O Que Esperar de Um Relacionamento?

Início de namoro: que paixão! É um sentimento tão avassalador, tão gostoso, tão intenso que nada nos importa na vida a não ser este momento efusivo. Contamos as horas para encontrar o nosso amado ou nossa amada e tudo o que fazemos ou pensamos no decorrer do dia, é na pessoa. Que delícia! Quem de nós nunca saboreou um momento assim?

Mas como sabemos, paixão tem data de validade. É intenso, mas é efêmero. Já o amor é brando. O amor é construído dia a dia e é uma construção para a vida inteira.

Namoro Feliz

Namoro Feliz

Passado este momento efusivo de paixão, e na brandura do amor, ou não, começamos a nos questionar: o que quero desta relação? O que “queremos” desta relação? Quero uma aventura passageira? Quero uma aventura longa e feliz? Quero apenas passar o tempo e assim que esta paixão esfriar, levantar acampamento e buscar uma nova paixão?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SiG7okn2DVI[/youtube]

O Que Te Move: Paixão ou Amor?

Antes de chegar a uma resposta sobre o que esperar de um relacionamento, é necessário que seja respondia a pergunta acima, afinal de contas, o que te move: paixão ou amor? O que você vai esperar de um relacionamento depende muito da sua resposta. E eu explico por que.

Existem pessoas que são movidas por impulsos muito intensos. Gostam e vivem sempre em busca de uma dose extra de adrenalina. Estas pessoas fazem de tudo para sentirem-se ligadas, agitadas, em constante emoção em suas vidas. E se você é uma dessas pessoas, com certeza você também vai ser movida por paixão.

Pessoa-Paixão

Paixão é um estado efusivo, intenso, avassalador e que mexe com todo o nosso sistema nervoso central. A paixão é cálida e nos proporciona sempre uma dose de adrenalina, que nos deixa agitados e uma dose de serotonina, que nos causa uma sensação de prazer. Quando estamos apaixonados, tudo o que queremos é a pessoa, o dia todo, o tempo todo. E isso nos move, nos agita, nos impulsiona… Mas como falamos, paixão tem prazo de validade e quando esta acaba, termina, diminui… Vem junta a sensação de insatisfação. É como se estivesse faltando algo. E aí meu caro, se você é uma dessas pessoas que vivem por uma paixão, não há muito o que esperar ou o que oferecer em uma relação e logo vai se cansar, ficar num marasmo daqueles e a relação já não fará mais sentido e vai perdendo as forças, até deixar de existir.

Você, que é movido por paixão, está numa eterna busca pelo par perfeito, pela cara metade, pelo amor ideal. Mas a sua insatisfação logo tomará conta e você logo partirá em busca de uma nova paixão, pois o que alimenta a sua alma é a adrenalina dos primeiros tempos. E não dá para fazer planos ou esperar muito de alguém que vive numa intensa busca, já que uma hora a calmaria e a brandura de um amor não serão capazes de lhe proporcionar a mesma euforia.

Pessoa-Amor

Se a sua resposta ao questionamento acima for Amor. Aí tudo muda!

O amor é um estado de brandura e fortaleza, companheirismo, dedicação, paciência, tolerância, respeito e calmaria. O amor perpassa os laços da paixão, se fortalece na convivência e no conhecimento mútuo e verdadeiro. O amor é o ápice e ele respeita, ele não julga, e não maltrata. O amor também permite o ciúme, afinal de contas, somos humanos, mas o amor é incapaz de maltratar.

Se você é uma pessoa que preza pelo amor, o que você espera de uma relação muda muito. Com uma pessoa que ama, somos capazes de esperar uma relação sólida, firme, leal. Quando temos a intenção de uma vida de brandura, de doçura e companheirismos, somos também capazes de traçar cada plano junto com o ser amado, fazendo planos para o amanhã, construindo a relação baseada, principalmente na reciprocidade, no respeito, no fortalecimento do amor, da lealdade, da fidelidade e da verdade sempre.

Mas para que toda essa verdade faça parte do universo dos envolvidos na relação, é necessário muito diálogo, autoconhecimento de ambas as partes, pois é nos conhecendo bem que somos capazes de nos avaliar sem culpa, sem egoísmo, sem vaidade e sem autoflagelação. E nesse diálogo bem resolvido é que podemos traçar planos, ou não traçar planos, a depender da reciprocidade do outro.

Relacionamentos

Relacionamentos

Uma relação, muitas vezes, pode começar do nada. Sim, do nada. As vezes você sai no sábado a noite para a balada com os amigos para se divertir, pois está afim de dançar, beber, dar risadas e espairecer com os amigos e de repente conhece alguém que poderia apenas passar a noite, dar um beijos e depois ninguém mais se vê. Contudo o destino muda o desfecho da história e o que era para ser apenas mais uma noite comum, acaba se tornando a noite em que você conheceu o grande amor da sua vida.

Muitas vezes, a vida nos prega grandes surpresas e não dá para saber ao certo o que esperar de um relacionamento se não estamos vivendo-o, compartilhando-o e amadurecendo dia a dia.

Esperar algo de um relacionamento merece uma analise criteriosa, que envolve diálogo, convivência e intuição. Mas espera aí, intuição? Sim!

Algumas vezes será necessário usar a nossa intuição, pois tem gente que tem medo de magoar as outras e por isso não tem coragem de dizer quando não dá mais, quando para ela, chegou o final da história. E é nesta hora que precisamos ser perspicazes e não deixar falhar a nossa intuição, pois muitas vezes o corpo e principalmente as nossas atitudes dão recados muito diretos, muito fortes e precisamos de sensibilidade, intuição e maturidade para compreender.

Então meus caros, o que esperar de um relacionamento?

Bom, esta pergunta só você poderá responder após uma análise criteriosa da relação à qual você está envolvido ou envolvida. Observe, converse, analise, respeite, repense e não tenha medo de olhar a verdade, mesmo quando ela for diferente da que você gostaria de enxergar. E lembre-se: para que uma relação dê certo, o mais importa é que você seja honesto consigo mesmo!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mzdymWj-rDE[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *