Mães que trabalham fora são alvo de muitas críticas e muitas discussões envolvendo a educação das crianças. Por mais que em alguns momentos a presença da mãe em casa faça falta, saiba que essa situação tem sim o seu lado positivo.
Pesquisam mostram que ter uma mãe que trabalha fora não é prejudicial e que há, de fato, muitos benefícios para as crianças. Confira, a seguir, alguns pontos positivos que uma família ganha quando a mulher trabalha fora.
Exemplo Positivo Para os Filhos
As crianças precisam perceber desde cedo que as mulheres não são empregadas domésticas e que elas têm direito, tanto quando os homens, a ter uma carreira profissional.
As meninas vão aprender que elas podem, e devem, ter uma profissão e uma carreira, ao invés de apenas se casar e ter filhos. Por sua vez, os meninos precisam perceber que as tarefas domésticas são parte integrante da vida familiar. Isso também irá influenciá-los de forma significativa quando começarem as suas próprias famílias.
Filhos Mais Independentes
Quando a mulher trabalha fora, todos precisam colaborar para que a casa funcione e isso acaba obrigando os filhos a se tornarem mais independentes. Tarefas simples como aquecer a própria comida no micro-ondas, ou mesmo cozinhar, no caso dos mais velhos, é algo muito positivo na educação dos filhos.
Muitas mães que se dedicam aos filhos em tempo integral acabam pecando pelo excesso, já que estão sempre ali para fazer tudo para eles. Isso impede, muitas vezes, que eles caminhem com as próprias pernas e aprendam a se virar sozinhos.
Mães Sem Depressão
As estatísticas mostram que uma dona de casa está mais propensa a sofrer de depressão do que uma mulher que trabalha fora. Uma mãe frustrada e com depressão dificilmente conseguirá oferecer tudo o que uma criança precisa, mesmo que esteja perto dela o dia todo.
Uma mulher que trabalha e tem uma vida independente da família se sente mais realizada e, consequentemente, será muito mais positiva no ambiente familiar. Claro que se ela ficar sobrecarregada com trabalho, filhos, marido e casa não conseguirá se sentir realizada, por isso estamos falando de casos em que há equilíbrio entre as tarefas.
Mais Tempo de Qualidade Com os Filhos
Muito se fala sobre a importância de se passar tempo de qualidade com as crianças. Infelizmente, muitos pais não dão 100% de atenção para os filhos quando estão com eles, isso porque passam mais tempo verificando e-mails ou lendo o jornal do que realmente ouvindo os pequenos.
As mães que trabalham fora sabem que precisam se desligar do resto do mundo assim que chegam em casa, afinal elas passam o dia todo no trabalho e precisam se dedicar 100% do seu precioso tempo para os seus filhos. E-mails, mensagens e Facebook podem esperar até que as crianças vão para a cama.
Crianças Com Menos Problemas de Comportamento
Muitas mulheres temem que o fato de não passarem muito tempo com seus filhos pode levar a problemas de comportamento das crianças. Entretanto, estudos comprovaram que as crianças, filhas de mães que trabalham, não sofrem tanto quanto as pessoas pensam. Em muitos casos, elas até passam a se comportar melhor do que as crianças filhas de mães em tempo integral.
Claro que estamos falando de casos em que as mães que trabalham são conscientes e contam também com o apoio dos pais. Infelizmente nem todas as famílias são assim. O que estamos querendo dizer é que é possível oferecer uma educação de qualidade sem estar ao lado da criança o dia todo.
Ter Mãe Que Trabalha Fora Não Deixa a Criança Carente
Uma das primeiras críticas que as mães que trabalham fora recebem é que o filho ficará carente de atenção e carinho sem elas por perto. A verdade é que pesquisas realizadas pela Universidade de Londres comprovaram que não há nenhuma garantia de que os filhos de mães que trabalham fora ficarão com carência de algo.
O segredo é conseguir o equilíbrio entre o trabalho e a maternidade. Muitas escolinhas e creches de período integral oferecem todo o suporte que a criança precisa para crescer feliz e sem nenhuma necessidade. Além disso, muitas mães têm a oportunidade de contar com a ajuda das avós para cuidar das crianças enquanto elas trabalham.
Os Pais Se Tornam Mais Parceiros
Muitas mulheres que se dedicam aos filhos em tempo integral reclamam que os maridos acabam deixando toda a responsabilidade de educar as crianças nas costas delas. Isso porque eles pensam que como elas não trabalham fora têm todo o tempo que eles não têm para cuidar da família.
Já no caso das mulheres que trabalham, em muitos casos os maridos acabam se tornando mais parceiros, dividindo as tarefas igualmente. Essa colaboração do pai e da mãe, além de fazer bem para a educação dos filhos, ajuda a fortalecer o relacionamento do casal.
Mães Que Trabalham Podem Dar Uma Pausa dos Problemas Familiares
Precisamos ser realistas, cuidar de uma casa, educar filhos e manter um casamento não é uma tarefa das mais simples. Pode ser muito estressante passar o dia todo em meio a afazeres domésticos e bagunças dos filhos. As mães que trabalham têm a oportunidade de “respirar” quando vão para o trabalho e isso as deixa menos estressadas.
Claro que nenhuma mãe quer abandonar seus filhos ou fica feliz por estar longe deles, mas ninguém é de ferro e todo mundo precisa de um momento longe de problemas para se recompor e dar o melhor de si para sua família quando está em casa.
Não Se Sinta Inferior
Se você é mãe e trabalha fora, não se sinta inferior às outras porque não pode estar presente em todas as festinhas, em todas as reuniões. Pense em toda a atenção que você dá para o seu filho quando está com ele, pense no carinho que ele te dá. Ele parece estar infeliz ou sentindo falta de algo? Certamente não.
Não se sinta culpada por trabalhar fora, pense que você está fazendo tudo isso pelo bem dos seus filhos, parece oferecer a eles uma vida melhor, e, claro, uma mãe melhor e mais realizada.