Como Saber Se Meu Casamento Vai Acabar

Manter um casamento exige intencionalidade tanto do marido quanto da mulher. Assim como outros relacionamentos, se o casamento não receber o tempo e a atenção necessária, ele vai acabar. Neste artigo veremos como saber se seu casamento vai acabar.

Como Saber Se Meu Casamento Vai Acabar

Como Saber Se Meu Casamento Vai Acabar

Expectativa dos Casais

Os casais tendem a entrar nos casamentos com grandes expectativas, trazendo as suas próprias histórias de vida e as necessidades que carecem. A expectativa de que o marido vai, finalmente, amar a pessoa do jeito que ela deseja ser amada é muitas vezes um caminho para o fracasso da união matrimonial.

Apatia e desprezo em um casamento são sinais de alerta que a união precisa de atenção para evitar conflitos que levem ao divórcio. Então, se a pessoa e seu parceiro/a não conseguem evitar os problemas do dia a dia, e não têm as habilidades para resolução dos conflitos, o casamento pode estar em perigo.

Situações que Denotam o Fim do Casamento

Brigas

Brigas

1. Quando algo estiver errado no relacionamento, o casal deve tentar sempre aproximar-se um do outro com uma conversa franca, evitando entrar em conflito com sarcasmo, ironias, críticas ou comentários depreciativos, pois essa atitude é muito perigosa em um casamento. Iniciar uma conversa áspera, provavelmente vai resultar em um final amargo, sem resolução.

2. Pesquisadores sobre relacionamento entre marido e mulher identificaram que tratar o cônjuge com desprezo, críticas, ou ironia, isso contribui mais cedo ou mais tarde, para essa relação se acabar. Pesquisas científicas mostram que uma correlação entre essas características negativas de comunicação com o cônjuge pode aumentar drasticamente a probabilidade de um divórcio.

3. Quando um casamento é marcado por constantes conflitos entre o marido e a esposa, isso causa um desligamento emocional e desprendimento do relacionamento por parte dos dois. Quando o casal não conversa e só critica o outro, essa atitude resulta em uma separação lenta e gradual e, muitas vezes, ao longo do tempo, leva ao desprezo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qLs5pqA_VQM[/youtube]

4. A linguagem corporal. Quando um ou ambos os parceiros se sentem desprezados, isso resulta em alterações fisiológicas no organismo. O aumento da frequência cardíaca, uma secreção de adrenalina, ou um aumento na pressão sanguínea podem ocorrer e estas respostas fisiológicas exclui a possibilidade de resolver o conflito de forma eficaz.

5. Tentativas de reparar o problema. Se o conflito não for bem resolvido pelo casal, a probabilidade de divórcio pode aumentar. A resolução de conflitos é fundamental para manter um relacionamento saudável, no qual não haja falta de vontade do casal em se envolver em uma comunicação positiva.

6. Más recordações. Alguns casais que ficam presos ao passado costumam ver sua relação através de uma lente negativa recordando sua história que é muitas vezes distorcida. Esta perspectiva pessimista pode afetar a percepção da história do relacionamento do casal, e isso contribui para o desaparecimento de um casamento.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DyKdDBzRgEM[/youtube]

7. Quando o casal se encontra sempre desunido. Alguns casais cujos casamentos estão chegando ao fim encontram-se geralmente desconectados uns dos outros. Se o casal evita passar algum tempo juntos, se um ou ambos estiver gastando todo o seu tempo no trabalho, com amigos online, e sente um alívio quando não está com o outro, então é um sinal de que o casamento está acabando.

8. Quando um dos cônjuges se recusa a tentar se entender com o outro. Há uma série de conflitos, ou problemas graves aparentemente insuperáveis que alguns casais conseguem enfrentar e se recuperar como, por exemplo, a infidelidade, a perda de um membro próximo da família e falta de motivação para o sexo por muito tempo.

Mas, se um dos cônjuges traz repetidamente este problema, o outro pode pedir ajuda, pois está claro que o casamento não vai durar, a menos que ambos se comprometem a resolver essas crises. Se o outro cônjuge se recusar a trabalhar junto para um relacionamento saudável, então o casamento está em risco de acabar.

9. Há uma falta de respeito no relacionamento. Um dos aspectos mais importantes de um casamento saudável é o respeito mútuo. Quando isso se não acontece, e um parceiro constantemente se sente rejeitado/a, e outro parceiro não se recusa a falar com ele, então esse casamento vai de mal a pior. Os casamentos acabam quando toda a comunicação que existe entre os cônjuges é somente para atacar o outro ou se defender de acusações.

10. Não existe mais o senso de equipe. Pode parecer fora de moda, mas é verdade: Nos casamentos saudáveis, ambos os parceiros trabalham como uma equipe em tudo, desde na hora de serem pais e educarem seus filhos, até apoiar uns aos outros na carreira e ambições pessoais.

Se os dois começarem a não ter mais interesses em comum, ou tiverem objetivos completamente diferentes, se eles não trabalham mais juntos para resolver as questões do dia a dia, então isso é um sinal de que o casamento está acabando.

11. Quando um dos cônjuges é infiel, e mantém um amante como um amigo/a. A infidelidade é um enorme obstáculo para um casal superar, mas apenas encerrar o assunto não é suficiente.

Para que um casamento possa sobreviver totalmente a um adultério passado, o cônjuge, infiel não pode manter uma amizade com o/a ex-amante. Não importa se ele ou ela diz que o relacionamento com aquela pessoa é somente amizade. Nada de bom essa situação trará para o casamento.

12. Quando um dos cônjuges não se comprometer mais a atender os desejos e necessidades do parceiro. Uma parte importante do casamento envolve tentar satisfazer as necessidades do parceiro/a, ao mesmo tempo certificando-se de suas próprias necessidades sejam atendidas.

.

É uma relação ao longo da vida, baseada em dar e receber, e que exige constante comunicação. Mas se um dos parceiros continuamente se recusa a ouvir o que o outro precisa (tempo, carinho, sexo / contato físico, auxílio com as crianças ou tarefas), ou se recusa a compartilhar suas próprias necessidades, então este casamento é um forte candidato ao fracasso.

13. Existem alguns homens e mulheres que simplesmente não foram feitos para o casamento, pois eles são incapazes de permanecer monogâmicos, mesmo que queiram se casar. O que é pior, é que alguns conseguem colocar a culpa pela sua promiscuidade e falta de confiança no outro, e geralmente ficam muito ciumentos e controladores.

.

Este é o tipo de caso em que um casal não poderá se recuperar. Esse comportamento específico é um problema que o casal não pode resolver, e, provavelmente, vai acabar no fim de seu casamento.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *