A Comunicação Dentro de um Relacionamento

Em um mundo onde até a tecnologia falha, podem haver problemas na comunicação até nos aparelhos mais potentes da atualidades. Se as máquinas tem a sua fraqueza, imagina então os seres humanos! Desde a história do universo, todos os seres vivos tem a necessidade de se comunicar e a linguagem para tal pode ser expressa de diversas maneiras. Mas até que ponto a comunicação pode afetar um relacionamento a dois? Quando que a falta dela pode destruir as relações interpessoais? A falha na comunicação entre os seres humanos é a mais fatal de todas e fazem as máquinas parecem defeituosas perto de tamanho abalo.

Ao Pé da Letra

A comunicação pode ser abordada de várias formas. Ela pode estar incluindo em um grupo meramente social, fazendo referência à algumas profissões. A palavra também pode se referir a uma troca de informações entre os seres, tendo como principal função a formação de uma sociedade atual. A comunicação também pode estar associada aos gestos manuais, a escrita e ao surgimento do relacionamento entre as pessoas. Ao pé da letra, a comunicação em seu sentido mais amplo quer dizer que o ato de comunicar é, na verdade, a materialização do pensamento ou sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas em um processo de torca informacional. Estes símbolos comunicativos são então transmitidos e reinterpretadas pelo receptor das mais diversas maneiras. Isso quer dizer que, em todos os casos, nem sempre o que o transmissor emite em um ato de comunicação pode ser interpretado corretamente pelo receptor da mensagem. É ai que surge o grande problema dos relacionamentos.

Conversar

Conversar

Falando como o Homo Sapiens

As linguagens mais antigas já eram o suficiente para qualquer produto da evolução universal começar a se comunicar. Desde que o homo sapiens surgiu na terra é que os idiomas começaram a se desenvolver de forma gradual, em diversos locais do mundo pré-histórico. Primeiro, os gestos eram a linguagem mais comum e o que hoje conhecemos como “grunidos” e gesticulações, eram a base para a evolução da comunicação. Foi ai que começaram a surgir os relacionamentos interpessoais.

Tipos de Linguagem

Porque será que na escola estudamos tanto a língua portuguesa? Além de entender o próprio idioma, é preciso saber interpreta-lo. Por isso, foram criados três tipos básicos de linguagem:

  • Verbal (constituída por palavras, frases e orações)
  • Não verbal (feita por meio de símbolos, ícones, gestos, etc)
  •  Mista (que contém o verbal e o não verbal).

Esses tipos podem parecer comuns aos olhos de quem está lendo, mas a falta deles pode gerar ainda mais problemas para um relacionamento. Abaixo, saiba porque a falta de comunicação entre pessoas pode gerar tanto discórdia.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QLdd889uXiY[/youtube]

O Primeiro Encontro

Muitos não percebem, mas a troca de olhares, os gestos e as atitudes de um primeiro encontram é o que faz os futuros relacionamentos darem certo. Porque não continuar com o mesmo tipo de comunicação durante toda a relação? Porque isso se perde tão facilmente? Será que as demonstrações averbais são mais importantes do que tantas sílabas, vogais e consonantes? É preciso refletir bastante sobre o assunto “comunicação em uma relação” e é disso que este artigo pretende tratar!

Falha na Comunicação = Falha na Relação

Uma universidade Americana divulgou um estudo que muitos deveriam se interessar. No que diz respeito aos tipos de linguagem e a comunicação, os pesquisadores desenvolveram uma estatística bastante óbvia: Ao expressar qualquer tipo de sentimento, a mensagem em si somente equivale a apenas 7% da importância que se tem com relação ao entendimento do receptor. O restante só depende de como se diz, o equivalente a 38%, e como a mensagem é passada, ou seja, 35%.

O estudo comprova que as palavras não valem praticamente de nada e tudo depende de como as coisas são ditas ou também compreendidas pelo outro. Muitas brigas entre casais começam com este tipo de falha na comunicação: Um não sabe o que falar e quando diz, não sabe se expressar. Em consequência disso, a outra parte não entende a mensagem e é quando tudo começa a ir por água abaixo.

Um Jogo de Adivinhação

Um outro ponto muito importante que diz respeito a falha de comunicação em uma relação é o tal do jogo de adivinhação. As mulheres são mestras em achar que qualquer um pode adivinhar o que elas estão pensando. Porém, na maioria das vezes, os homens são os que mais pecam no quesito “se comunicar”.

onverse de Tudo

Quando um pensamento vem a mente, não é sempre obrigatório começar a falar sobre o assunto. Porém, quando se está em um relacionamento a dois, por exemplo, o compartilhamento de pensamentos se torna essencial. É bom lembrar que ninguém tem uma bola de cristal para adivinhar o pensamento alheio, muito menos o dom da adivinhação. Por isso a comunicação é tão importante para as relações interpessoais: ela simplesmente evita que o tal jogo das adivinhações passe longe de uma vida feliz a dois.

Para Bom Entendedor, meia Palavra Basta

Muitos conseguem seguir a risca o ditados que diz que para bom entendedor meia palavra basta. Na verdade, isso não serve muito quando se está em um relacionamento. As mulheres , por exemplo, sempre acham que a tal da indireta vai resolver alguma coisa. Na verdade, os homens sempre preferem que elas sejam diretas! Esta ambiguidade entre os pensamentos relacionados a “como se comunicar” já podem gerar certos conflitos desnecessários.

Um conselho é: se for para fazer o outro entender, seja claro, direto, sincero e seguro nas palavras. Não deixe que o próximo interprete errado as suas atitudes e intenções. Para fazer o outro entender, basta saber se comunicar e não investir nas indiretas ou ironias. É essencial aprender os tipos de linguagem, usar as palavras e frases certas, bem como demonstrar os seus sentimentos verdadeiros ou opiniões acerca de um determinado assunto. Um relacionamento saudável funciona assim: Comunicação e diálogos em primeiro lugar!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *