Há poucas coisas na vida mais frustrante do que lidar com um membro da família ou um amigo excessivamente carente. Piora bastante se é seu namorado ou marido. Mas com jeitinho, compreensão e bons sentimentos, você pode pensar em como lidar com elas.
Pessoas carentes são pessoas que tendem a ser perfeitamente capaz de resolver seus próprios problemas, mas por algum motivo sentem que não podem. Não estamos falando de uma pessoa com deficiência, ou de qualquer forma incapaz de fazer por si mesmos. São pessoas que se sentem dependente do outro, mesmo sem ser. Pessoas que buscam atenção, carinho e muito mais em excesso. Tratar essas pessoas da forma correta pode ser importante tanto para a relação como para a melhora do seu companheiro carente.
Saiba Quando Dizer Não
Uma das partes mais difíceis de se lidar com os amigos necessitados, ou membros da família é dizendo “não”. Claro que as pessoas excessivamente carentes estão cientes disso e vão fazer de tudo para ganhar um ‘sim’ quando precisam de algo. No entanto, há sempre um momento em que dizer “não” é melhor para você.
Pessoas excessivamente carentes muitas vezes sentem uma falta a confiança em si mesmos para fazer o que eles querem fazer. Sua atitude dizendo “não” obriga-os a enfrentar os seus próprios problemas. Lembre: uma hora você não vai estar lá e o outro vai ter que lidar com o problema sozinho.
Ajude-os a Se Ajudar
Às vezes, o seu amigo excessivamente carente ou membro da família pode ter falta de criatividade ou de confiança para ajudar a si mesmo. É mais fácil para ele transferir a responsabilidade para você do que para resolver um problema por ele mesmo, sozinho. Fazer tudo o que o outro precisa, sempre que pedir, é um dos maiores erros que você pode cometer para a saúde mental do seu amigo carente.
Para ajudar uma pessoa carente, a sua melhor opção para ajudar de verdade e não apenas fornecer um paliativo é oferecer alternativas. Sugerir alternativas para os seus problemas desloca o problema em torno da pessoa e a ajuda a ver uma solução, por sua conta e riscos mas de forma independente ao mesmo tempo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AYr9eQZSq0c[/youtube]
Se a pessoa carente pensa que não há jeito, dando outras alternativas você de forma mais simples vai ajudar o outro a andar sozinho. Sua carência pode ser deslocada para outros locais e ela vai aprender a não procurar outra pessoa sempre que acha que precisa ‘muito’. Se conseguir um amigo carente agindo por conta própria, vai conseguir uma amizade sadia e sem exploração para o seu lado.
Mantenha-se Ocupado
Se você não quer uma pessoa carente do seu lado sempre, o melhor a fazer é ficar sempre ocupado. Não há nada que faça uma pessoa excessivamente carente se sentir mais mal do que saber que você não está fazendo nada mas não está ao seu lado. Por que? Porque elas são dependentes psicologicamente de você, e saber que você está de bobeira mas não está com ela é a mesma coisa que cravar uma faca em seu coração. Por mais ridículo que estas razões soem, para uma amiga excessivamente carente ou membro da família, é um absurdo. É tudo uma parte de sua própria negação.
Você não precisa mentir sempre, mas as vezes terá que dar uma desculpa para não estar com o outro o tempo todo. Mas, se você quer um momento de descanso, será uma boa pedida atender o telefone com um “seja breve, pois estou ocupado”. Se não há como o outro descobrir, esta pequena mentira pode te livrar de uma culpa ainda maior.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=s9nATylGk90[/youtube]
Prefira Sempre Ver seu Amigo Carente em Grupo
Uma pessoa carente tende a focar em você para tudo. Quando o encontro acontece em grupo, é mais fácil controlar as emoções e buscar ajuda para que ele aprenda a conviver com mais pessoas, não foque apenas em você e busque se divertir. Com mais gente de lado ele pode se sentir mais querido e preenchido, tirando a sensação de dentro de si de vazio constante que pessoas carentes costumam ter em seu interior.
Busque Sempre ser Menos Sensível do que o Outro Pede
Pessoas carentes pedem declaração de amor a todo instante, ligações por motivo algum e ainda carinho e amor sempre ao lado. Para evitar isso, uma boa dica é optar por se afastar um pouco e partir para o tratamento normal. Não é porque ela é carente que é melhor e merece mais atenção. Uma hora ou outra ela vai precisar entender isso, e começando desde já pode ser mais saudável para o outro entender que você não pode suprir todas as suas necessidades.
.
Sugira Ajuda Profissional
Se seu amigo é excessivamente carente, talvez seja hora de ser honesto com essa pessoa e dizer-lhes como você se sente sobre o seu comportamento. Pessoas excessivamente carentes não ficam assim do dia para a noite ou melhoram do nada. As chances são de que este comportamento tenha sido cultivado ao longo de muitos anos, se não uma vida.
Pode haver uma grande quantidade de razões pelas quais eles se tornaram tão carentes e você não tem condições de analisar isso a menos que seja um profissional da área. Descobrir a causa do problema pode ser uma parte da solução. Sugira a seu amigo, parente ou companheiro um aconselhamento,. Muitas vezes esse tipo de ajuda é muito mais produtiva do que o que passar os seus problemas para os outros.
.
Um bom amigo vai sempre tentar encontrar respostas e ajuda. Encontre respostas construtivas para ajudá-los a se sentir fortalecido e capaz de resolver seus próprios problemas. Deixe-os saber que você vai estar lá para eles, mas não está disposto a ser a única solução. Explique o quanto ajuda profissional pode ser importante sem necessariamente ser ofensivo ou sinal de fraqueza. Afinal, todo mundo precisa de um pouco de terapia para resolver seus problemas, por menores que eles sejam.