No Brasil a indústria do casamento não sobrevive apenas de fotos, vestidos de noivas, arranjos e bem-casados. Num mercado que movimenta por ano algo em torno de R$ 10 bilhões, os empresários do segmento investem em tecnologia para conseguir atrair os noivos e assim ganhar mais espaço nesse mercado. Apesar de todo um estilo conservador que geralmente envolve a maioria dos casamentos, cada vez é maior o numero de empresários que vem investindo e inovando na oferta de produtos e também na prestação de serviços a quem pretende se casar.
As Novidades
As novidades não param de surgir e nem mesmo de surpreender e vão desde cobertura em tempo real do casamento nas redes sociais a listas falsas de presentes para que os noivos arrecadem dinheiro sem se tornarem deselegantes. Até mesmo sites de compras coletivas de presentes surgem atualmente, numa corrida maluca onde todos querem uma fatia desse mercado promissor que hoje movimenta R$ 10 bilhões por ano de acordo com um levantamento feito pela Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais (ABRAFESTA).
De acordo com os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há indicativos de um potencial em expansão com o numero de casamentos girando em torno de 1 milhão por ano.
Peregrinação em Busca do Presente
Até a pouco tempo um convite de casamento implicava em grande trabalho onde já se podia antever o sacrifício com a peregrinação de loja em loja atrás de listas de presentes até que se pudesse encontrar algo que se encaixasse em nosso orçamento. Hoje as coisas estão mudando e isso por conta dos sites de compras coletivas onde se pode encontrar numa única lista a relação de todos os presentes que os noivos desejam ganhar.
Na “Lista Perfeita” como é chamada, os presentes pode ser adquiridos de diversas lojas que pagam uma comissão por cada produto vendido através do site. A verdade é que essa onda de sites de compras coletivas já chegou até mesmo ao altar o que serve para facilitar a vida dos convidados.
Tradicionais Buscam se Reinventar
Ao mesmo tempo em que empresários investem na indústria do casamento tentado modernizar o segmento para facilitar a vida tanto dos noivos como dos convidados, há negócios tradicionais que não podem ser colocados de fora, entretanto eles vêm ao longo dos anos tentando se reinventar na tentativa de se manter atuando messe promissor mercado.
Esse é o caso dos Estúdios de fotografias que antes os noivos precisavam se deslocar até o estúdio para tirar fotos, isto se quisesse que o casamento fosse registrado. Hoje, entretanto as imagens são gravadas com uma superprodução, vídeos com tecnologia 3D, imagens aéreas e até mesmo cobertura nas redes sociais, em tempo real. Para isso basta uma boa conta bancária.