Como Sair de uma Cantada de um Chefe

Quem nunca passou por uma enrascada de ser cantada por um chefe, não é verdade? Se você não passou por isso, que bom, porque é uma saia justa muito incômoda, desconcertante e desagradável.

Alguns homens, infelizmente, não têm capacidades psicológicas e sociais para assumirem posições de chefia, pois acabam abusando do poder que lhe é conferido, para cantar, dar em cima e até se sentir no direito de levar uma aventura sexual com o seu ou a sua subordinada. E não pensem que esse incômodo é sofrido apenas pelas mulheres não, porque não é.

Como se Comportar

Como se Comportar

Há casos em que o chefe, do sexo masculino, canta as funcionárias e também os funcionários, assim como há algumas chefes mulheres que exercem o mesmo assédio em funcionários homens e também mulheres. Mas o ideal é você saber se proteger, sem correr o risco de perder o seu emprego.

Meu Chefe está Dando em Cima de Mim… O que Faço?

 1ª Dica – Fingindo-se de Boba

Olha, vou te falar, já aconteceu comigo e funcionou: me fiz de boba, de louca e fingi que nem percebi as intenções do meu chefe. Há quem diga que gente assim é sonsa, que dá uma de louca, mas que no final está sabendo de tudo o que está acontecendo. Sim, é lógico que sim. É lógico que eu sabia que o meu chefe estava me cantando, vivia me chamando para sair, me elogiava o tempo todo e me deu presente no dia dos namorados. Eu nem namorava na época e deixei o presente no mesmo lugar que ele o deixou e quando questionou se eu gostei do presente, dei uma de “João sem braço” e falei: Dr… eu entreguei à sua esposa, achei que era ela. Minha sorte é que não havia cartão no presente!

Sempre que ele me convidava para sair eu tinha uma desculpa e as minhas provas na faculdade duravam todos os dias do semestre, pois era a desculpa mais corriqueira que eu usava.

 [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oQlPdjSht-U[/youtube]

2ª Dica – Estou Apaixonada… Por Outro!

Se o assédio for muito impertinente e você não vê a hora de se livrar das cantas baratas do seu chefe, uma maneira de fugir sem ser grosseira é falar do seu namorado (a) ou marido (esposa) sempre que tiver oportunidade. Se não tiver namorado, finja que está paquerando alguém, que está muito apaixonada e até combine com um amigo de ir lhe buscar na porta do trabalho e que ele finja que é seu namorado. Com certeza o seu chefe vai perder a graça e não vai mais te importunar.

 

3ª Dica – Não Perca a Classe

Uma dica sempre útil nesses casos é não perder a classe nunca. Mantenha-se sempre muito discreta, não sorria de suas piadas, mas também não precisa ser grosseira e jamais faça escândalos. Existem chefes que são totalmente arrogantes, grosseiros, imponentes e se acham no direito de manterem um caso extraconjugal com suas funcionárias, isso lhe dá a sensação de poder. Então todo cuidado é pouco. Não seja escandalosa e não perca a classe, mas mantenha a sua honestidade e postura respeitosa.

 4ª Dica – Ataque de Cupido!

Se o seu chefe for solteiro e está lhe convindo para sair, você pode sair dessa dando dicas de lugares que ele pode ir e que encontrará boas companhias e até mesmo falar que têm amigas solteiras e que combinariam muito com o jeito dele. Oferecer uma amiga é uma forma de mostrar ao seu chefe que você não tem interesse. Você não será desagradável e nem grosseira, mas vai sair até com uma fama de cupido!

 Cuidado

Cuidado

5ª Dica = Evite Contatos nas Redes Sociais

O melhor a fazer é evitar contatos com o seu chefe nas redes sociais. Negar o convite dele no facebook e twitter seria muito grosseiro e ele poderia encarar como uma rejeição agressiva, o que pode deixá-la em maus lençóis. De repente toda a empresa está no seu facebook e se você negar o convite do seu chefe vai, no mínimo, parecer pessoal, o que não é adequado para o mundo corporativo. Aceite sim o convite, mas mantenha-se distante e pode até realizar alguns bloqueios para que ele não veja as suas publicações.

6ª Dica – Conversa Franca

Se todas essas dicas não forem suficientes para se livrar da cantada do seu chefe, aí você pode colocar as coisas em pratos limpos, sem medo, sem receio e de forma tranquila e clara. Converse com ele, fale que você é casada, noiva ou namora, de acordo com o seu estado civil e mesmo que não tenha ninguém, abra os seus olhos, fale que você não tem interesse e que a sua intenção é somente de continuar trabalhando e desenvolvendo bem a sua função.

Não precisa ter medo de falar claramente com o seu chefe, evite ser arrogante, grosseira ou irônica. Seja o mais clara possível.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nB8kudbdMKU[/youtube]

7ª Dica – Medidas Drásticas

Diante de todas as possibilidades de fazer com que o seu chefe perceba que você não está a fim dele e ainda assim falhar e o assédio for muito grande, você poderá postular a recisão do contrato de trabalho. A Constituição Federal ampara os trabalhadores que sofrem assédio do no trabalho, tanto moral, quanto sexual. Se a empresa não tem outra unidade para transferi-la, essa recisão indireta do contrato de trabalho lhe dá direito a indenização por danos morais, além do tempo de trabalho e todos direitos cabíveis ao tempo de serviço.

Está é uma medida drástica, portanto você vai precisar de testemunhas, então, antes de tomá-la, esteja certa que a sua testemunha vai até o fim e que não vai se intimida no meio do processo.

No mundo corporativo, não é difícil de acontecer essas cantadas dos chefes e muitos deles agem por impulso e instinto, que são típicos do sexo masculino, e muitos também já estão condicionados a agirem desta forma, pois experiências anteriores com outros funcionários podem deixá-lo mal acostumado. E cabe a você, com a sua postura séria, mostrar que você é diferente, dando respeito para também ser respeitada.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *