A Relação com os Filhos Depois da Separação

Uma separação é sempre algo desagradável na vida de um casal. Mesmo quando ela é a única saída, não é muito confortável passar por isso. Além das duas pessoas diretamente envolvidas, quando há filhos a situação se torna ainda mais delicada e é preciso saber lidar da maneira certa para não prejudicá-los, principalmente quando são crianças.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=MSW1sGMcwic[/youtube]

Confira, a seguir, alguns conselhos relacionados com uma separação e a relação com os filhos.

Devo Manter um Casamento Apenas Pelos Filhos?

Os filhos são a coisa mais importante na vida de seus pais e a felicidade deles vêm sempre em primeiro lugar. Seguindo essa máxima pode até parecer que quando um casamento entra em crise vale a pena mantê-lo pelo bem dos filhos. Entretanto, não é bem assim que as coisas funcionam.

Os filhos, independente da idade, querem sim que os pais fiquem juntos, mas eles também querem que os dois sejam felizes. E, no caso de um casal que está em crise, fica complicado continuar sendo feliz. Por isso, pare e pense se na verdade o que o seu filho quer em primeiro lugar é a sua felicidade.

Não vale a pena manter um casamento apenas pelos filhos se eles não conseguirão ser felizes em meio a um clima de desentendimentos. Por mais que no início eles possam estranhar que o pai ou a mão não irão mais morar na mesma casa que eles, tudo é questão de costume. Com muito carinho e paciência de ambas as partes os filhos conseguem superar essa fase de mudança sem maiores traumas.

Nunca Fale Mal do (a) Ex Para os Filhos

O ponto principal para manter uma boa relação com os seus filhos depois da separação é não falar mal do (a) ex para eles. É comum que com o fim do relacionamento fiquem algumas mágoas, mas deixe para desabafar com seus amigos. Você não precisa esconder os fatos dos filhos, mas também não precisa ficar repetindo o quanto a mãe ou o pai dele te magoou.

Se o casamento terminou com brigas e você não consegue tocar no nome da outra pessoa sem mágoas, limite-se a citá-la perto dos filhos sem críticas. Quando se tem filhos pequenos você pode acabar influenciado a criança, prejudicando a relação com a outra parte. No caso dos filhos mais velhos os problemas que podem acontecer incluem também desentendimentos entre você e eles, pois pode ser que ele decida tomar partido do outro.

O ato de tentar influenciar a opinião de uma criança sobre seu pai ou sua mãe se chama Alienação Parental e é considerado crime. Você não tem o direito de tentar denegrir uma pessoa porque ela não agiu de forma correta com você. Uma esposa ou marido que foi ruim para você pode perfeitamente ser uma boa mãe ou pai, pois uma coisa não exclui a outra.

Entre em um Acordo Com o (a) Ex Sobre os Filhos

O ideal é que você faça um acordo com o (a) seu (sua) ex a respeito dos filhos. Vocês devem fazer o possível para não deixá-los se contaminar com as suas brigas. Além disso, é importante deixar claro que nenhum deles precisa decidir em qual lado deve ficar e que os pais continuarão os amando da mesma forma.

Em casos graves, em que o casal não consegue se entender, pode ser interessante contratar um advogado que servirá como um mediador. Ele irá ajudar a definir a forma que o ex-casal deverá lidar com os filhos, além de organizar visitas, pensão, etc.

Não Mime os Filhos Após a Separação

Como já dissemos, uma separação é uma situação ainda mais delicada quando envolve filhos. Eles precisarão de muito carinho e compreensão nesse momento, porém, um grande erro é mimá-los para suprir a falta de uma família unida. Nunca tente comprar o seu filho com presentes para que ele fique do seu lado na separação.

Dar carinho é muito diferente de deixá-lo fazer tudo o que ele quiser. Dizer não também pode ser um ato de amor, e geralmente quando os pais negam algo para os filhos é para o bem deles. Deixe claro que você o ama e fará tudo o que estiver ao seu alcance para que ele supere essa fase difícil e se acostume com a sua nova configuração familiar, mas isso não significa que ele poderá fazer tudo o que quiser.

Como Falar Com os Filhos Sobre um Novo Relacionamento

Depois que um casal se separa, é comum que cada um queira reconstruir a sua vida e isso inclui começar um novo relacionamento. Essa também é mais uma situação delicada quando se tem filhos.

Não leve uma pessoa para casa sem ter a certeza de que você realmente pretende manter um relacionamento com ela. Os filhos, principalmente os pequenos, costumam se apegar com facilidade e, no caso de uma nova separação, eles podem acabar sofrendo um novo trauma.

Não deixe que os seus filhos chamem o (a) seu (sua) novo amor de pai ou mãe. Afinal, eles têm pai e mãe, e isso pode acabar gerando problemas, não só com o (a) ex como em relação ao psicológico dos pequenos. Como as crianças costumam encontrar formas para se referir a pessoas queridas, incentive-a a chamar seu (sua) namorado (a) de tio (a). Essa é a melhor maneira de ensiná-lo que a pessoa não está ali para ocupar o lugar de ninguém.

Mostre o Lado Bom da Situação Para os Filhos

Deixe sempre claro para os seus filhos de que a separação era a única alternativa para que todos fossem felizes. Explique com calma e mostre que é melhor ter pais separados e felizes do que juntos e insatisfeitos.

Além disso, há o lado que eles costumam gostar mais, que é o fato de ter dois quartos. Dependendo da forma como for estipulada a guarda, os filhos irão passar alguns dias com a mãe e outros com o pai. Isso pode ser bastante divertido para uma criança, mostre isso a ele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *