então se o seu relacionamento está passando por uma crise e você está pensando seriamente em acabar com tudo, saiba que alguns aspectos fundamentais devem ser levados em consideração, para que você não se arrependa futuramente do rumo que o relacionamento tomou.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=QtV3FXadAGM[/youtube]

Os Processos de uma Separação

Se você pensa em terminar um namoro, talvez a decisão seja um pouco mais simples, já que o relacionamento não envolve questões jurídicas, mas de qualquer forma engloba algo muito importante, o sentimento do casal. Neste caso é comum que a decisão seja confrontada, caso quem foi comunicado sobre o término ainda aposte no futuro da relação. Mas se a decisão for tomada de comum acordo o término costuma ser amigável.

No caso do término de uma relação mais sólida, como é o caso de um casamento, o processo costuma ser um pouco mais complexo, já que acaba sendo externo, que engloba toda a parte jurídica e o anúncio do fim do relacionamento para amigos, familiares e filhos, o que pode complicar ainda mais. Já o processo interno está ligado ao fato da assimilação do término da relação, o que exige compreensão, reflexão e muito equilíbrio.

Analisando o Relacionamento

De fato não poderíamos deixar registrada a receita perfeita para que você saiba quando deve terminar um relacionamento, até porque isso não existe, já que cada casal compartilha de sentimentos totalmente únicos, o que faz com que as experiências vividas durante o relacionamento não possam, em hipótese alguma, ser descartadas sem que haja uma profunda reflexão.

Lembre-se de Como Tudo Começou

Antes de tomar uma decisão precipitada é importante que você reflita sobre o que fez com que você se sentisse atraído no início do relacionamento, já que mesmo que a relação esteja estremecida, vocês já vivenciaram momentos incríveis. Então, pense com carinho nas qualidades de quem está ao seu lado, pois mesmo que essa pessoa tenha inúmeros defeitos, é fato que em muitos momentos ela tenha atitudes admiráveis.

Momentos de Crise Podem Acontecer

Lembre-se também que quando o assunto é um relacionamento nem tudo são flores, por isso em determinado momento o relacionamento pode estar péssimo, mas é possível que em pouco tempo a crise passe e os bons momentos voltem a reinar. Portanto, não desista do relacionamento pelo simples fato de vocês não compartilharem das mesmas opiniões em alguns momentos.

Compreenda as Diferenças

Muitas pessoas acabam desistindo de um relacionamento pelo simples fato de notarem que existem muitas diferenças entre elas e a pessoa com a qual se relacionam. O fato é que muitas diferenças podem ser positivas, por isso não queira que o seu companheiro seja exatamente como você é ou como você gostaria que ele fosse, mas procure entender que por vocês terem vindo de culturas diferentes, é comum que vocês tenham opiniões e comportamento divergentes.

Como Saber se é Hora de Colocar um Ponto Final no Relacionamento

Se você analisou todos os aspectos abordados anteriormente e mesmo assim não tem certeza se deve apostar na continuidade da relação, verifique as seguintes questões:

  • Será que ainda existe amor no relacionamento?

Por mais que vocês sejam bem diferentes e tenham discussões constantes, se ainda existe amor no relacionamento talvez seja o momento de repensar na possibilidade de recomeçar, assim como era quando vocês se conheceram, afinal se ainda amor, razões para tentar levar o relacionamento adiante não faltam.

  • Vocês fazem planos juntos?

É pouco provável haver um futuro de sucesso se não houve nenhum tipo de planejamento, por isso se você está em dúvidas sobre o futuro da relação, procure analisar sobre os planos que você e o seu companheiro fizeram juntos.

Se vocês compartilham dos mesmos planos saiba que isso é um excelente sinal, mas se você pensa de uma forma e ele em momento algum parece estar de acordo com você, talvez essa incompatibilidade seja um sinal de que vocês não foram feitos um para o outro.

  • Ainda existe respeito entre vocês?

O respeito é algo fundamental para que uma relação tenha um futuro promissor. Portanto, se durante as discussões um costuma se dirigir ao outro de maneira desrespeitosa e, em casos mais graves, se já houve agressão física ou psicológica, tenha certeza de tudo isso é um sinal de que talvez o sentimento que vocês compartilham esteja bem longe de um verdadeiro amor, já que quem ama só pensa em ver o outro bem e faz tudo para que isso de fato aconteça.

  • Você se sente feliz quando estão juntos?

Qual é a sua sensação quando vocês estão juntos? Se você costuma se sentir feliz e realizada ao lado do seu amado, talvez isso aconteça pelo fato de vocês ainda se amarem, mas se nem os momentos de descontração trazem algum tipo de alegria, é possível que o que um sentia pelo outro já não exista mais.

  • Vale a pena apostar em um recomeço?

Sempre vale a pena colocar os aspectos negativos e positivos do relacionamento em uma balança e analisar se mesmo enfrentando alguns problemas o sentimento existente entre vocês ainda faça com que tudo valha a pena. Se a resposta for sim, procure ter uma conversa séria com o seu parceiro para que vocês pensem em alguma forma de reconstruir a relação, mas se nem o sentimento que resta é capaz de mostrar um recomeço, talvez seja o momento de desistir da relação e dar uma nova chance para a felicidade.

Se você refletiu sobre as perguntas destacadas, mas chegou a conclusão de que não vale a pena continuar acreditando no futuro da relação, procure comunicar a sua decisão ao seu parceiro e tente de todas as formas colocar um ponto final de forma amigável, pois mesmo que o relacionamento amoroso não vá adiante, vale a pena manter a amizade com alguém com quem você compartilhou os sentimentos mais puros e viveu momentos inesquecíveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *