Todas as pessoas possuem algum tipo de relacionamento em sua vida, os relacionamentos tendem a unir as pessoas que tenham algum objetivo ou interesse em comum. Os relacionamentos são as ligações que unem as pessoas e eles podem ser dos mais variados tipos: afetivos, profissionais, de amizade, etc. e qualquer que seja o tipo e o nível do relacionamento, envolve algum grau de modo de vida compartilhado (convivência), de comunicação e atos que as pessoas se dão em retribuição umas as outras.
Os relacionamentos são importantes em nossa vida, se formos ver, hoje em dia até para efeitos profissionais é importante manter bons relacionamentos e contatos, possuir o chamado Networking. O Networking é uma forma do profissional de se relacionar com outros profissionais, apresentando-se ao mercado e mantendo-se em evidencia.
Por tudo isso, é importante que desenvolvamos os nossos relacionamentos de forma positiva, seja em qual campo for. Para o desenvolvimento de um relacionamento precisa haver algumas pilastras como: respeito, confiança, empatia e harmonia, entre as pessoas.
Outro fator importante no relacionamento interpessoal é a capacidade de interação que cada pessoa desenvolve e a habilidade de aceitar cada pessoa da forma que ela é, independente de cor, sexo, opção sexual, religião e etc.
O Termo Relacionamento E O Seu Significado
O termo relacionamento está intimamente ligado as relações afetivas e amorosas entre as pessoas, sejam elas de namoro, casamento, familiar, amizade, etc. Normalmente o termo é usado de maneira isolada pelas pessoas para descrever como vai o seu relacionamento amoroso. No entanto, a palavra abrange todo tipo de relação interpessoal existente.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nKO0Y57oEWM[/youtube]
A Capacidade de Diálogo E A Sua Importância Nos Relacionamentos
O diálogo é a principal ferramenta de comunicação existente entre as pessoas para o desenvolvimento de um bom relacionamento. Portanto, saber conversar é um fator primordial para que os relacionamentos se desenvolvam satisfatoriamente.
Por isso, as pessoas precisam tomar alguns cuidados para que não cometa erros e os diálogos gerem relações positivas para as pessoas:
As pessoas querem conversar e não ser interrogadas. Evite perguntar muito sobre o assunto, deixe que a pessoa se expresse espontaneamente, de espaço para o diálogo aconteça de forma natural;
Evite ficar em silencio em um dialogo, puxe algum assunto para que a conversa flua naturalmente. É extremamente constrangedor você estar com alguém e alguma das pessoas ficar muito calada;
Em um dialogo é importante tanto o que a pessoa fala, como a forma que ela fala, seja pelo tom de voz, pela velocidade e pela posição corporal;
Jamais interrompa outra pessoa quando ela estiver falando, isso é extremamente grosseiro;
Outra atitude grosseira é querer impor a sua opinião em todos os diálogos ou discussões. Permita a troca de ideias e escute o ponto de vista de outras pessoas;
Evite iniciar diálogos inapropriados, cada assunto possui um contexto apropriado e uma hora adequada pra ser iniciada uma conversa;
Evite que as suas conversas caiam no tédio. Isto é, você puxa um assunto e nenhuma outra pessoa contribui com algum comentário;
Em uma conversa, tente demonstrar interesse e contribua com o dialogo, mesmo que não seja um especialista no assunto. Busque desenvolver conhecimentos sobre o tema e aprender sobre o assunto que está sendo tema da conversa.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wOp-zRebj48[/youtube]
Os Erros Que Comprometem Um Relacionamento
Quando nos relacionamos com outra pessoa, seja qual for o tipo de relacionamento, principalmente se for amoroso, não existe nenhuma garantia de que o amor vai dar certo.
A forma como você se relaciona com as outras pessoas, mostra o relacionamento que você leva consigo mesmo.
Precisamos refletir os fatos que acontecem nos nossos relacionamentos, pois quando as circunstâncias se repetem é necessário refletir as nossas atitudes para que os relacionamentos logrem êxitos. Por isso é importante que a pessoa faça uma reflexão interior, e encare a realidade e lute pelo seu amor, pelo seu relacionamento, e aprenda a conviver com as dificuldades que é se relacionar com outra pessoa, que tem seus defeitos, suas vontades e seus gostos, que muitas vezes são completamente opostos aos nossos.
Seguem abaixo alguns dos erros cometidos pelas pessoas que vivem um relacionamento amoroso, e que através desta listagem, possamos refletir a forma como tá vivenciando a vida a dois, e caso esteja cometendo algum equivoco, sempre há tempo para recomeçar:
Medo de Se Relacionar Outra Vez – As pessoas normalmente se dividem naquelas que se entregam com extrema facilidade aos relacionamentos e se atiram, e aquelas pessoas que tem medo de se machucar devido a experiências negativas no passado. As pessoas acabam tendo medo de se relacionar afetivamente devido aos amores anteriores não terem dado certo, no entanto, elas precisam abrir o seu coração e dar a chance ao novo, mesmo que não existam garantias de que o novo relacionamento terá êxito;
O Medo da Solidão – Existem várias pessoas que se entregam no primeiro relacionamento que aparece, sem sequer observar detalhadamente a outra pessoa, e se jogam nos braços do outro apenas por não suportarem ficar algum tempo sozinha. Existem pessoas que morrem de medo de ficar sozinhas, e diante disso, levam pra frente qualquer relacionamento desde que não fique só.
Essa situação é complicada e acaba não funcionando, pois acaba trazendo sofrimento e solidão devido aos vários rompimentos de relacionamentos amorosos. As pessoas precisam ter a consciência que ninguém preenche as carências de ninguém, quando você entra em um relacionamento você tem que buscar que o seu parceiro seja feliz, e isso seja o motivo da sua felicidade. Não espere que o seu parceiro venha resolver as suas carências, que isso será meio caminho andado para o fracasso do seu relacionamento amoroso;
O Grude – Existem pessoas que não conseguem manter um relacionamento sem manter a sua própria vida e território, respeitando também a vida e o território do parceiro. As pessoas querem ficar o tempo todo juntas, isso sem contar as mensagens trocadas pelo celular, os vários e-mails, os bate-papos, e outras fontes de contato e relacionamentos.
Nenhuma pessoa consegue viver sufocada devido às ações do seu parceiro. Normalmente, essas atitudes por parte de uma pessoa demonstram insegurança. As pessoas pensam que a presença do parceiro garantem a manutenção do relacionamento. Quanto maior for a individualidade dos parceiros, e o respeito por essa individualidade, maiores as possibilidades de se desenvolver um bom relacionamento. Toda relação precisa de liberdade para poder sobreviver;
Portanto, precisamos lutar contra os nossos medos e aprender a se relacionar com as pessoas. Independente do tipo de relacionamento, o respeito é o primeiro passo para que as relações logrem êxito.
Vencer os medos de se envolver e de se sofrer com os relacionamentos com outras pessoas é o grande passo para encontrarmos a felicidade e o sucesso dos nossos relacionamentos.