Como Escrever Um Discurso De Casamento?

O casamento é certamente um dia de grande nervosismo por parte dos noivos, afinal, é um momento muito importante na vida de ambos, e que será lembrado pelo resto da sua vida. Dentre todos os momentos do casamento, um dos que mais causa nervosismo aos noivos é quando é preciso fazer um discurso, já que eles terão que falar em público, para todos os presentes, o que pode ser algo realmente desafiador para algumas pessoas.

Quando o discurso é pessoal e personalizado, pode ser ainda mais complicado de ser realizado, já que muitos têm dúvidas em como escrever um discurso de casamento. Mas, é válido lembrar que esse tipo de discurso é super emocionante, e deixa o casamento ainda mais especial e inesquecível. A mensagem repassada no discurso de casamento deve ser marcante, para permanecer na lembrança do casal para sempre, demonstrando todo o amor em que estão envolvidos.

Qual a Importância de um Discurso de Casamento?

Casal e Buquê de Flores

Casal e Buquê de Flores

Quem nunca viu um filme romântico onde o casamento conta com um discurso, na hora da troca das alianças? Esse tipo de discurso, também chamado de voto de casamento, é muito comum nas produções cinematográficas do cinema norte americano, no entanto, no Brasil, essa prática não é assim tão comum, já que a maioria das igrejas opta por seguir os votos de casamento tradicional, quando o celebrante indica o que o casal deve falar. Nesse caso, normalmente o discurso de casamento é feito na recepção, de maneira que pode ser mais descontraída.

Desde séculos atrás, os votos de casamento eram uma forma de juramento de respeito, fidelidade, amor, união, honra entre os noivos. Isso não mudou nos dias atuais, já que o discurso de casamento tem essa mesma função, demonstrar os sentimentos entre os noivos, bem como as dificuldades que irão enfrentar em sua vida. Não importa quais as circunstâncias os noivos terão que enfrentar, se eles tiverem amor e respeito em sua relação, certamente irão conseguir superar.

Ao longo dos anos, o conteúdo do discurso de casamento veio se alterando, porém, nunca deixou de ser um momento muito importante da celebração, e atualmente, os noivos têm sido incentivados a escrever o discurso de maneira mais pessoal possível.

Aqueles que estão acostumados a declarar o seu amor provavelmente terão menos dificuldades para escrever o seu discurso de casamento do que aqueles que têm em sua personalidade mais timidez. Mas, para qualquer um deles, algumas dicas de como escrever o discurso de casamento podem fazer com que esse momento seja muito mais tranquilo e ocorra de forma leve e sem preocupações.

Como Escrever um Discurso de Casamento?

Não existe um formato padrão pra escrever os votos de casamento, já que cada um tem que os fazer da forma que mais o agrada. O ideal é fugir dos clichês e de textos prontos, para que os votos sejam mais pessoais. Existem algumas dicas para conseguir escrever um bom discurso de casamento, que podem ajudar os noivos a conseguirem soltar a sua criatividade e fazer com que seja um momento confortável quando ele for ser apresentado para todos os convidados e o parceiro.

Estruturar e Organizar o Que Será Escrito

Casamento na Praia

Casamento na Praia

Antes de começar a escrever o discurso de casamento, é importante pensar em tudo que sente pela pessoa, e em tudo que deseja transmitir para ela. Analisar a relação, os momentos que já viveram e o que espera para o futuro. Pensar em como deseja passar esses sentimentos, tanto para o parceiro como para os convidados, em como deseja demonstrá-los.

Ao fazer tal análise, é possível fazer um rascunho com todas as ideias que apareceram na sua cabeça. Nesse rascunho é possível escrever tudo que julga importante no relacionamento, as histórias mais comoventes, as músicas que fazem lembrar-se do parceiro, os desejos para a vida conjunta. Nesse momento não é necessário se preocupar com a estética do texto, sendo o mais relevante unir tudo que deseja transparecer.

Após o primeiro rascunho, com todas as ideias organizadas, é possível começar a escrever a estrutura do discurso, organizando o que foi escrito anteriormente e pensando em qual será o formato do discurso. Dessa maneira fica mais fácil de conseguir organizar essa estrutura. Mesmo que no início o processo seja um pouco lento, logo fica fácil de entender o que deve fazer parte do discurso e tudo flui mais naturalmente.

Manter o Discurso com um Tom de Humor

Claro que o foco principal do discurso do casamento é a emoção, afinal, é um momento que exige muito desse sentimento, porém, uma dica muito boa para deixar o discurso ainda mais memorável, é adicionar alguns pontos de humor, tudo de maneira equilibrada.

Já que a intenção principal do discurso é emocionar o parceiro e os convidados, o ideal é mencionar os momentos importantes da relação e até mesmo aqueles que colaboraram com essa união. O humor deve ser adicionado aos poucos, deixando o discurso mais leve, e quando combinado com a emoção, tornará o discurso ainda mais incrível. O humor irá reduzir a emoção ao ponto de não transformar o momento do discurso em algo somente com lágrimas.

Caso seja sua escolha adicionar um pouco de humor, lembre-se de que ele deve ser sútil, sem piadas prontas e fáceis, mas sim, uma história engraçada do casal ou uma referência que seja conhecida pela maioria dos participantes. É importante que mantenha sempre o respeito no discurso, sem que seja dito algo ofensivo. O equilíbrio é importante para que o discurso não se transforme em um show de comédia.

Não Faça um Discurso Muito Longo

Casal noiva de frente para noivo

Casal noiva de frente para noivo

O discurso deve ser bem escrito, com uma linguagem que seja entendida por todos os presentes, além disso, é importante que ele não seja muito extenso, já que discursos longos são cansativos e os convidados podem acabar desviando a sua atenção para outra coisa. O tamanho adequado varia muito, mas, o ideal é que ele não ultrapasse cinco minutos quando for apresentado. É importante controlar o nervosismo para que nenhuma parte do discurso seja esquecida. A linguagem do discurso deve ser conhecida por todos, afinal, não faz sentido recitar uma poesia que algumas pessoas não irão entender.

Finalize o Discurso com Bastante Antecedência para que Possa Ensaiar

É importante organizar o discurso para que ele seja concluído antes da data do casamento, para que seja possível ensaiar bastante, consultando alguém, ou algumas pessoas, para que possam dar dicas do que deve ser alterado.

Ensaiar o discurso é importante já que falar em público não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas, ainda mais no casamento, que já é um momento cheio de emoções. Quando tudo está bem ensaiado as coisas irão fluir bem mais naturalmente. O discurso deve ser ensaiado diversas vezes, principalmente sozinho. É possível falar em frente ao espelho para analisar as sua expressão quando fala. E também com algum amigo, para que ele possa ajudar caso seja necessário.

Apesar de ser importante memorizar o discurso, na hora de falar ele não pode parecer algo robótico, deve ser algo natural e não decorado. Ensaiar o discurso também irá evitar possíveis improvisos, que podem acabar alterando a qualidade do que foi escrito.

Inclua Pessoas Importantes no Discurso

Noivos

Noivos

Não só o parceiro está presente na hora do discurso, já que há um grande número de convidados, portanto, também é interessante mencionar pessoas importantes no discurso, aquelas que fizeram a diferença para que a união ocorresse. Sempre existem histórias divertidas com amigos e parentes, e elas podem ser incluídas na hora do discurso. Também é importante mencionar aqueles que já não estão mais entre nós, pessoas que fizeram a diferença, como familiares e outros, mas, sem pesar o clima, citando de maneira suave e com alegria nas lembranças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casamento Religioso

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *