A sogra é um dos laços que não dá para evitar em um namoro, noivado ou casamento. Quando se conhece um novo rapaz ou nova moça, lá está ela do seu lado, para te indicar o caminho certo ou se tornar a sua inimiga cruel. Se você sofre com seu relacionamento com a sogra, saiba que felizmente não é a primeira pessoa e nem será a ultima, pois a figura presente nem sempre é a melhor do seu lado. Mas, com um jeitinho e carisma, dá para driblar a mãe do namorado e curtir um romance a dois.
Entenda O Lado da Sogra
Quando você sabe como funciona um carro, com certeza vai ficar mais tranquilo quando ele der problemas na rua, não é mesmo? O mesmo vale para o seu namoro. Se você entende o lado da sogra, vai com certeza ser mais compreensivo com ela e poderá ter uma convivência mais saudável.
A sogra é a mãe do seu namorado ou namorada. Como mãe, ela tenta prover tudo o que há de melhor e está quase que em sua natureza acreditar que ninguém pode dar o melhor a seu filho. Se outra pessoa começa a fazer parte da vida do seu pequeno (para as mães os filhos nunca crescem), ela não tem certeza se você pode dar o melhor a ele e por isso pensa em entrar na relação, uma forma de garantir que seu filho ou filha terá o melhor do outro. Caso não lhe dê, ela mesma vai se certificar de encontrar alguém capacitado para isso. E é ai que começa o problema.
Tente Ser Uma Pessoa Agradável
Sim, seu namorado tem defeitos, sua sogra tem defeitos e a casa dela pode te dar arrepios. Mas…você é uma pessoa educada, uma boa visita e sabe como tornar as coisas mais simples e agradáveis. Para isso basta agir da melhor forma possível sempre que estiverem juntas. Sorria, leve pequenos presentes e sempre faça seu filho levar um presente para casa. Desta forma você não se mostra uma concorrente por atenção, mas sim uma boa pessoa e está abrindo espaço para a sogra na vida do filho.
Nos jantares em família, lembre do seu papel: agradar a sogra. Logo, suas opiniões ficam para si, sua cara de mau humor por uma briga na relação fica na porta de fora da casa e na frente da sogra você é só sorrisos. Não, ninguém ri o tempo todo assim mas pode ser bacana mostrar apenas o seu lado bom. Ela vai te ver como uma pessoa alegre, feliz, e pode ir desarmada para você.
Preze Pela Privacidade do Casal
A sogra pode ser uma presença constante no namoro, mas não sempre. Isso significa ter um meio termo: um tempo em casa, um tempo a dois. Nada de sair o tempo todo com terceiros ou quartos ou unir sempre a família em tudo. O melhor é partir para uma divisão mais democrática: um fim de semana com a família, um apenas com você. Se um dos membros do casal mora sozinho, melhor ainda que se pode partir para algo mais solto, mais leve e dar um adeus por ao menos dois dias na semana a sua sogra.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OdwZotGq6GY[/youtube]
Decisões Importantes Devem Ser Tomadas Pelo Casal
Ele ou ela pode sim pedir ajuda ou uma opinião a sua sogra, mas isso não deve nem ser rotina e a sogra não deve ser consultada quando se trata de uma decisão do casal. Deve ser algo a dois, a sós, e não uma relação a três. Se seu namorado não entende isso, talvez você não esteja expressando de forma clara a sua opinião. Será preciso um reforço, algo a mais como umas dicas indiretas da sua contrariedade toda vez que for feita uma consulta a sogra ou uma forma de expressão mais pontual, mostrando claramente e até mesmo fechando a cara quando ele vier com ‘minha mãe disse…”.
Um fato importante a saber sobre a opinião da mãe é o quanto ela pode ser persistente na relação a dois. Se a sogra se sentir importante na relação, ela pode seguir como o mesmo comportamento no noivado, casamento e relação com os netos. Pense bem em, como diz o velho ditado, ‘cortar o mal pela raiz’.
Busque O Mesmo Comportamento
Se seu namorado ou namorada não entende o quão chato pode ser a presença constante da sogra atrapalhando a relação, você pode pedir a sua mãe para se meter um pouco no namoro. Ela pode usar os mesmos argumentos da outra parte, mostrando o quanto pode ser irritante uma terceira pessoa opinando sobre a relação de vocês. As vezes um teste prático é a melhor pedida para o outro entender o quanto a presença da sogra está sendo chata.
Explique A Situação Provando Sua Teoria
Se vocês dois nunca tem problema mas quando a sogra está constante vocês brigam e acabam até terminando a relação, mostre tais pontos. Passe um tempo distante e liste os pontos a deixar a relação chata. Se for apenas a sua sogra e vocês conseguem se comunicar normalmente sem ela, mostre isso de diversas formas e seu namorado deve entender.
A distância pode provar a sua teoria. Vocês podem ficar distantes por um tempo e depois com a sogra. Com o tempo ela vai perceber o quanto está chato e irritante ver a sogra todos os dias e o quanto ela anda atrapalhando o romance. Se seu namorado não entender isso com provas práticas, pode ser interessante reavaliar a relação e não sofrer mais com isso.
Coloque Pontos Onde Sua Sogra Entra e Onde Ela Sai
Se seu namorado não faz isso, coloque você pontos os quais ela não pode ultrapassar. Se ela escolhe os locais e dias para você sair, pense em não mais sair com ele ou ela. Se ela diz qual roupa ele deve vestir, mostra outra e diga o quanto amaria se ele usasse a que você escolheu. Imponha sua presença na relação, seja por bem ou por mal.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5srUXZKd3hY[/youtube]