Salmos
Salmos é um livro da Bíblia Cristã que encerra uma sequência de livros históricos e abre a sequência de livros proféticos. Ele é o maior livro da bíblia e conta com cento e cinquenta poemas e cânticos proféticos, que são considerados como o coração do antigo testamento.
Esse livro é um tipo de síntese que agrupa todos os temas que são citados no antigo testamento da bíblia. Os salmos eram utilizados como hinos no Templo de Jerusalém – local que era um centro religioso de culto e adoração dos povos israelenses, e também ambiente para realização de ofertas e sacrifícios. – Já nos dias de hoje eles funcionam como orações e louvores para vertentes do Judaísmo, Islamismo e Cristianismo, e o que une essas três crenças monoteístas é o fato de acreditarem que os salmos foram escritos em hebraico e somente depois de anos foram traduzidos para o grego e para o latim.
Acredita-se que a maior parte dos salmos, cerca de setenta e três, tenha sido escrita pelo Rei Davi. Depois dele, o maior contribuinte seria Asafe, compondo doze salmos. Também contribuíram para essa obra os filhos de Corá, escrevendo nove salmos, o Rei Salomão, escrevendo dois, Hemã, Etã e Moisés, escrevendo no mínimo um cada. Mesmo com essas evidências, cerca de cinquenta salmos permaneceram com autoria anônima.
A época de criação desses salmos varia bastante, conferindo um certo lapso temporal de quase mil anos. Os salmos permitem com que se faça um paralelo entre a época de sua escrita e fatos históricos. Um exemplo disso é a vida de Davi, que tem salmos (dezoito, cinquenta e dois, e cinquenta e quatro_ da época de sua perseguição pelo Rei Saul. Também de seu próprio filho (salmo três) e arrependimentos de pecados (salmo cinquenta e um).
Já os salmos conhecidos como Salmos de Louvor, tiveram origem e propagação oral e sua fixação por meio da escrita se deu apenas quando foi necessário recolher tradições de Israel, na época do exílio babilônico do profeta Ezequiel. Porém, vários desses salmos foram criados muito anteriormente a seus registros escritos, e por isso sua veracidade a sua crítica do ponto de vista literário se tornam bem difíceis.
Falando ainda sobre o ponto de vista literário, os salmos, de modo geral, contam com uma forma de estrutura bastante coerentes, principalmente no que diz respeito a seu conteúdo. As principais influências culturais são as dos povos hebraicos, e nessa época, tudo era bastante ligado a música. Dessa forma, os salmos são considerados orações cantadas que podem e devem ser acompanhadas por instrumentos musicais. Por isso, todos os salmos possuem um ar e um caráter musical, e mesmo quando ele é apenas recitado sem canto, e mesmo individualmente em silêncio, é possível entender e conservar esse ar de música, que conta com um certo ritmo.
Os salmos contam com vários significados variados, que vão desde cura, conquistas, alívio de sentimentos, proteção, prosperidade, casamento, entre outros, sendo o último, o assunto principal desse artigo. Os religiosos e especialistas sobre esse assunto são unânimes em uma coisa: o fato de os salmos terem que ser orados com muita fé, para que os significados sejam de fato reais. Quando são lidos ou cantados com muita força e confiança, é possível que se fique mais próximo dos anjos e de Deus.
Alguns significados importantes dos salmos são:
- Para aumentar a capacidade de visão e intuição: Salmo dois;
- Para afastar o sentimento de tristeza: Salmo seis;
- Para desmascarar inimigos e evidenciar a verdade: Salmo sete;
- Para conseguir ter noites de sono mais tranquilas: Salmo oito;
- Para aliviar e combater vícios: Salmo doze;
- Para encontrar coisas perdidas: Salmo quinze;
- Para a harmonia entre o casal: Salmo vinte e um;
- Para proteção contra espíritos ruins: Salmo trinta;
- Para melhor absorção de aprendizado e conhecimento: Salmo trinta e três;
- Para aumento da fé: Salmo cinquenta e três;
- Para melhorias profissionais e sucesso em empreendimentos e outros negócios: Salmo setenta e nove e oitenta e nove;
- Para proteção contra roubos e assaltos: Salmo noventa;
- Para fertilidade e atrair filhos: Salmo cento e um;
- Para saúde e proteção contra doenças: Salmo cento e cinco.
Salmo para matrimônio
Existem alguns salmos bastante importantes para o casamento, que o casal deve sempre ler e cantar com muita fé, entre eles o Salmo vinte e um, versículos de um a treze, que diz:
“O rei se alegra em tua força, SENHOR; e na tua salvação grandemente se regozija.
Cumpriste-lhe o desejo do seu coração, e não negaste as súplicas dos seus lábios. (Selá.)
Pois vais ao seu encontro com as bênçãos de bondade; pões na sua cabeça uma coroa de ouro fino.
Vida te pediu, e lha deste, mesmo longura de dias para sempre e eternamente.
Grande é a sua glória pela tua salvação; glória e majestade puseste sobre ele.
Pois o abençoaste para sempre; tu o enches de gozo com a tua face.
Porque o rei confia no Senhor, e pela misericórdia do Altíssimo nunca vacilará.
A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te odeiam.
Tu os farás como um forno de fogo no tempo da tua ira; o Senhor os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá.
Seu fruto destruirás da terra, e a sua semente dentre os filhos dos homens.
Porque intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão.
Assim que tu lhes farás voltar as costas; e com tuas flechas postas nas cordas lhes apontarás ao rosto.
Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.”
E também o Salmo cento e vinte e sete, versículos de uma cinco que diz:
“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.
Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.
Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.
Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.
Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.