Dicas de Como Engravidar Naturalmente

Para as mulheres que estão pensando em ter um filho no próximo ano, saibam que um pouco de planejamento pode ajudar a engravidar naturalmente. Claro, que estamos falando de preparação. Não de planejamento de comprar a casa, ter um bom emprego ou se estabilizar financeiramente. Mas, de outros cuidados, principalmente, com a sua saúde. Veja algumas dicas para engravidar naturalmente!

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=6HVWumkm4oM[/youtube]

1- Procure um Médico.

O primeiro passo é falar com o seu ginecologista sobre a sua intenção de engravidar. O médico pedirá que você faça exames pré-gestacional, um verdadeiro check-up. Com o resultado desses exames na mão o ginecologista poderá avaliar como vai a sua saúde e também verificar se existem históricos de doenças na sua família. É recomendado também que nos 4 meses antes da gravidez, a mulher comece a ingerir ácido fólico.

2- Evite Falar Para as Pessoas a sua Ideia de Engravidar.

Não é legal espalhar para todo mundo que você está tentando engravidar. É normal que depois disso, as pessoas ficarão lhe perguntando, o que fará com que você se sinta pressionada. Essa pressão pode atrapalhar a sua intenção de engravidar.

3- Faça Atenção ao seu Peso.

As mulheres que estão acima do peso ou sofrem com obesidade podem ter dificuldades para engravidar. Sem falar que os quilos a mais oferecem um grande risco para a saúde, como problemas de pressão alta e diabetes.

Mas, não só as mulheres acima do peso têm problema, as magras demais também, onde se encontra o maior número, com taxas consideráveis de infertilidade. As magras demais têm o organismo muito debilitado e não suporta levar uma gravidez.

4- Pratique Atividades Físicas.

A prática de exercícios por parte das grávidas auxiliam na melhora da postura, fortalece a musculatura e auxilia para manter o peso ideal. São pontos importantes que ajudam a mulher levar melhor a gravidez. Além disso, exercícios previnem doenças como o diabetes gestacional, além de melhorar a qualidade do sono, diminuir o estresse e controlar a pressão sanguínea. Somando, o organismo fica muito mais saudável.

5- Pare de Fumar e Evite a Bebida Alcoólica.

Segundo pesquisas, o cigarro e a bebida alcoólica faz com que engravidar fique mais difícil. Se você está pensando em ter um bebê, pare imediatamente de fumar e diminua o máximo o consumo de bebida alcoólica.

6- Faça Sexo com Maior Frequência.

Segundo os médicos, boa parte dos casais que estão tentando ter filho não aumentam as possibilidades por que não fazem sexo como deveriam fazer, isto é, como mais frequência.

E ainda, os médicos alertam que um casal pode considerar que está tendo problemas quando passa um ano de tentativas, sem usar métodos anticonceptivos e a mulher não consegue engravidar. Considerando que os dois não têm nenhum problema de saúde e a mulher tem menos de 35 anos. Vale ressaltar, que a idade é um fator que influência diretamente na dificuldade de uma mulher engravidar.

No caso das mulheres com idade entre 35 a 40 anos, se passar 6 meses de tentativas e a gravidez não acontecer, é necessário procurar um médico. Mulheres com mais de 40 anos, devem considerar que precisam de ajuda a partir de três meses de tentativas.

Mais de dois abortos espontâneos é sinal de que existe um problema de saúde. Problemas como mioma ou síndrome do ovário policístico atrapalham o sonho de engravidar das mulheres. Porém, existe tratamento, que dura entre 3 a 6 meses, a gestação depois pode ocorrer sem problemas.

7- Problemas de Disfunção Ovariana e Ausência de Óvulos.

No ovário os óvulos são produzidos e quando existe algum tipo de alteração nos ovários a produção de hormônios é afetada, podendo comprometer o ovário e interferir o ciclo menstrual.

Através de um exame detalhado é possível detectar problemas no ovário e a cura é feita com o uso de dosagens de hormônios. Também pode ser identificado problemas de ovariana precoce, mesmo que a mulher não tenha entrado na fase da menopausa. As mulheres podem menstruar normalmente mesmo quando estão com problemas no ovariano.

8- Síndrome dos Ovários Policísticos.

Se trata de um problema que atrapalha o equilíbrio da produção de hormônios e em consequência, a mulher tem a menstruação alterada, causando até mesmo a falta do fluxo menstrual. Além disso, o problema cria distúrbios na ovulação criando problemas para a gravidez.

9- Três Problemas que Podem Atrapalhar a Gravidez: Endometriose, Obstrução Tubária e Mioma.

A primeira, endometriose, é um problema que afeta muitas mulheres e a maioria delas demora muito a descobrir que tem o problema. Números revelam que entre 15% a 20% das mulheres têm esse problema e só descobrem quando tentam engravidar e não conseguem.

Os sintomas da presença desse problema são: incômodo durante o ato do sexo e cólicas sentidas depois do período de menstruação, além de dores abdominais.

Já a obstrução tubária é a existência de infecções ou inflamações que criam obstruções nas tubas uterinas afetando a passagem dos gametas masculinos e femininos. Esse problema impossibilita por completo as chances da mulher engravidar.

O número de mulheres que desenvolvem  mioma ao longo da vida é muito grande, de até 50%, porém, é mais comum quando se supera os 40 anos de idade. O problema é consequência das células que crescem de forma desordenada, afetando diretamente o útero. Mas, em poucos casos, a doença provoca a infertilidade feminina. Isso só acontece quando o mioma surge dentro do útero ou em partes que atrapalham a passagem dos embriões.

Problemas Que Podem Afetar a Gravidez Natural

  • Idade Avançada: as mulheres mais velhas vão ter mais dificuldades para engravidar. Isso porque a produção de óvulos diminui com a idade.
  • Problemas de alterações de tireoide também atrapalham pois causam distúrbios na produção de hormônios. Os problemas podem ser para engravidar e também em outras partes do corpo.
  • Aumento da prolactina: outro distúrbio dos hormônios, a alteração faz com que aconteçam mudanças no período da menstruação e isso pode afetar o bom funcionamento dos ovários.
  • Incompatibilidade é quando o organismo rejeita o embrião por que o considera como um invasor do corpo. Pode ser uma das causas do aborto espontâneo.

Uma vez que qualquer um dos problemas seja diagnosticado, a ideia da gravidez deve ser suspensa para o tratamento e somente depois é que o casal deve voltar a pensar em ter um filho. No caso de obstrução de ambas trompas é necessário pensar na fertilização.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *