Até Quando Vale a Pena Lutar Por Amor?

Os livros de auto ajuda e até mesmo os psicólogos mais renomados sempre dão um conselho para os apaixonados que já é de praxe: Lute pelo seu amor verdadeiro. Porém até que ponto este “verdadeiro” amor pode tornar uma pessoa cansada fisicamente, cheia de desilusões, se arriscando por algo que com certeza a deixará fatigada após tantas tentativas? Muitas vezes, lutar pelo amor pode ser um caminho sem saída, mesmo que as chances de que tudo dê certo sejam  grandes o suficiente para motivar uma batalha entre o coração e a razão. Será mesmo que vale a pena lutar por amor?

.

Amor X Razão

O amor existe desde que o mundo é mundo, mas foi descoberto somente na sociedade moderna. Falando assim, todo mundo pode até pensar que este singelo sentimento é um objeto. A questão é exatamente esta: O amor pode ser considerado algo palpável o suficiente para ser mais importante do que a razão? A batalha entre cérebro e coração já é antiga e muitos já obtiveram vitórias, mas também muitas derrotas. A questão é: O quanto você está disposto a arriscar somente para lutar por algo que não pode ser visto e apensas sentidos? O amor pode ser tão relativo quanto o tempo.

.

Os Tipos de Amor

Durante muito tempo, estudos filosóficos foram realizados a cerca do que as pessoas acabaram conhecendo como o “amor”. O próprio sentimento já gerou diversas brigas ao longo do tempo: desavenças entre famílias e até mesmo briga com as autoridades, que acreditavam em casamento arranjado, que não envolvia laços sentimentais. Por isso, diversos pensadores acabaram  criando uma escala para definir o “amor”, já que ele pode ser expressado através de diversas formas.

Foi o pensador e filósofo Alan John Lee, quem identificou os seis tipos de amor diferentes e que também se manifestam de maneiras distintas, dependendo de cada pessoa. São eles:

.

 

  • Eros – Um amor apaixonado, basicamente fundamentado e baseado na aparência física das pessoas. É um sentimento mais superficial.
  • Psiquê – Um amor “espiritual“, baseado na mente e nos sentimentos eternos, gerando algo bem próximo do platônico.
  • Ludus – O tipo de amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão, bem parecido com a amizade e o carinho entre pais e filhos.
  • Storge – um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, de forma bem gradual, com base em similaridade. É abordado com frequência em diversos romances contemporâneos.
  • Pragma – amor pragmático, que se manifesta apenas de forma temporária, no presente, se preocupando somente com o agora.
  • Mania – amor altamente emocional, instável. É basicamente o estereótipo de amor romântico ou apaixonado. Shakespeare se inspirava muito no tipo para escrever as suas obras.
  • Ágape – amor altruísta, quase sempre espiritual

.

 

Junto com as teorias amorosas de Lee surgiram os estudos científicos sobre o amor. Em 2007, uma equipe de estudiosos da Universidade de Pavia conseguiram identificar na genética a explicação para tantos tipos diversos do sentimento em questão.

Homens e Mulheres

Vale lembrar que o comportamento entre Homens e Mulheres, que lidam com o amor de formas diferentes, tendem a visualizar o amor também de maneiras distintas. No que diz respeito a luta pelo amor verdadeiro, os homens procuram ser mais frios, pois tem medo da sociedade que o julgará. Quando estão apaixonados, eles tendem a ser mais lúdicos e maníacos. No universo feminino, as coisas funcionam de uma outra forma. Elas tendem a crer no amor como algo eterno e tem uma visão mais romântica para qualquer fato que envolva o sentimentalismo. As mulheres costumam lutar mais pelo amor e são consideradas mais stórgicas e pragmáticas neste âmbito.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-uB_T4f0Oy8[/youtube]

Será que Realmente Vale a Pena?

Para quem está disposto a entrara no ringue de batalhe, vale a pergunta: Será mesmo que vale a pena? Neste caso, o conselho maior é de sempre usar a razão e ser fazer esta pergunta. O arrependimento pode vir no final dessa briga e depois para curar um coração partido, leva mais do que tempo.

A luta em buisca do amor só vale a apena quando se sabe do investimento que está sendo feito. Se ele te faz bem, e levanta a sua auto estima, sabe-se que o investimento é positivo, assim como muitas teorias sobre o amor ditam. Porém, se essa luta faz mal para você, deixando-o cansado psicologicamente e fisicamente, com certeza ela não estará valendo a pena. Segundo alguns economistas falam: ” Não perca tempo em um investimento sem futuro”. Este é literalmente o conselho que cabe para fazer a pesagem entre amor e razão.

.

 

Bons Investimentos

Já se colocaram pensamentos científicos, filosóficos e até econômicos a respeito do amor aqui neste artigo. Porém, todas elas são válidas quando o assunto é a batalha pela felicidade. Neste caso, o mais sensato seria sair correndo atrás de bons investimentos que realmente darão ótimos frutos para o futuro.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qUJoWJhw-nM[/youtube]

Somente tente conquistar o carinho de quem te retribuir. Para isso, é preciso ter a auto estima no lugar, segurança e acima de tudo uma pitada de amor próprio. Sem todos esses pré requisitos, a batalha em prol do amor tem todas as chances de dar errado. Seguir o coração nem sempre pode ser uma boa opção nestes casos. Tenha uma visão mais ampla sobre o assunto e se enxergue na frente de tudo para não entrara em uma briga em que a vitória jamais será conquistada.

.

 

Avalie bem tudo sobre a pessoa pela qual você deseja lutar. Não é as cegas que se vence uma briga dessas em um ringue tão disputado. Os guerreiros que deram suas vidas em guerras grandes ao longo da história sempre usavam armadura para não se machucar demais e mesmo assim brigavam pelos seus ideais. A luta pelo amor tem muito a ver com essa concepção: Ir para a guerra é uma escolha, mas sempre use armadura para se proteger do que virá pela frente sempre tendo consciência dos ideais e das questões pessoais envolvidas.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *