Infertilidade

Infertilidade

Ter filhos é um desejo natural dos casais, e para um grande número de pessoas, uma das maiores motivações para o casamento é justamente o desejo de formar uma família e ter filhos com a pessoa amada. Então planejam a sua vida a dois preparam os documentos, o smoking e o vestido, casam, se organizam com o trabalho, estudos, casa, etc., até que em determinado momento, resolvem que já é hora do bebê chegar. Param com os métodos anticoncepcionais e nada acontece. Esse é um momento muito difícil na vida dos casais que enfrentam a infertilidade, pois alguns tratam isso de maneira natural, como um problema de saúde, para outros, no entanto, a infertilidade está diretamente ligada a sexualidade do casal e para estes a capacidade sexual, a potencia masculina e a infertilidade estão inseridos em um único contexto, que vai atormentar a relação do casal, fazendo com que surjam cobranças e conflitos.

Casal Infértil

Diz-se que o casal é infértil quando, depois mais de um ano mantendo relações sexuais freqüentes e sem uso de anticoncepcionais não há a concepção. Nesse caso o casal então pode ser considerado infértil e deve procurar ajuda médica para tentar diagnosticar as causas da sua infertilidade, assim considerados os distúrbios no sistema reprodutivo do homem ou da mulher capaz de reduzir a capacidade de gerar filhos. Estudos demonstram que cerca de 20% dos casais tem ou teve algum tipo de problema ou dificuldade para gerar filhos, e metade deles precisa de técnicas mais avançadas e tratamentos para engravidarem e para estes, o casamento no campo ou na praia é apenas um detalhe, afinal, a maior dádiva que é a de gerar descendentes acaba se tornando um problema.

Diagnóstico de Infertilidade e Tratamento

Depois de um ano mantendo relações sexuais freqüentes sem utilização de métodos contraceptivos se a gravidez não ocorrer o casal deve procurar um médico, que a princípio pode ser um médico ginecologista. Este médico deverá solicitar ao casal exames para então realizar uma avaliação e dar o diagnóstico. Deverão ser verificadas as condições gerais de saúde da mulher, seu ciclo menstrual e sua fisiologia ovulatória e também o homem deverá realizar um espermograma. Com esses exames o médico poderá orientar o casal sobre os procedimento a serem seguidos, que podem variar de um simples tratamento com terapia hormonal, coito programado, indução da ovulação, pequenas cirurgias ou então encaminhá-los para a inseminação artificial.

Outras Opções

Quando esses tratamentos mais simples não são eficazes, então é hora do casal conversar, refletir e chegar a um consenso sobre os próximos passos, também ouvindo a opinião do médico. A partir daí o tratamento é realizado com as técnicas de reprodução assistidas, que são bem mais complexas, e muitas pessoas e casais não concordam com os métodos utilizados, ou então não desejam se submeter a eles. Para estes casais o tratamento chega ao fim aqui. Enquanto alguns desses casais desistem definitivamente do sonho da maternidade e da paternidade, outros no entanto traçam novos caminhos, mudam a rota e seguem em frente, esses casais encontram na adoção a realização dos seus mais lindos sonhos e anseios, até mesmo mais forte do que o dia em que cortaram o bolo de casamento, e geram no seus corações famílias linda, únicas e abençoadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *