A fofoca ou a conversa informal que ocorre entre as pessoas que conhecemos e amamos, parece ser uma parte inevitável da vida familiar. Se por um lado ela pode ser uma das formas mais comuns de partilhar a informação, por outro se a fofoca for uma maneira pejorativa das pessoas falarem das outras, isso pode muitas vezes ser prejudicial para toda família. Mas como lidar com fofocas dentro da nossa própria família? É o que iremos analisar nesse artigo.
Sugestões Para Não Participar de Fofocas na Família
Para evitar que você se torne um participante das fofocas familiares, tenha em mente as seguintes sugestões.
-Ria da pessoa que veio fazer fofoca: ao reagir com humor, você está enviando a mensagem de que claramente não leva a notícia a sério. Isso ajuda a difundir a situação, se é sobre o seu ou de outro membro da família, o que implica que não há nada de interessante para compartilhar.
-Conte com a ajuda de alguém de confiança: Se há um membro da família que insiste em espalhar notícias para denegrir o sua pessoa, encontre alguém de sua confiança e diga-lhe sobre o que está acontecendo. Ao explicar como essa situação é dolorosa, a pessoa que faz fofoca tenderá a se abster de repetir boatos prejudiciais sobre você no futuro.
-Vá à fonte da fofoca. Certifique-se de falar com por si só, de modo que eles não fiquem envergonhados e com raiva. Evite fazer acusações, no entanto, a fim de evitar colocá-los na defensiva.
-Mantenha foco nas conversas, de preferência falando sobre temas impessoais, como jardinagem, tempo, e filmes, assim é possível evitar ouvir fofocas sobre outras pessoas, ou saber que alguém falou mal de você.
-Cuide da sua vida. A melhor maneira de evitar problemas e manter fora dos boatos é evitar espalhar fofocas. Você deve reagir à fofoca, mostrando uma clara falta de interesse, pois isso pode desencorajar o membro da família e mostrar aos outros que você é confiável.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ujFdYdt2GmI[/youtube]
Consequência das Fofocas na Família
Lidar com fofocas de família pode ser prejudicial, degradante, triste, discriminatório, arruinar uma relação familiar por toda a vida, separar uma família da outra, destruir a lealdade dentro do ambiente familiar, entre outros fatores. A fofoca se torna um problema quando é perigosa para toda a família. Devemos pensar antes de dizer qualquer coisa sobre qualquer membro da família ou alguém que possa prejudicá-lo.
A fofoca é uma constante em muitas famílias e muito do que é dito sobre a pessoa que está fazendo fofoca é somente especulação em vez da verdade. Cada pessoa vê assuntos diferentes de uma maneira completamente diversa. O comportamento adequado é nunca falar ou contar nada sobre a vida de um membro da família para outro do mesmo ambiente familiar ou parente.
A informação sobre a vida de alguém que você carrega para outra pessoa, mesmo que você esteja fazendo isso de forma sigilosa e confie nela, mais cedo ou mais tarde poderá ser repassado para alguém. Uma vez que essa pessoa tem seus círculos através da família e pessoas de fora, o individuo que foi falado sempre correrá o risco de ter seu segredo espalhado para outros membros familiares.
Quando abrimos a boca para falar de ninguém, estamos abrindo a “caixa de Pandora”, e nós podemos ferir os sentimentos de alguém que pode nunca mais nos perdoar. Várias pessoas podem ver, por exemplo, um membro da família, um cunhado ou uma cunhada falar com uma pessoa do sexo oposto, que pode ser apenas um vizinho ou um colega de trabalho, nesse caso a pessoa não deve correr para casa, e logo telefonar para suas famílias, dizendo o que viu, pois corre o risco de provocar uma desavença familiar desnecessária.
O que você acha sobre isso? Você acha que é certo contar o nosso irmão / irmã sem saber antes a verdade? É a mesma coisa que apunhalar alguém pelas suas costas. Eles podem ser casados com um homem e uma mulher muito ciumentos, e isso poderia iniciar uma briga que poderia acabar em divórcio, somente porque estavam conversando com um amigo ou uma amiga.
Fazer fofoca é perigoso em qualquer família e deve ser evitado em todos os níveis. Nunca diga às pessoas tudo o que ouvir, pois pode resultar em fofocas perigosas. É melhor dizer apenas coisas boas sobre os outros, e assim você nunca vai ter problema algum com fofocas. Se você for uma pessoa sincera, e se tiver algo a dizer, certamente não será para outro, será para a pessoa com quem tiver algum problema.
Definindo Fofocas
Cada família tem sua quota de problemas pessoais. A realidade é que algumas famílias os escondem melhor do que as outras. Um dos mais comuns e mais reconhecidos é a fofoca. A fofoca é muitas vezes mais destrutiva quando flui dentro da própria família.
Lidar com fofocas de família é como lidar com uma dinamite, pode se tornar explosivo a qualquer momento. A manipulação de fofocas de família não é apenas uma situação difícil, mas também delicada. A fofoca é algo que é dito a outra pessoa sobre outra que impactá-las de uma forma negativa. Um equívoco é que a fofoca é muitas vezes mentiras.
Isto pode ou não ser verdadeiro. A triste realidade é que em algum momento a verdade dói, e alguns membros da família machucam as pessoas com a verdade. Dizer qualquer coisa que possa fazer outras pessoas chorarem ou deixá-las tristes, ou degradá-las de qualquer forma deve ser considerada fofoca.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ozsII9ChbXw[/youtube]
Por Que as Fofocas São tão Destrutivas?
Quantas vezes alguém disse algo doloroso apenas para fingir que estava ajudando o outro. Dizer algo doloroso para os outros e, em seguida, afirmar que as palavras são para ajudar é totalmente errado. Algumas das piores e mais nocivas coisas são ditas com o pretexto de ajuda.
A questão é que a pessoa que faz as declarações normalmente quer tentar controlar a outra pessoa. As fofocas que ocorrem dentro das famílias são feitas muitas vezes mais por descuido do que por intenção maliciosa. As fofocas acontecem dentro das famílias, quando os membros da família começam a dizer coisas sobre o outro.
A dor infligida muitas vezes é sentida em um nível emocional profundo. Muitas vezes as pessoas têm de lidar com a dor que a fofoca provoca muito tempo depois que as palavras foram ditas. Quantas vezes reputações foram destruídas pelas palavras dos outros? Quantas vezes membros da família machucaram um ao outro por meio de atos e palavras impensadas e descuidadas? A realidade é que a fofoca cria ferida e estragos por onde passa.
Salete Dias
Excelente!
O problema não é lidar com fofocas, mas com pessoas fofoqueiras.
Elas sempre acabam fazendo pior se repreendidas, pois sempre são pessoas orgulhosas e convencidas, ferir o orgulho delas significa cutucar um leão.
Eu nasci em um ambiente familiar dominado pela fofoca, e abandonei ela definitivamente; foi uma decisão ultra-radical, mas hoje vejo que vivo muito melhor e mais confortável, apenas de imaginar viver com uma pessoa que fica conversando no ouvido dos outros e apontando o dedo, me lembra um pesadelo para mim.
Sou solteiro, mas quando achar a mulher certa e criar a minha família, será exatamente o oposto do que vivi, com fofócas cortadas na raiz.
Só o tempo que se perde em mesas de bar fofocando, daria para estudar, ler e se aprimorar pessoalmente, não é a toa que gente fofoqueira sempre é pobre; pois tempo é dinheiro!