Causas da Menstruação Atrasada: Será Que Estou Grávida?

A menstruação é o sangramento mensal nada agradável para as mulheres, mas necessário. Mas como é natural, ele é mais que esperado. Ele acontece porque não houve fecundação de um óvulo, que será liberado por meio do sangramento durante alguns dias (no mínimo 3 e no máximo 10). E quando atrasa…a preocupação aumenta, a tensão fica grande e todas pensam que estão grávidas. Algumas até pensam que isso pode ter acontecido mesmo sem ter uma vida sexual ativa! Mas atrasos no sangramento são comuns, havendo diversas causas para isso.

O Estresse

O estresse pode afetar muitas coisas em nossas vidas, incluindo o sangramento da menstruação. Às vezes as mulheres ficam tão estressadas que o corpo diminui a quantidade de produção de hormônio, o que leva a mulher não ovular ou não menstruar.

Estresse

Estresse

O atraso por conta do estresse é uma das causas mais comuns entre mulheres de todas as idades. Mas para que elas fiquem tranquilas, descobrir o que se precisa fazer para relaxar pode fazer o seu sangramento voltar à programação tradicional. Isto às vezes pode demorar alguns meses ou mais para se resolver.

Doenças

Algumas doenças enfraquecem o corpo e, com medo de perder mais nutrientes, o organismo atrasa o sangramento ou o elimina por um ou mais meses. Uma doença súbita pode causar a ausência da menstruação, como uma gripe forte, anemia e outros males. Isso geralmente é temporário. Se você acha que esta é a razão que a sua menstruação está atrasada, converse com seu médico sobre o que fazer para resolver o problema.

Mudança na Agenda de Trabalho pode Alterar o Ciclo

Alterar horários de dormir e acordar pode realmente jogar fora o seu relógio biológico e isso vai envolver o seu sangramento menstrual. Isto é particularmente verdadeiro se você começar a trabalhar de noite e dormir de dia, por exemplo.

Se você costuma alterar turnos em sua rotina de trabalho e notar problemas com ciclos regulares, seria legal ver se é possível ser colocada em uma mudança mais permanente em seu trabalho ou, pelo menos, uma mudança que só varia após um período de tempo mais longo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Tzpwp7QZQhA[/youtube]

Mudança no Anticoncepcional

Talvez você esteja tentando um novo medicamento para não engravidar e com isso, um período de atraso ou ausência seria comum e até esperado.

O melhor se este problema de incomodar bastante é conversar com seu médico sobre este efeito colateral. É muito comum o atraso do sangramento menstrual no uso de alguns métodos de controle de natalidade. Se você mudar de medicamentos, não se esqueça de perguntar quais os efeitos que isso pode ter sobre o seu período fértil e assim prevenir a gravidez e ficar protegida corretamente.

Aumento de Peso pode Atrasar o Ciclo

Transportar no dia a dia muito peso pode hormonalmente mudar seus ciclos e até mesmo impedi-los de descer, ao que se chama aminorréia (ausência de sangramento na menstruação). A maioria das mulheres vai ver um retorno aos ciclos normais e de fertilidade com a perda de algum peso, mesmo que ainda são sejam consideradas acima do peso.

Ganho  de Peso

Ganho de Peso

Ficar Abaixo do Peso

Se você não tem gordura corporal suficiente, não vai ter períodos regulares de sangramento em sua menstruação e isso é bem comum. Um sintoma da anemia e de outros problemas relacionados ao peso baixo para o necessário a sua altura e massa muscular. Às vezes você pode ter adiantamentos também ou dois sangramentos juntos, tendo uma menstruação durando mais de 15 dias.

Para este problema, normalmente um ganho de peso vai ajudar a ter o seu retorno nos períodos regulares de sangramento, mas deve ser acompanhado pelo médico. Esta é uma causa frequente de problemas no ciclo menstrual de atletas e famosas que perdem peso em um curto período de tempo.

Erro de Cálculo

O ciclo menstrual varia de mulher para mulher. A maior parte dos médicos ensina a contar o ciclo menstrual médio como sendo composto por 28 dias,  mas isso não é uma verdade para todos e pode variar bastante de organismo para organismo. Às vezes o período fértil acontece mais tarde ou mais certo do que no 14 dia como é esperado, e isso pode causar supostos atrasos, mas não são atrasos menstruais reais.

O que pode ser acreditado como uma menstruação que veio tarde demais na realidade apenas foi mal calculada. Se você tem ciclos menstruais irregulares mas sabe quando está ovulando, olhe para o seu período de cerca de duas semanas depois de ovular. Isso pode ajudar você a manter uma faixa mais fácil da data para o sangramento menstrual vir e notar se há atrasos ou não.

Pré-Menopausa 

A pré menopausa é o período em a mulher está em transição do período reprodutivo para a idade não reprodutiva. Durante este período, geralmente bem perto dos 40 anos, os sangramentos são irregulares. Podem ser mais leves, mais pesados, mais freqüentes ou menos freqüente. A maioria das mulheres simplesmente não sentem nada. Mas, podem surgir atrasos ou antecipações neste momento de transição e confundir a mulher quanto aos atrasos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=tcIX-74TzRI[/youtube]

Menopausa 

A menopausa é quando a mulher chega ao ponto em sua vida em que não vai mais ovular ou menstruar. A menopausa pode ser um evento de vida natural ou pode acontecer cirurgicamente através de histerectomia ou  de produtos químicos, tais como vários tipos de quimioterapia.

Gravidez

Se a menstruação atrasou, é possível sim haver uma gravidez. Um simples teste de gravidez pode ajudar a determinar se é verdade ou não. Neste caso, o anticoncepcional deve ser suspenso para não haver problemas.

Uso da Pílula do Dia Seguinte

A pílula do dia seguinte é uma grande bomba hormonal para evitar a gravidez. Quando ingerida, ela previne sim a ovulação mas também age de forma rápida e desregula o seu ciclo menstrual. Algumas mulheres sofrem de ausência de sangramento. Já outras apresentam um sangramento bem mais intenso que o comum. Qualquer um desses dois sintomas são comuns e aceitáveis, por isso é importante avaliar se a ingestão de tal medicamento é mesmo necessária.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde e Gravidez

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *