Cuidados Para Melhorar o Bem-Estar da Gestante no Verão

Quando as mulheres ficam grávidas, elas precisam ter uma série de cuidados com seu corpo e com o bebê que está dentro dele.

Se ela fica grávida na alta temporada do verão, sob o calor intenso, então, esses cuidados devem ser redobrados, pois a sensação de desconforto com certeza será maior.

Nesse artigo veremos algumas das principais orientações para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida da gestante no verão.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=_TBQIZLuwcM[/youtube]

Saúde e Bem-Estar da Gestante no Verão

O verão por si só já e uma estação, que devido ao calor intenso e aos fortes raios solares que atingem a pele do corpo humano em determinadas horas do dia, pode ser muito prejudicial também para a gestante, se ela não tomar algumas providências essenciais para o seu bem-estar.

Cuidados Que as Gestantes Devem Ter no Verão

A mulher grávida costuma sofrer muito no verão, pois além do tempo star muito quente e úmido, ainda carrega o peso da criança em sua barriga.

A gravidez pode inclusive fazer o verão parecer mais quente ainda para algumas mulheres que são mais sensíveis às altas temperaturas.

Mas, seguindo algumas orientações simples elas podem manter seu bem-estar.

  • Intolerância ao Calor em Algumas Mulheres Grávidas

Segundo especialistas, a sensação térmica das temperaturas elevadas na estação do calor, além de ser desagradável para a maioria das pessoas, afeta em particular um grande número de mulheres gestantes.

Os ginecologistas orientam que quando a mulher está grávida a temperatura do seu corpo já é um pouco mais elevada do que o normal, então juntando com temperatura exterior quando está muito quente então, isso a faz sentir-se com mal-estar e muito desconfortável.

Os especialistas orientam que as gestantes que já têm algum grau de intolerâncias temperaturas altas do calor tomar muito mais cuidados aos aconselhamentos profissionais nesse período, para que elas possam sentir bem-estar.

Se o “índice de calor” (ou seja, o quão quente a temperatura é sentida por causa da junção de calor e umidade) for muito alto, então é um bom dia para a mulher grávida ficar dentro de casa, tanto quanto possível com o ar condicionado ligado, e só sair se for extremamente necessário.

“Um pano umedecido em água fria, que deve ser aplicado na parte de trás do seu pescoço, sua testa, ou no topo de sua cabeça também é uma boa maneira de manter a temperatura do corpo menos elevada”.

  • Se a mulher costumar suar muito por causa da temperatura elevada do calor, deve se certificar de que está bebendo uma grande quantidade de líquidos.

A água com certeza é o melhor, mas também existem os sucos de laranja, leite e bebidas para esportivas, que substituem eletrólitos que estão sendo expelidos através do suor da gestante.

  •  No entanto os especialistas advertem que adverte que o excesso de ingestão de água pode ser também um problema, como tudo em excesso no organismo é levando a uma condição chamada de “intoxicação por água”.

Os profissionais da área de saúde orientam que excesso de hidratação do corpo da gestante com água pode diluir os eletrólitos ainda mais, e pode fazer com que os músculos das mulheres grávidas fiquem cansados, provocando cólicas, e em casos graves, até mesmo a perda da consciência.

Os profissionais dizem que quando a pessoa está com sede, ela já está desidratada, por isso a mulher que está grávida deve ir bebendo água ao longo do dia.

  • Outra boa orientação para as mulheres gestantes no período de calor é praticar a natação. Esse esporte não só pode refrescar a grávida, como também pode auxiliar a tirar um pouco do peso de seu nervo ciático, proporcionando-lhe um maior bem-estar.

Mesmo nadar na praia pode ser uma coisa boa. A mulher grávida deve apenas certificar-se, que as ondas não vão derrubá-la.

  • Usar tecidos especiais para a respiração da pele ​​para que a gestante não soe muito, vai mantê-la mais fresca e auxiliá-la na prevenção da sensação de grande calor que pode se desenvolver em seus seios e abdômen, e que é um problema muito comum para as mulheres gestantes.

Por isso, os especialistas orientam as gestantes a levarem consigo sempre uma garrafa cheia de água para que ela possa hidratar-se quando começar a ter a sensação de calor.

  • Outra boa orientação dos especialistas é fazer exercícios físicos nos momentos em que o dia estiver mais frio, evitar as atividades que podem provocar um superaquecimento como exercícios aeróbicos, por exemplo.

Quando se trata de exercícios para o corpo, os especialistas orientam que as mulheres grávidas sempre tenham um acompanhamento de um médico e de um professor de educação física, antes de começar as atividades, ou continuar, com a rotina dos exercícios que ela já fazia antes do período da gestão.

  • Uma orientação de extrema importância por parte dos especialistas é a respiração da gestante que também é um fator primordial para que ela mantenha seu bem-estar.

Os profissionais orientam que a respiração é necessária para amenizar a sensação de calor, por isso, a mulher grávida deve de certificar que tem um bom padrão de respiração, pois algumas pessoas respiram muito rápidas ou muito lentas, e o ideal é manter um ritmo normal ao respirar.

Se a mulher gestante você estiver tendo algum problema de respiração por causa de complicações das alergias ou asma, por exemplo, o mais aconselhável é que ela fique em casa para evitar respirar o ar poluído das ruas.

  • Outra sugestão por parte dos especialistas é sempre tentar evitar o sol direto do meio-dia, porque as mulheres grávidas estão mais propensas a contraírem queimaduras solares do que mulheres que não estão esperando bebê.

Além de sempre beber líquidos para substituir cada momento que ela passar sob os raios solares, sentindo calor, deve procurar evitar atividades ao ar livre durante as horas que estiverem mais quentes durante o dia.

  • Os especialistas recomendam sempre que as mulheres gestantes usem um protetor solar FPS com filtro alto.  “Se a grávida tiver a pele muito clara, deve usar FPS 30 ou 45”.

Segundo especialistas o “aumento da produção de melanina pode levar ao aparecimento de manchas na pele, por isso a mulher grávida deve sempre se certificar de passar um tempo limitado no sol e não sair de casa sem protetor ou filtro solar”.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *