Parece inevitável, a cada quatro anos o país de prepara novamente para escolher seus representantes e a população fica na expectativa que os candidatos apresentem respostas e soluções para aqueles assuntos mais críticos, aqueles que geram polemicas, assim como a legalização da maconha, o aborto e o casamento gay, sem nenhum sucesso.

Quando são abordados sobre esses temas, considerados nevrálgicos no período de campanhas eleitorais, todos eles buscam sair pela tangente sem desagradar ninguém, já quando o assunto é economia, educação e saúde, por exemplo, todos os candidatos apresentam discursos loquazes e discorrem com idéias e soluções mais variadas, defendendo com entusiasmo idéias e projetos que acreditam e demonstrando sem cerimônias seu cabedal de conhecimentos. Neste artigo nós vamos falar sobre o casamento gay, e a posição dos três candidatos a presidência da República.
Casamento Gay – uma Reivindicação
A comunidade LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, do Brasil vem reivindicando nos últimos anos a legalização do casamento civil entra gays no país, ou seja, a legalização da união civil entre duas pessoas do mesmo sexo. A reivindicação desse grupo é a legalização da união, de forma que gere direitos legais cabíveis, como direito a herança, a inclusão em plano de saúde, a adoção e todos os direitos e deveres afeitos a um casal após sua união civil.
União
Muitos cartórios de registro civil no país vêm realizando o casamento, porém como ele não está disciplinado na legislação federal, não gera os direitos decorrentes. Vale salientar que algumas religiões no país já vêm realizam a celebração dessas uniões e reconhecem o casamento entre gays, aceitando sua participação nas suas comunidades.
Posição dos Candidatos:
José Serra – O candidato do PSDB foi questionado pela Folha de São Paulo sobre sua posição quanto ao casamento gay, se apresentou favorável a união civil e a adoção por homossexuais, afirma que sempre defendeu o direito a diversidade e afirmou que o governo não deverá legislar sobre casamento religioso.

Favoravel
Marina Silva – A candidata do PV tenta, assim como os demais candidatos, a agradar a todos. Afirmou em uma entrevista que é a favor da união civil de homoxessuais ao mesmo tempo que afirmou que não aceita o casamento entre homoxessuais, pois é um sacramento.
Dilma Rousseff – A candidata do PT entrevistada pelo programa Roda Viva, afirmou igualmente que é favorável a união civil entre homossexuais mas que entende que a questão é religiosa.
Resumindo…podemos perceber que os 3 candidatos repetem o mesmo discurso, tentando ganhar os votos tanto dos homossexuais como daqueles que são contra o casamento, sem se comprometer com nenhum deles…ou seja…. assim como todos os outros candidatos, eles permanecem em cima do muro sem se posicionar sobre questões que possam gerar qualquer polemica.