Como Realizar uma Cerimônia de Casamento Evangélico Passo a Passo

Cerimônia de Casamento Evangélico

Um casamento é uma das cerimonias mais importantes e marcantes para as pessoas que estão envolvidas nele e em especial para os noivos, essa afirmação é verdadeira independente da religião, independe da cultura, das tradições ou costumes de determinado local, não importa aonde estejam as pessoas, definitivamente o casamento é uma das celebrações mais marcantes que existem no mundo atualmente e por isso podemos dizer até mesmo que ele tem um status mais universal. No entanto, não é de hoje que ele existe não, esse costume de se casar ou se unir a uma outra pessoa é um dos mais antigos que existem, ele tem mais de um século de existência, as civilizações antigas como os romanos, os gregos, os egípcios já tinham o costume do casamento, muito antes de diversos acontecimentos e países aparecerem nesse nosso mundo. É verdade que ao longo do tempo essa questão já se modificou muitas e muitas vezes, as tradições que cercam esse evento já foram mudadas, já voltaram ao que era antes, mudaram de novo e a realidade mesmo é que cada povo, cada pedacinho do mundo pode ter as suas tradições próprias, de maneira alguma existe uma regra mais fixa sobre isso.

Cerimônia de Casamento

Cerimônia de Casamento

Na realidade o que conhecemos é o casamento entre pessoas que se amam, independente de etnia, independente de sexo e independente de religião, como já mencionado as tradições podem mudar e em certos locais e comunidades certas coisas podem ser mais aceitas do que outras, porém o mais importante mesmo é que exista amor, lealdade e um respeito um com o outro. Falando em religiões, existe ainda muitas pessoas que optam por realizarem o seu matrimonio na igreja, apesar de não ser 100% dos casais mais que decide por se casar assim, existem algumas igrejas onde a tradição do casamento no religioso ainda é bem forte, um exemplo disso é a igreja evangélica, onde a preferência inclusive é que seus membros se casem entre si, para que o casal após se tornar marido e mulher possam juntos ser membros ativos da comunidade que se forma por ali. Em relação a igreja evangélica, ela tem as suas próprias tradições, que podem ser alteradas em uma coisa ou outra dependendo da congregação a qual estamos falando, já que também existem mudanças de congregações e nomenclaturas nesse mundo evangélico, por isso as diferenças, além disso os diferentes pastores podem tomar diferentes decisões para os seus fiéis, no entanto, as similaridades entre uma e outra é bem grande e é sobre isso que vamos falar mais aqui.

Como é Realizada a Cerimônia de Casamento na Igreja Evangélica?

Partindo do princípio que muitas coisas dentro desse grupo de igrejas já foram bem flexibilizadas em relação ao casamento, vamos falar que existem sim um padrão, um modelo mais comum de realização desses casamentos e por isso é que é possível fazer uma espécie de passo a passo sobre como seria a ordem das coisas, sobre como deve proceder e qual seria o seu ponto de partida para idealizar, planejar ou até mesmo treinar para o seu grande dia especial. Uma coisa que se pode perceber é que em certos locais existem até muitas similaridades com os modelos de casamentos católicos, que apesar de ser uma outra religião também é do grupo dos cristãos, ou seja, do grupo das pessoas que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo. Talvez um dos primeiros pontos a ser definido é se você é do tipo de noivo ou noiva mais moderno, se é do tipo mais conservador, se é do tipo de gosta de inovar já dentro desse modelinho existem muitas coisas que podem sim ser alteradas, afinal os casamentos não iguais, eles são entre pessoas diferentes, com orçamentos diferentes e gostos diferentes, porém vamos começar aos poucos, ou melhor dizendo vamos começar do começo.

Modelo de Casamento Evangélico

  • A primeira coisa a ser feita no momento do início da cerimônia é entrar os padrinhos e madrinhas do casal, nesse momento os convidados levantam e eles entram na igreja se dirigindo aos seus respectivos lugares que pode ser ou no altar ou em outro local que seja equivalente ao altar naquela igreja, mas também é muito comum que eles fiquem sentados na primeira fileira de cadeiras da igreja, que nesse caso deve ser reservadas a eles, sendo inclusive isoladas de alguma forma para que os outros convidados do casamento não sentem por lá. O número de convidados normalmente não é definido pela igreja, o mais comum é que isso seja uma escolha do casal da maneira que acharem melhor, porém é muito importante que fiquem atentos a capacidade do lugar, afinal é preciso caber todo mundo, não é mesmo?
  • Em seguida é o momento em que entra o noivo na companhia da sua mãe, ou de alguma pessoa que faça esse papel de mãe para ele. Logo após é o grande momento da entrada da noiva, essa é a grande entrada triunfal da noite ou do dia (dependendo do horário de realização do evento), o mais comum é que a noiva entre sendo antecedida pelas suas daminhas de honra e pelos pajens, que estão normalmente com as roupinhas da ocasião.
  • Os pais que entraram com ambos os noivos se dirigem ao altar ou a primeira fileira da igreja, onde for o local definido para eles, normalmente os outros pais já entram na igreja no mesmo momento dos padrinhos e ficam esperando, os outros pais seriam a mãe da noiva e o pai do noivo.
Noivos Evangélicos

Noivos Evangélicos

  • Agora é que a cerimonia mesmo começa de fato, o pastor é a pessoa que realiza essa cerimonia e ele já está no altar a partir do momento antes da entrada do noivo, esse pastor primeiramente faz uma pregação onde cita trechos da bíblia e que se segue de uma oração feita por ele de maneira especial para o casal que sela a sua união por ali.
  • Nesse momento, que é o momento das alianças, pode acontecer as tradições de algumas maneiras diferentes, um dos costumes mais escolhidos pelos noivos é o de entrar uma daminha que carrega as alianças do casal, mas em muitos casos quando a noiva opta por não ter tantas daminhas pode acontecer do padrinho escolhido pelo noivo, normalmente o padrinho que é mais próximo dele, é quem guarda as alianças e as entrega nessa hora.

  • Agora acontece a benção das alianças pelo pastor, em seguida elas são entregues aos noivos, é muito comum que nesse momento o pastor aproveite para fazer uma pequena pregação sobre a importância das alianças, sobre a união das duas pessoas e coisas relacionadas ao casamento.
  • Agora é o momento o qual podem acontecer concertos musicais, apresentações ou performances de músicas, o casal pode escolher por isso ou não. Caso contrário, se o casal escolher por pular esse costume então já vamos a benção final da celebração que é dada e direcionada as pessoas que estão se casando.
  • Aqui já estamos definitivamente nos ritos finais de todo a ocasião, quando é feita pelo pastor uma oração de despedida, depois os noivos são autorizados a se beijar e cevamos então ao momento do cortejo do casal, que é quando eles já como marido e mulher saem, assim como os padrinhos e os pais dos noivos também saem, essa ordem pode ser escolhida, o que será feito aqui pode ser mudado de acordo com o gosto dos que estão se casando, ou seja, os detalhes podem ser modificados.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casamento Religioso

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *