Às vezes, o casal não sente mais um pelo outro o mesmo sentimento que os uniu no início do romance.
Isso é muito comum principalmente entre casais que já vivem juntos há muito tempo. Mas por que será que para a grande maioria dos casais, a rotina do dia a dia consegue “esfriar” seu casamento.
Nesse artigo veremos algumas principais dicas para não deixar que a convivência “esfrie” suas relações conjugais.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=8cKB4ygM-rg[/youtube]
Nos Momentos de Alegria e Nos de Tristeza
Quando um homem decide se unir a uma mulher, geralmente jura perante uma autoridade religiosa que a amará na alegria e na tristeza. Como o passar dos anos eles acabam vendo que isso nem sempre é verdade.
A grande maioria dos conflitos entre casais ocorre principalmente pela falta de paciência em acompanhar o outro nos momentos de aflição ou tristeza. Por isso, os casais que querem permanecer juntos até que a “morte ou a rotina” os separe devem procurar viver em harmonia para que possam pelo menos, educar seus filhos em um ambiente emocional mais saudável.
Dicas Para Não deixar a Rotina “Esfriar” seu Casamento
Vejamos agora algumas orientações que os especialistas dão para que os casais possam viver um relacionamento mais intenso, mesmo com o passar dos anos.
Não converse Assuntos Íntimos do Casal com Qualquer Pessoa.
Se por acaso, houver algum problema entre o casal de ordem pessoal seja na área emocional ou na sexual, cuidado com quem você comenta esses assuntos, pois seu marido/esposa pode vir, a saber, e isso criará uma situação muito desagradável que poderá afetar seu casamento.
Se a sua intimidade não esta indo bem, a melhor solução é procurar um psicoterapeuta de casais para que ele com técnicas profissionais possam propor a solução desse problema.
Surpreenda seu conjugue com um jantar especial.
Mesmo se vocês dois não tiverem nada de especial para comemorar surpreender a pessoa amada é sempre algo que serve para “aquecer” as relações conjugais.
Por isso, não espere aniversários, ou datas especiais para surpreender a pessoa que vice ama. Todo dia é o momento ideal para fazer o outro um pouco mais feliz.
Procurem não brigar pela educação dos filhos.
Como dizem no inicio da relação amorosa “tudo são flores”, depois com o passar do tempo e a chegada dos primeiros filhos alguns problemas e conflitos podem ocorrer.
Um exemplo clássico são as divergências na educação das crianças. Procure entrar em consenso com seu conjugue, para que ambos tenham a mesma opinião no momento em que forem orientar as crianças.
Embora não pareça, a educação divergente dos filhos é um grande problema que pode separar os casais. Por isso, mantenham-se alertas e não deixem isso acontecer.
Continuem como Eternos Namorados.
A grande maioria dos casais quando passam muito tempo juntos perdem a “magia” dos primeiros encontros que tinham. Não deixe que isso corra em seu casamento.
Tente sempre lembrar ao seu parceiro os momentos que vocês passaram juntos no começo da relação e procure repeti-los o mais que puder.
Com isso a “chama da paixão” continuará sempre acessa iluminando o coração dos eternos namorados.
Procure Não Discutir por Situações Rotineiras.
Infelizmente a grande maioria dos casais discute por motivos fúteis que poderiam muito bem ser evitados.
Por exemplo, é o dinheiro que está acabado antes de terminar o mês, a casa que não esta bem limpa, a camisa que não esta bem passada, o tempo que um dos dois passa com os amigos e não com a família, e assim vai uma lista de situações que, se controladas poderiam facilmente ser evitadas.
Por isso, antes de brigar ou discutir com seu marido/esposa por problemas rotineiros, procure pensar que na verdade, o que importa realmente, são os momentos felizes que vocês passam juntos.
Procure Sempre Elogiar seu Marido/Esposa.
O elogio é uma qualidade que muitas pessoas possuem, mas não fazem uso dela por acharem que o outro vai ficar envaidecido com o que for dito.
Entre casais esse pensamento não deve existir. Antes de tudo tente todos dos dias elogiar seu conjugue e diga-lhe sem receio: “Como você esta bonito/a hoje”.
Essa é uma maneira de cativar cada vez mais o outro e manter a “chama” da relação conjugal sempre “acesa”.
Programe Viagens Inesperadas.
Portanto, programe, nem que seja somente um final de semana, em um local charmoso, bonito e romântico, uma vaga em um hotel de qualquer cidade e viaje com seu marido/esposa sem pensar muito nos problemas que vocês possuem.
Deixem a questão financeira, e educação dos filhos, a arrumação da casa. Tudo isso para trás e se importem somente em olhar um no olho do outro e dizer o que cada um está pensando naquele momento.
Esse é um tipo de exercício que cria uma intimidade muito grande entre o casal, e que pode salvar a relação conjugal de várias crises.
Procure Dar o Máximo de Amor que Você Puder ao Seu Conjugue.
Lembre-se que ela/ele é a pessoa especial que você escolheu pra viver a seu lado por toda a vida.
Por isso, diga de forma espontânea e honesta que o/a ama, em todos os momentos que você tiver uma oportunidade.
Isso manterá a “chama” de qualquer casamento sempre “acessa” e fará com que os sentimentos de amor e paixão nunca “esfriem”.
Dizer “Eu te amo” para o outro ainda é a maneira mais eficaz de manter um relacionamento conjugal sempre intenso e com amor e paixão entre o casal.
Por isso faça dos momentos que você vivencia junto ao seu marido/esposa, momentos especiais, nos quais haja muito amor e compreensão.
Considerações Finais
Muitos casais acreditam para não deixarem seu casamento “esfriarem” com a rotina devem fazer verdadeiras “peripécias”.
Na verdade a questão é bem mais simples do que parece. Em primeiro lugar o amor deve ser o sentimento principal que una as duas pessoas, e em segundo lugar o respeito pelas suas individualidades também.
Se esses sentimentos forem a “tônica” do casal suas emoções continuarão sempre presentes em seus corações, mesmo com o passar dos anos.
Salete Dias