Como Engravidar Com Segurança Após os 35 Anos?

A cada dia passa a ser mais comum o fato de uma mulher adiar a gravidez por conta da vida pessoal, profissional, entre outros fatores. Não é uma regra, mas atualmente a maioria das mulheres tem dado prioridade à carreira para depois optar pelo casamento e após algumas conquistas planejar um bebê. Outras até tem o desejo de ter um filho mais cedo, mas por falta de um companheiro acabam tendo o sonho de ser mãe adiado.

De acordo com a Fundação Seade só no Estado de São Paulo aumentou 2,3%, nos últimos dez anos, o número de mulheres grávidas entre 35 até 39 anos. Provavelmente o aumento de mulheres grávidas após os 35 anos deva ter aumentado nas demais regiões também.

O fato é que ao adiar a gravidez a mulher até pode ter a chance de conquistar os seus objetivos, mas nem tudo são flores, pois uma gravidez tardia exige alguns cuidados e, em alguns casos, pode ser até arriscada. Portanto, se você pensa em engravidar após os 35 anos, veja quais são os cuidados necessários para que tudo corra bem.

Existe uma Idade Certa para Mulher Engravidar?

De acordo com os médicos não existe a idade certa para que uma gravidez aconteça, mas o mais indicado é que a mulher opte pela gestação na faixa etária que varia entre 20 e 29 anos, pois nesta fase o aparelho reprodutor já está desenvolvido. Além disso, após os 35 a fertilidade tem uma queda considerável, o que torna a gravidez mais difícil, mas não a torna impossível.

Além dos problemas que podem ocorrer em relação à fertilidade, a mulher corre um risco maior de gerar uma criança com Síndrome de Down. Além disso, o risco de uma mulher sofrer com a hipertensão, doenças pré-existentes e desenvolver o diabetes pode aumentar nesta situação.

Como se Preparar para ser Mãe Após os 35?

Se você adiou a gravidez já está com 35 anos ou mais e não sabe por onde começar, saiba que o primeiro passo é procurar um médico, pois ele conseguirá avaliar a sua saúde por meio de alguns exames. Normalmente os médicos costumam solicitar que a mulher providencie um hemograma completo, exames de sorologia, além da verificação da dosagem da glicose e tireoide. Além disso, inicialmente o médico indica o ácido fólico, já que se ele não estiver na dosagem considerada normal, pode provocar a má-formação do bebê.

Além de contar com os cuidados de um profissional, a mulher deve conferir a carteira de vacinação. Se a sua carteirinha não estiver em dia, tome as vacinas necessárias, pois elas não só te protegerão de uma série de doenças, mas diminuirão os riscos de possíveis problemas gestacionais.

Portanto, antes de tomar qualquer decisão procure um médico e se você não tem hábitos saudáveis, comece já a se alimentar corretamente, pratique exercícios físicos com o acompanhamento de um profissional, evite o cigarro, a bebida, entre outras drogas e procure evitar o stress durante este período.

Dicas para Engravidar Após os 35

Se você já fez todos os exames necessários, já está pronta e ansiosa para a chegada do bebê, mas mesmo assim não consegue engravidar, confira algumas dicas que poderão fazer toda diferença.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qpmmtlUMV18[/youtube]

Conheça o seu Período Fértil

O mais comum é que as mulheres tenham um ciclo menstrual de 28 dias. Portanto se você quer engravidar, o mais indicado é que você tenha relações principalmente durante o seu período fértil, que abrange 5 dias anteriores a evolução e um ou dois dias posteriores.

Evite os Lubrificantes

Durante a relação evite os cremes ou qualquer outro produto lubrificante, pois eles podem fazer a eliminação do esperma. Portanto, procure ter uma relação de forma natural, mas se houver a necessidade de um lubrificante, procure os produtos específicos para mulheres que querem engravidar.

Não Fique Apreensiva

Muitas mulheres desejam tanto a gravidez que por ficarem muito apreensivas não conseguem engravidar. Portanto, se a sua saúde e a do seu parceiro está em dia, tenha as relações com frequência e procure relaxar.

Tenha Relações com Frequência

Mantenha relações sexuais com frequência, pois assim em algum momento coincidirá com o seu período fértil, o que aumentará a chance de você engravidar.

Não Tome Banho Depois das Relações

Procure tomar banho antes de ter a relação e não depois, pois se você fizer isso poderá dificultar a chegada do esperma ao óvulo.

Mantenha Hábitos Saudáveis

Como já foi dito é essencial que você mantenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos regularmente e se você possui algum tipo de vício, abandone-o agora mesmo.

Faça Testes de Ovulação

Se você estiver tendo relação e em algum momento estiver achando que está grávida, tire a sua dúvida com os conhecidos testes de farmácia, pois eles são acessíveis, fáceis de usar e poderão eliminar a sua desconfiança em pouco tempo. Caso a gravidez fique comprovada, procure seu médico.

Conte com o Apoio de um Médico

De acordo com a Organização Mundial de Saúde cerca de 15% dos casais apresentam algum problema de fertilidade. No entanto, se foi detectado algum problema de fertilidade em você ou em seu parceiro não desista, pois existem tratamentos que podem reverter a situação. Conheça alguns tratamentos possíveis:

Indução de Ovulação. Acontece através de hormônios injetáveis ou por via oral. O tratamento é capaz de estimular a liberação de óvulos.

Inseminação Artificial. É um dos tratamentos mais procurados e acontece por meio da coleta dos espermatozoides que vão para o laboratório e posteriormente são colocados no útero.

Injeção intracitoplasmática de espermatozoides. A ICSI é um procedimento no qual o espermatozoide elevado até o útero por meio de uma agulha bem mais fina do que um fio de cabelo.

Fertilização em Vitro. O tratamento tem início com a estimulação da ovulação. Em seguida, acontece a retirada dos óvulos. Os espermatozoides também são colhidos e a fertilização é feito em laboratório. Se o procedimento der certo, o embrião é posteriormente é encaminhado para o útero.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *