Educação Rígida Para os Filhos

Se você está sempre em busca de maneiras para oferecer uma boa educação para os seus filhos saiba que está no caminho certo. Mas qual é o seu perfil como pai? Você se considera uma pessoa rígida demais, em alguns momentos acaba perdendo as rédeas ou se acha flexível em todos os momentos? Então reconheça em qual perfil você se encaixa e saiba como lidar com a responsabilidade de formar e educar uma criança.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=-_UAqLQN1Qs[/youtube]

O Que é Ser Pai?

Antes de falarmos um pouco mais sobre as formas de educar uma criança, cabe fazermos uma reflexão sobre o que na realidade é ser pai. Você já pensou no assunto? Muitas pessoas sonham em ter o próprio herdeiro e outras acabam gerando uma criança sem ao menos ter planejado.

O fato é que a melhor coisa a ser feita é planejar antes de colocar uma criança no mundo, pois dessa forma você poderá se preparar fisicamente, financeiramente e, principalmente, psicologicamente, pois ser pai ou mãe a maioria das pessoas pode até ser, mas saber educar realmente uma criança é algo que vai muito além disso.

Antes de definir o momento certo de ter um filho você deve estar certo de que está realmente preparado, pois a partir do nascimento da criança você precisará abrir mão de algumas coisas para se dedicar intensamente na criação da criança.

Educar uma criança exige maturidade, pois em muitos momentos você vai tomar atitudes erradas, mas acima de tudo precisa estar em busca de melhorar sempre para acertar na criação de seu filho, afinal você é responsável pela formação do caráter dele.

Que Tipo de Pai Você é?

Se você foi presenteado com um filho, será que já parou para pensar como você está exercendo a sua função de pai? Talvez com a correria do dia a dia você acabe tomando atitudes de maneira impulsiva e nem saiba como realmente está sendo com pai, por isso analisaremos os perfis já mencionados logo acima para que você mesmo análise a sua postura e possa concluir se as suas atitudes estão sendo assertivas ou se há a necessidade de repensar no seu comportamento como educador.

Qual é o Seu Perfil?

Pais sem Atitude

Você conhece alguém que ao ver o filho fazendo uma birra, tomando uma atitude errada ou dando ordens para os pais finge que não está prestando atenção na situação? Pois é, a cada dia parece que aumenta o número de pais sem atitudes.

Existem pais que se encaixam nesse perfil que negligenciam todas as situações, mas há quem se mostre preocupado, mas acaba não tomando atitude em relação ao mau comportamento da criança.

O problema é que os pais sem atitudes acabam criando filhos que se sentem no dever de agir, de forma errada ou não, já que percebem que os pais não têm domínio nenhum.

Pais Rígidos

Ao contrário dos pais sem atitudes podemos encontrar os que são rígidos, que com medo de perder as rédeas acabam forçando na educação dos filhos e atuam com punições, acreditando que tudo isso influenciará positivamente na formação do caráter deles.

O fato é que existem punições positivas, mas se elas forem tomadas sem um diálogo prévio e com rigidez excessiva, poderá ter um resultado contrário, ou seja, fazer com que os filhos se revoltem com a situação, discordando totalmente da educação oferecida pelos pais.

Pais Equilibrados

Dos perfis mencionados esse é o mais indicado pelos especialistas no assunto, já que pais equilibrados têm uma chance bem maior de formar filhos equilibrados.

Os pais equilibrados estão de olho nos filhos o tempo todo, não são negligentes frente a nenhuma situação, mas acreditam que com rispidez fica impossível de fato educar uma criança, por isso apostam no diálogo e quando percebem que a conversa não está tendo efeito, acabam retirando algo considerado importante pelos filhos, já que dessa forma eles verão onde erraram e terão um momento de reflexão.

Dicas Para Educar os Filhos

Como as crianças nunca vêm com um manual de instrução, é fundamental que os pais se empenhem para educá-los da menor maneira possível. Além disso, compartilhar as experiências com outros pais e/ou educadores e investir em leituras sobre o assunto pode fazer toda a diferença.

Pensando em atitudes positivas sobre a educação dos filhos, selecionamos algumas dicas para que você coloque em prática e tenha sucesso nessa missão.

  • Tenha foco

A partir de o momento que você recebe a missão de educar uma criança a sua vida jamais será a mesma, por isso tenha sempre em mente que você deve ser responsável pela formação da criança, por isso deve dar bons exemplos e oferecer muito amor desde o nascimento dela.

  • Mantenha o diálogo

Criar um filho exige muito jogo de cintura, pois conversas nos momentos de tranquilidade pode até ser fácil, mas manter um diálogo saudável mesmo quando o seu filho causar algum tipo de decepção exige bastante equilíbrio.

  • Aposte nos acordos

Dizer sempre sim o tempo todo pode ser extremamente prejudicial, mas negar todos os desejos do seu filho pode não ter valor nenhum, por isso procure estabelecer acordos na educação da criança, para que ela perceba que em alguns momentos terá o direito de fazer o que quer, mas para isso precisa respeitar alguns limites, que devem ser estabelecidos por você.

  • Aja com paciência

Independente da situação procure agir com paciência e equilíbrio na educação dos seus filhos, pois se irritar e agir com rispidez poderá só piorar o relacionamento entre vocês. Portanto, nos momentos mais desafiantes procure contar até dez e pense muito bem antes de emitir qualquer opinião e/ou tomar qualquer atitude.

  • Seja firme nas decisões

É muito difícil falar não para quem você ama, mas uma boa educação exige limites bem claros, por isso ao tomar uma decisão não volte atrás, para que o seu filho perceba que na vida nem sempre terá tudo o que desejar. Mostre que a sua decisão precisa respeitada, pois tudo o que você faz é na tentativa de contribuir positivamente para a formação do caráter dele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *