Como Superar o Medo da Separação

Uma separação nunca é fácil, seja ela de uma relação de curto, médio e longo prazo. Sempre causa problemas, deixa mágoas e muito medo. Existe uma forma simples de passar por isso? Infelizmente não. A separação causa uma dor igual para todos, sendo maior para alguns e menor para outros, mas não há como fugir da dor. Mas talvez entendendo o que se passa na sua mente e com algumas dicas que vamos dar a seguir, a separação pode ser superada de uma forma menos dolorosa.

Medo da Separação

Medo da Separação

A Dor E O Medo Começam Com A Decisão de Se Separar 

Quando você decide ou outro decide por você que vai haver mesmo uma separação, todos os problemas começam. Haverá primeiro uma grande oscilação de sentimento, com um sofrimento inevitável, mas é possível de ser superado. A dúvida sempre vai pairar se você tomou a decisão certa, se não havia remédio. É normal e todo mundo passa por isso. Uma dica: se você pensou em se separar, é porque já não dava mais certo junto.

Quando os problemas da relação se tornam cada vez mais visíveis para você, o outro e até amigos e parentes, eles já estão no patamar de serem insustentáveis. Se persistir, será ainda pior e qualquer coisa feita pelo outro é motivo para brigas e discussões e muita chantagem emocional também. É comum em certos momentos fraquejar e sentir  medo de seguir sozinha, mas se não estava bem, não há porque ficar. Você não pode ficar embaixo de uma goteira apenas por medo de dar um passo a frente, pois ela vai continuar te molhando e pode te deixar com gripe e outras doenças.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=YpFb5JkrV7A[/youtube]

Passe Pela Fase da Negação, Pois Fará Bem Para O Seu Aprendizado 

De cada relacionamento podemos tirar um pouquinho de proveito e aprendizado, e a fase da negação é uma delas. Neste momento da separação todo mundo costuma acreditar que as coisas não estavam tão ruins assim e poderiam dar um jeito e tendem a querer o outro de volta ou tentar consertar tudo com promessas fiadas. Todo mundo pensa que podia ter feito melhor e se tiver uma ultima chance, vai fazer melhor.

Use este tempo de dor e reflexão e vontade de mudar tudo para você. Aprenda com seus erros e o que você faria de melhor para salvar a relação. Se acabou mesmo, será difícil salvar esta, então aprenda o que deve ser feito para não errar nas próximas.

Não Existe Uma Tampa Para Apenas Uma Panela 

Todo mundo pensa uma vez na vida que encontrou a ‘tampa da sua panela’, a pessoa que se encaixa perfeito em sua vida e não a quer perder por nada neste mundo, mesmo tendo cometido tantos erros ou a outra não sendo uma boa pessoa para você. É este o seu caso? Então vá em uma loja de departamentos e procure por uma panela. Depois vá em outras marcas e tente tapar a sua panela. Viu que serve? Há sempre uma outra tampa para uma panela. Por isso não há porque ter medo: a menos que queira, você não vai terminar sozinho.

Você Não Fracassou Em Nada

O sentimento de derrotismo diante da vida é bem comum em relações quando elas terminam. Mas você não sabia o que ia acontecer. Ninguém inicia uma relação pensando em terminar. Quando termina, é o caos mas não é culpa sua. Se o outro quisesse estar do seu lado, ele estaria mesmo você sendo quem é. Logo, foi uma decisão conjunta de não estar mais com você e não inteiramente culpa sua.

Não Era Para Ser

Os sentimentos mais comuns depois de uma separação são ‘rejeição’ e ‘fracasso’. Mas você já pensou que não era para ser? Observe alguns casais muito felizes e veja quantas vezes algum deles namorou. Algumas pessoas ficaram mais de cinco anos em casamentos e resolveram tentar de novo e encontraram um alguém muito melhor. Não seria este o seu caso? Talvez o mundo ou destino (como queira chamar), esteja te dando uma nova chance de encontrar uma pessoa bacana para estar do lado. 

Fique Atento

Fique Atento

Faças Coisas Bacanas e Se Curta Mais

O maior medo de ficar sozinha após uma separação é sentir a sua vida vazia. Já pensou o quanto sua vida será sem graça sem o outro nos feriados e fins de semana? Sim, ela pode se tornar um grande vazio, mas apenas se você quiser. Faça coisas bacanas como curtir uma praia com amigos, cinema, teatro e algo que não vinha fazendo há muito tempo. Você vai notar o quanto sua vida pode ser preenchida e bacana e outra pessoa ia servir apenas para complementar ou sufocar a sua agenda.

Para algumas pessoas, um tempo sozinho é sinal de descobrimento de si mesmo, de se amar e descobrir o quanto você é capaz. Todo mundo pode viver sozinho e é perfeitamente capaz de cuidar de si mesmo, mesmo pensando que não. Experimente dar um tempo na paquera, no romance ou de pensar no outro. Curta um filme de ação, romance, mistério ou algo bem empolgante que deixe seus sentimentos muito distantes de uma segunda semana. Pode ser renovador.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oA_69rwBl80[/youtube]

Procure Ajuda Para Desabafar 

Se dói bastante e você quer falar, exprimir e chorar mesmo, procure um amigo ou ajuda profissional de um psicólogo se acredita que a dor está sendo grande demais. Pode doer agora, mas com o tempo você vai se sentir mais brando e conversar ajuda neste processo. O desabafo sempre é bom depois de uma separação para ouvir conselhos, exprimir seus sentimentos e tirar de dentro do peito a sensação de que você não é ouvido.

Busque um profissional se está sentindo sinais de depressão como falta de apetite, vontade de não viver mais e uma vontade de chorar o tempo todo. Depois da separação algumas pessoas entram em um quadro depressivo grave, por isso é importante procurar ajuda. Não é vergonhoso: todo mundo precisa de ajuda em algum momento da vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *