Os Principais Medos dos Homens e Como Lidar Com Eles

Os Principais Medos dos Homens e Como Lidar Com Eles

O medo é uma emoção que nos protege contra as ameaças em nosso meio, e que evoluiu para se tornar mais complexo, com nossos medos se estendendo desde a um fato estranho até uma simples situação, existem alguns receios de que a grande maioria dos seres humanos compartilha. Neste artigo os principais medos dos homens e como eles lidam com ele.

Saiba Mais

Perder A Sua Liberdade

Embora a definição exata de liberdade e de seu valor em uma sociedade sejam temas discutíveis, o medo de perder a liberdade sempre esteve presente nas mentes masculinas, porque, mesmo que a liberdade não seja algo que nós pensamos em cada momento, ela resulta em profunda reflexão sobre o que aconteceria se perdêssemos o poder de controlar nossas próprias vidas.

Esse medo começa com coisas mundanas, como a vez em que alguém ficou em seu quarto, não deixando nem a possibilidade de você terminar sua lição de casa, até medos bem maiores como o receio do compromisso que o casamento estabelece.

Mas isto levanta uma pergunta, é a liberdade absoluta a melhor coisa para os homens? Cabe aos homens refletirem sobre esta questão e tentar fazer a melhor escolha.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KnQgYcvM8Mg[/youtube]

Medo do Desconhecido

O medo do desconhecido é facilmente explicado assim: a mente nos diz que, para avançar, devemos saber o que nos espera lá, porque “se eu sei então eu posso controlar a situação, e se eu não sei então eu não estou no controle”.

Esta segunda parte é o que nos assusta mais, porque o controle é o que estabelece uma medida para que nós possamos utilizá-la para manipular o resultado de nossas ações. E quando não gostamos do que é diferente isso é simplesmente porque nós não podemos entendê-lo, nem temos um plano para controlá-lo de antemão.

Medos

Medos

Esse medo tem estado com todos os seres humanos há milhares de anos, e é uma grande parte do que tem nos ajudado a sobreviver como espécie. Muitos de nós, quando éramos crianças, tínhamos medo do escuro, principalmente porque não sabíamos o que poderia estar escondido lá dentro, e da mesma forma que não sabemos o que pode estar no fim do corredor, sentimos a necessidade de nos afastar para longe dele.

No entanto, esse medo do desconhecido muitas vezes para o progresso dos homens e torna mais difícil para eles descobrirem e entender coisas novas, incentivando a rejeição e mente fechada, dificultando nesse caso, seu relacionamento com as mulheres.

Medo da Dor

Uma vez que a intensidade da dor física é um sentimento puramente subjetivo, que é sentido de forma diferente por cada indivíduo, é muito difícil fazer generalizações sobre o que causa a dor nos seres humanos. Mas a dor física pode ser descrita como uma sensação desagradável, geralmente causada por danos a uma determinada parte do corpo. No entanto, a dor moral que muitos homens têm medo, essa é muito mais difícil de descrever.

Além de algumas poucas exceções, a maioria de nós é intolerante ou tem medo da dor física, isso pode ser observado no fato de que há uma grande quantidade de medicamentos relacionados ao alívio da dor, com diferentes níveis de força e relacionados a diferentes tipos de dor.

A rejeição da dor é causada porque associamos a dor física com a doença e uma saúde debilitada, em geral. Esse medo pode estar relacionado com o medo de perder a liberdade, como no caso de homens que sofrem de dor crônica e costumam ver a sua liberdade limitada fisicamente.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=44Fvk1OklaM[/youtube]

Enfrentar a dor não é uma sensação, e os homens tendem a manter-se longe daquilo que lhes causa dor moral ou física, já que é um dos elementos-chave no instinto de sobrevivência, assim como a maneira como nosso cérebro nos diz que há algo de errado com certa parte do nosso corpo ou que a ação que estamos fazendo está causando um efeito negativo sobre ele.

Neste caso, a dor em si não é uma coisa ruim, mas uma maneira de deixar-nos saber que temos de parar de fazer o que estamos fazendo para evitar maiores danos ao nosso organismo. Levando para as relações pessoais muitos homens se afastam das mulheres que lhes interessa pelo medo de perdê-las, ainda que esse medo seja irracional.

Medo do Desapontamento

Este medo é um pouco difícil de explicar, uma vez que existem dois medos diferentes, que estão relacionados com a decepção: os atos decepcionantes dos outros, e a decepção de sofrer sozinho.

Todos nós, quando crianças, vivemos essa experiência terrível em que fizemos algo errado ou, e estávamos esperando um castigo ou pelo menos alguns gritos de nossos pais. Mas, se ao invés disso, tivermos a visão desagradável de nossos pais, apenas olhando para nós com tristeza em seus olhos, e dizendo: “Estou decepcionado com você”. Essa única frase pode machucar muito mais do que qualquer outra punição.

O medo da decepção é parte da razão porque evitar o desconhecido. A decepção é o sentimento de insatisfação quando nossas expectativas não correspondem ao que realmente aconteceu. É óbvio que nós fazemos o nosso melhor esforço para evitar isso, e, como a dor, a decepção é um sentimento negativo que às vezes é seguido pelo arrependimento, às vezes um homem se pergunta se suas escolhas contribuíram para o resultado. “Se ele tivesse feito as coisas de forma diferente, teria feito a diferença?”

Medo da Miséria

A pobreza é definida como uma situação que vem da falta dos recursos necessários para cumprir plenamente as necessidades humanas. Mas a miséria é o que vemos como um caso mais extremo de pobreza. É a incapacidade para cobrir nossas próprias necessidades básicas pessoais.

Ninguém gosta de ver ou sentir a miséria humana, porque sabe que o pior das ações humanas sai do desespero causado pela miséria. É o que nós consideramos como o ponto mais baixo no que diz respeito às necessidades humanas, e é por isso que tememos tanto. Nenhum homem quer sentir que a ausência de objetos o torna menor perante outros homens quando estão ao lado de uma mulher.

Além disso, os meios de comunicação estão nos dizendo a todo o momento para consumir algo, que muitas vezes se encontra muita acima de nossa capacidade econômica. Em algumas sociedades, os homens ainda querem ser o provedor da família, e quando não tem condições para isso se sentem frustrados ao encontrar uma mulher com um poder aquisitivo melhor que o deles.

Medo da Solidão

O medo de ficar sozinho é a terrível sensação de vazio causado pela ausência de interação com outro ser humano. E a grande maioria dos homens tem muito medo de acabarem suas vidas vivendo completamente sozinhos. Este medo também evoluiu de um dos instintos de sobrevivência do início: temos medo da solidão, porque é mais provável que nós sobrevivamos, se vivermos em grupo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *