Quando um casal toma a decisão de se casar, certamente eles querem anunciar essa importante notícia para seus familiares e amigos, e a forma mais comum de fazer esse anúncio é por meio da festa/cerimônia de noivado.
Antigamente a festa de noivado era algo bem tradicional, repleto de protocolos que deviam ser seguidos, no entanto, esses protocolos não são mais respeitados pela maioria dos casais, que preferem fazer festas mais simples e sem complicações.
Como é Feita a Cerimônia de Noivado?
Para organizar a festa do noivado, é importante fazer uma lista com todos os afazeres, para conseguir cumprir tudo e o evento seja tal qual o desejado pelos noivos. Algumas pessoas mais tradicionais gostam de organizar uma cerimônia básica, com benção dos pais e, no caso das pessoas religiosas, de um representante de sua igreja.
Alguns pontos que devem ser pensados para a cerimônia/festa de noivado são:
- Local do evento: A cerimônia de noivado é um dos eventos que a maioria dos casais não dispensa antes do casamento, afinal, é um momento importante para anunciar o futuro do casal. Normalmente essa cerimônia é feita cerca de um ano antes do casamento, sendo um evento que pode ser considerado econômico. O local escolhido normalmente é a casa de um dos noivos ou a casa dos pais deles, quando não existe espaço suficiente nas residências, os noivos optam por alugar um pequeno espaço de eventos. Alguns casais escolhem anunciar o noivado primeiro para os pais e depois formalizar ele diante amigos e outros familiares.
- Convidados: A lista de convidados deve ser pensada conforme a futura lista de casamento, sendo sempre importante lembrar que aqueles que forem convidados para o noivado devem estar presentes na lista do casamento, no entanto, não é necessário convidar todas as pessoas que você deseja no casamento para o noivado, que é considerada uma cerimônia mais íntima. A quantidade de convidados vai variar de acordo com o tamanho da família e amigos, no geral, o número de pessoas fica em torno de 40 a 100 participantes. Caso o casal já tenha consciência de quem serão os padrinhos, eles devem estar no topo da lista do noivado.
- Convite: O convite do noivado pode ser bem simples, e, considerando as facilidades tecnológicas que temos nos dias de hoje, normalmente ele pode ser feito somente por meio de uma rede social, como o WhatsApp ou em um grupo de Facebook. O ideal é que seja feito um convite eletrônico personalizado, com um layout bonito e que combine com a decoração do noivado. Para os convidados que não fazem uso constante da internet, esse próprio layout pode ser impresso e enviado para a sua casa.
- Orçamento: Em qualquer planejamento de eventos, é importante que o orçamento seja uma das primeiras coisas a se pensar, afinal é a partir dele que todos os detalhes da cerimônia serão decididos, tais como a decoração, comidas, bebidas, lembrancinhas, etc. Caso o orçamento seja muito limitado, é possível deixar a decoração mais simples e até mesmo diminuir um pouco a lista de convidados, caso seja necessário.
- Lembrancinhas: É muito comum que os casais ofereçam uma lembrancinha de agradecimento pela presença dos convidados ao evento, um ato que demonstra educação e preocupação com os presentes. Hoje em dia é muito comum que os noivos ofereçam lembrancinhas comestíveis ou um item para decoração. Algumas opções são: caixinha com alguns brigadeiros, um bem casado, amêndoas confeitadas, trufas, uma garrafinha de dose de um drink, uma caixinha decorativa, um aromatizador de ambientes, um mini vasinho de flor, etc.
- Presentes: Em cerimônias de noivado mais tradicionais, é comum que os noivos sejam presenteados com itens de enxoval, que são os jogos de cama, mesa e banho. No entanto, quando a noiva já organizou um chá de panela, não é necessário presentear os noivos em três ocasiões diferentes (cerimônia de noivado, chá de panela e cerimônia de casamento), a não ser que seja desejo do convidado. Normalmente as noivas não fazem uma lista de presentes, a não ser que seja solicitado por algum convidado.
Decoração e Buffet na Cerimônia de Noivado:
Certamente esses são os itens que mais chamam atenção na cerimônia de noivado, e merecem destaque na hora do planejamento, para que tudo seja agradável aos noivos e seus convidados.
No caso da decoração, o ideal é sempre deixar o evento com a cara dos noivos, podendo ser temática ou não, algo mais simples ou mais sofisticado. Os noivos podem escolher um item de inspiração: como um hobby, um programa que gostam, algum lugar que frequentam ou um país que sempre sonharam em conhecer. Uma ideia muito legal é usar como tema o local onde os noivos pretendem passar a lua de mel.
Mesmo as festas mais simples precisam de uma decoração, para deixar o ambiente mais aconchegante. É possível fazer toda a decoração em casa, caso o orçamento dos noivos seja limitado. Alguns exemplos de decoração que não podem faltar: arranjo de flores para a mesa dos convidados, decoração para a mesa de doces/bolo (caso tenha), alguns itens para enfeitar o ambiente são: flores, bexigas, confetes, lustres, fotos, lamparinas japonesas, balões metalizados, dentre diversos outros. A decoração do ambiente da festa de noivado pode ser mais despojada. Uma boa opção para decoração simples é apostar no estilo rústico, super em alta nos eventos de hoje em dia.
Tanto os noivos como os convidados se interessam muito pela parte gastronômica da cerimônia de noivado, portanto, ela deve ser bem planejada. A comida será definida a partir do horário em que o evento será realizado, por exemplo, para eventos durante a tarde, pode ser servido um brunch (com pães, quiches, tortinhas, ceviches, salgadinhos, saladas, etc) ou, para quem deseja algo mais descontraído, um churrasco. Outra opção muito comum em cerimônias de noivado são as finger foods, como canapés, salgadinhos, queijos, petiscos, etc. Também é possível organizar um almoço ou jantar.
Além das comidas salgadas, os convidados sempre esperam alguns doces e um bolo, sendo também uma parte muito importante do evento. Os casais mais tradicionais normalmente optam por um trio de bolos, que são três versões “mini” de bolos de casamento, que pode ser servido sozinho ou acompanhado de sorvete. Para os doces a variedade é imensa, podem ser servidas trufas, bombons, brigadeiro, doce de leite, cupcakes, frutas, tortinha doce, mousses, pavês, dentre outros. Já as bebidas também devem ser escolhidas conforme o horário do evento, normalmente as escolhas ficam entre: um bar de drinks, cerveja ou vinho. O que não pode faltar é um champanhe e também bebidas sem álcool, como sucos e refrigerantes.
Parte Tradicional da Cerimônia de Noivado:
Muitos casais hoje em dia escolhem ter uma cerimônia de noivado mais descontraída, sem seguir muitos protocolos, dessa forma, eles já recebem os convidados para a festa com suas alianças de noivado nos dedos, e durante determinado momento da comemoração, eles apenas irão brindar em prol do seu noivado, em comemoração a ele.
Os casais que desejam uma cerimônia de noivado mais tradicional, normalmente costumam realizar um evento noturno, de preferência um jantar. Após o jantar ser servido, o noivo irá se levantar e pedir oficialmente a mão da noiva aos seus pais, ele pode ainda fazer um pequeno discurso de amor sobre o casal. Os pais irão dar a sua benção, e então o noivo e a noiva irão trocar alianças, colocando o anel no dedo anelar da mão direita um do outro. Após essa formalização do pedido, é feito um brinde com champagne, que será servida para todos os casais, e também será o momento de cortar o bolo, caso haja um. Caso já haja uma data prevista para a cerimônia de casamento, ela pode ser anunciada nesse momento.
Alguns casais escolhem não trocar alianças, e o noivo presenteia a sua noiva com um anel de noivado, que normalmente conta com uma pedra preciosa. Esse anel pode ser entregue para a noiva antes da festa de noivado ou também no dia, no momento em que ocorreria a troca de alianças.