Cuidados com a Depilação Íntima: Preparação Para a Lua de Mel

A depilação é um daqueles passos da rotina de beleza que já fazem parte da vida íntima da mulher. Logo, algumas mulheres já a fazem como se fosse algo bem natural, bem conhecido mesmo e que acabam por reproduzir alguns erros das mães ou amigas que as ensinaram os métodos. Mas quando se fala em depilação e em especial na região intima, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas.

.

Evite o Barbeador!

Bom, o barbeador para depilação deve ser evitado em qualquer parte do corpo, mas na região íntima ele é mais do que evitado. Isso porque o querido barbeador com lâminas, que pode ser comprado até na cor rosa para ser convidativo para elas, na verdade corta o pêlo e não o remove. Isso aumenta as chances de pêlos encravados, já que o corte ainda deixa a pele exposta e a raiz continua nascendo, bem como outros problemas podem surgir com este tipo de depilação que podemos falar mais adiante nas demais dicas.

O barbeador não é recomendado porque o processo é mais agressivo que os demais. Como a região íntima é mais sensível, podem surgir inflamações com maior facilidade e não apenas por conta de pelugem encravada.

Cuidados com a Depilação Íntima: Preparação Para a Lua de Mel

Cuidados com a Depilação Íntima: Preparação Para a Lua de Mel

Tome um Banho Primeiro

Um truque para depilar de forma menos dolorosa e com menos resistência dos pêlos é tomar um banho primeiro ou umedecer a pele. Isso faz com que a pele absorva mais água, fazendo o pêlo soltar mais rapidamente do que soltaria se não houvesse a água. Você deve notar a diferença depilando uma vez sem lavar a pele e outra lavando: haverá maior resistência dos pêlos, mais dor e mais ardência e pele inchada e vermelha quando a pele é depilada a seco.

Não Remova Todos os Pelos

Existe um motivo pelo qual qualquer pelugem existe em nossa pele. Um dos motivos dos pêlos íntimos estarem por lá é atuar como uma barreira protetora evitando a penetração de resíduos, bactérias e vírus que podem causar infecções a sua região genital, tanto externa como internamente. Quando se remove toda a pelugem, não é bom para a sua saúde intima.

Contudo, não fazer depilação também não faz bem a sua região íntima. Ao manter uma quantidade excessiva de pêlos você também está fazendo coisas ruins para o corpo da mulher, como dificultar a higiene do corpo e criar uma área bem úmida  ajudando na proliferação de fungos, pois a temperatura será perfeita para a moradia deles. Por isso muitas pessoas que vivem em climas quentes e não se depilam acabam tendo mais candidíase que as demais.

Evite uma Depilação Próximo ou no Período Menstrual

Não por conta do sangramento, que pode ser prevenido se sua depilação for feita durante o banho, mas para a saúde de sua pele e a dor que o método irá causar. Como durante o período menstrual a liberação de uma substância inflamatória conhecida comoo prostaglandina, as mulheres acabam por ter maior retenção de líquidos nos dias antes e durante a menstruação. Como contrapartida, há maior inchaço na pele e haverá mais dor ao puxar o pêlo.

Depilação Anal pode não Ser Segura

Como dissemos antes, existe um motivo pelo qual a sua pelugem existe na região íntima e a depilação que remove tudo mesmo, inclusive os pêlos na região anal, não está sendo considerada segura nos Estados Unidos e vale um alerta para as brasileiras. O que acontece é que os pêlos agem com proteção e a região anal é mais suscetível que as demais a ter infecções, bem como a região dos grandes lábios. Remover os pêlos do local já deixou diversas mulheres nas terras norte americanas hospitalizadas e causou uma reavaliação na segurança do procedimento.

Cera Quente é um Método Indicado

Se não há problema com pêlos encravados, a cera quente pode ser uma boa pedida. Ela remove os pelos de forma mais rápida, mas deve ser aplicada de forma correta para evitar forçar a pele e a agredir mais. A cera com seu papel deve ser retirada do sentido contrário ao crescimento dos pelos para remover com mais precisão e evitar reaplicação.

O método ainda oferece diversas vantagens. Como a depilação é feita removendo o pelo pela raiz, o processo dura um pouco mais. Os pelos demoram, em média, 20 dias para crescer novamente e podem durar até mais dependendo da pessoa e como seu cabelo costuma crescer. Também é um processo melhor a longo prazo. Com a marcação de muitas depilações com cera quente ou fria mesmo, a pelugem começa a crescer em menor quantidade por conta dos constantes traumas sofridos na raiz. Também cresce mais fino, o que deixa um aspecto bem mais agradável que com a depilação com lâmina de barbear.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PK8rVEqAFkA[/youtube]

Dê um Tempo antes de Sua Pele levar Sol

Depois da depilação, seria  ideal não marcar nenhum compromisso que envolva sol no mesmo dia da depilação. A região depilada pode ficar vermelha, sensível e levemente inchada e pode criar manchas ou mesmo inchar mais se tiver uma longa exposição ao sol.

Acalme a pele primeiro

A região íntima tem uma pele mais fina mesmo, e por isso o método pode ser mais dolorido que os demais e a pele vai ficar bem mais vermelha que com outros tipos de depilação. O que fazer? Use tanto cremes antes para acalmar e hidratar a pele como depois de depilar. Você pode aplicar na região intima depois de lavar a pele alguns cremes pré depilatórios para apaziguar os efeitos dos produtos.

Evite Depilar a Região Ferida

Essa dica vale para qualquer tipo de depilação. A região ferida está agredida e podem surgir feridas que se tornarão manchas se você insistir em depilar a pele deste jeito. Deixe que cicatrize totalmente antes de remover qualquer pelo. Isso deve ser feito em especial se for usar a cera quente, que agride bem mais a pele. Apenas quando a casquinha da ferida sair completamente é que você pode pensar em depilar novamente, sempre com cuidado para não agredir ainda mais a pele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *