O Ciúme e a Insegurança No Relacionamento

“É impossível ser feliz sozinho” já dizia Tom Jobim, e muitas pessoas levam isso bem a sério. As pessoas gostam e sentem necessidade de se envolver, o que não é ruim, já que o convívio com outras pessoas nos tornam pessoas melhores.

A Necessidade de Se Relacionar

Quando crianças, temos a necessidade de ter amigos, de brincar e crescer saudavelmente. Ao entrar na adolescência as nossas necessidades mudam. Começamos a despertar sentimentos e sensações completamente diferentes das que sentíamos quando éramos crianças e passamos a perceber que estamos, de fato, crescendo.

Durante a adolescência começamos a querer brincar menos e nos relacionar de uma forma diferente, com afeto e amor. Paramos de achar as pessoas do sexo oposto nojentas (o que é muitas vezes comum durante a infância) e começamos a querer sua presença mais constantemente. Essa vontade de se relacionar com o sexo oposto não cessa até que encontremos a “alma gêmea”. Então começamos a nos envolver, emocionalmente falando, e começamos a flertar, paquerar, ficar e namorar.

O problema que acontece com muitas pessoas é quando, no turbilhão de sentimentos que acontece dentro da gente, deixamos um outro sentimento “reinar” e esse sentimento que estamos falando não é o amor ou a paixão.

“Mas É Ciúmes…”

Um sentimento muito comum que aparece nos relacionamentos amorosos é o ciúme. Para falar a verdade, podemos perceber esse sentimento dentro de nós desde quando somos crianças, quando não deixamos alguém brincar com nosso brinquedo preferido ou quando vemos que nossos pais dão mais atenção para o nosso irmãozinho recém-nascido e queremos também aquela atenção. Diferente desses exemplos, mas o mesmo sentimento: o fato é que temos medo de perder aquela pessoa a qual gostamos.

O ciúmes é um sentimento que nasce com a gente, afinal, desde crianças o temos, mas quando começamos a nos relacionar, amorosamente falando, as pessoas usam o ciúmes, muitas vezes, de forma errada.

Muitas pessoas alegam que “quem gosta tem ciúmes”, isso como uma desculpa para ter ciúmes. Essas pessoas alegam que o ciúmes é uma prova de que gosta e usam a frase já citada como complemento. Dizem que no dia que não sentirem ciúmes é porque não gostam da pessoa com quem estão se relacionando. Eles usam essa desculpa porque, movidos pelo ciúme, querem saber onde o seu amado está, com quem, o que está fazendo, entre outras coisas.

Ciúmes Também É Causado Pela Insegurança

Geralmente quem sente ciúmes não se importa muito com o pensamento e o bem-estar do outro. Isso porque todo o questionário feito acaba incomodando o questionado. Em termos de satisfação, ninguém gosta de ficar dizendo tudo o que faz o tempo todo, e isso acaba irritando um pouco.

Vendo pelo outro lado, algumas pessoas sentem ciúmes de uma forma exagerada não por culpa própria, mas sim por, muitas vezes, se sentirem inseguras. O medo de perder o namorado ou a namorada transforma as pessoas e as fazem ser controladoras, mesmo sem elas o serem. Por isso elas ligam, conversam com conhecidos, além de outras atitudes um tanto quanto extremas para saber se correm o tal perigo de perder a pessoa.

As pessoas não tem a segurança no relacionamento por diversos fatores. Um deles é a baixa autoestima. Quando as pessoas não se sentem bonitas ou acham que não são capazes de satisfazer o seu parceiro elas acabam criando essa insegurança.  Essa insegurança também pode ser motivada por outras razões, como, por exemplo, o parceiro não demonstrar que gosta da parceira (ou vice-versa). Muitas pessoas pensam que o fato de ligar, mandar mensagem, cobrar satisfações e até mesmo cercar o seu parceiro de diversas formas é uma demonstração de amor.

Outra razão para as pessoas desenvolverem insegurança com o seu relacionamento e acabarem no mundo do ciúmes é a questão da falta de confiança no seu parceiro. Muitas pessoas não confiam no seu parceiro pelo caráter do próprio (a pessoa era muito namoradora antes desse relacionamento) ou até mesmo por conhecer as pessoas com quem seu parceiro anda, e tem medo de que o namorado se influencie pelas ideias de seus amigos.

Ciúmes É Desconfiança

Vamos concordar em uma coisa: o ciúmes, quando exagerado e doentio, é sinal de desconfiança. Querendo ou não, quando você não confia no seu parceiro (seja essa desconfiança por causa dele ou dos amigos dele) você sente ciúmes. Quando você “não confia no seu taco” você também sente ciúmes. Em ambos os casos há uma falta de confiança, uma desconfiança. E não há no mundo quem queira se envolver, entrar em um relacionamento sério, se não houver confiança de ambas as partes, de ambos os lados.

Como Evitar Ciúmes, Insegurança e A Desconfiança

Então, o que sugerimos a você é que, antes de começar um relacionamento, procure observar o pretendente. Veja se ele faz o seu estilo, se ele sai para locais semelhantes aos que você gosta e frequenta, se ele concorda com ideias como as que você tem. Tente ser amiga dele, conhecê-lo como um amigo. Se você gostar dele e conseguir conviver bem tendo ele apenas como amigo, vai ser bem mais fácil tratá-lo e conviver com ele como namorado. Ao conhecer essa pessoa apenas na amizade você vai perceber se é seguro estar ao seu lado, além de pegar ou perder a confiança nela.

Não existe uma fórmula para se ter ou deixar de ter ciúmes. Ciúmes é um sentimento um tanto quanto complicado e o que podemos fazer é aprender a lidar com ele. Não existe ciúmes bom e ciúmes ruim, existe o ciúmes e você deve saber comedir o mesmo. Ciúmes é um sentimento que pode estraçalhar casamentos longos, mas ao mesmo tempo pode ser um alerta para que esse relacionamento possa ser salvo. O ciúmes, quando bem usado, serve como um alerta de que tem algo errado no relacionamento e, se os dois estiverem dispostos, ainda há uma salvação. Mas o ciúmes exagerado e doentio pode levar ao fim de uma linda história de amor. A maior prova de que o ciúmes pode ser uma coisa ruim são os casos de crimes e assassinatos que vemos na mídia.

Se você for ciumento, procure controlar esse sentimento. Demonstre-o de uma forma sadia. Seja seguro de si e de seus sentimentos. Se seu namorado está com você, é porque ele gosta e quer você. Deixe a insegurança e o ciúmes de lado e curta o seu romance.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *