Como Chamar A Noiva Para Entrar Na Igreja?

O casamento é um dos eventos mais esperados da vida da maioria das mulheres, já que muitas delas sonham desde que são crianças, em um dia entrar em uma igreja de vestido branco acompanhada do pai que a levará até os braços da sua pessoa amada.

Quando as mulheres crescem, o estilo do sonho pode até mudar e as suas prioridades de vida também, mas, mesmo aquelas mulheres que acabam por ter o pensamento de que o casamento não é algo extremamente necessário na vida de uma mulher, pensam em alguns momentos da sua vida em como é entrar numa igreja para o seu casamento, não é mesmo?

Noiva de Costas

Noiva de Costas

Isso ocorre porque o casamento é um evento que culturalmente é muito mais voltada para a mulher – a figura da noiva – sendo ela a personagem principal desse evento em filmes, novelas e também nos casamento reais que podemos presenciar. Isso nem de longe é algo ruim, afinal, esse é um dia muito importante na vida de um casal, e colocar a mulher como a figura central do evento só faz com que ele se torne ainda mais bonito e atrativo.

Se você é uma das mulheres que sonha em um dia caminhar até um altar ou é uma daquelas que não vê mais como sua prioridade o casamento, mas, tem algumas curiosidades sobre os detalhes de um evento desses, confira o artigo abaixo e saiba tudo sobre a entrada da noiva no casamento.

Como Chamar a Noiva para Entrar na Igreja?

A entrada dos participantes de um casamento na igreja é chamada de cortejo, e ele é constituído por todos os membros relevantes do evento: pais dos noivos, padrinhos, o casal, damas de honra e pajens e floristas.

O momento da entrada da noiva ocorre logo após a entrada de todos os outros participantes, exceto a dama de honra e o pajem, que irão entrar na hora da troca de alianças. Esse é o momento mais esperado de todo o casamento, onde todos os convidados voltam a sua atenção totalmente para a figura da noiva, que está completamente produzida, sendo carregada pelo seu pai e segurando um belo buque em suas mãos.

Quem organiza a entrada do cortejo é o cerimonialista. É ele quem irá chamar a noiva para entrar na igreja. O cerimonialista é a pessoa contratada para organizar o evento auxiliando desde o seu planejamento e opinando em todos os detalhes. O cerimonialista é uma pessoa experiente, que já está acostumada a organizar eventos e, portanto, é preparado para organizar o cortejo do casamento. É importante contratar um cerimonialista para que os noivos fiquem mais tranquilos durante o evento.

Noiva Elegante

Noiva Elegante

O cerimoniailista irá reservar algumas reuniões antes do casamento para que os noivos estejam conscientes em como será o cronograma do cortejo. Dessa forma, na hora da entrada da igreja eles já irão saber como devem se organizar. Assim, quando o cerimonialista for chamar a noiva para entrar na igreja, ela já estará preparada, sabendo como ela deve agir e o que deve fazer para a sua entrada ocorrer da melhor forma possível.

A entrada da noiva é um momento de altas expectativas e repleto de emoções. Antes de ela entrar na igreja, as portas da mesma são fechadas e, dessa forma, quando elas se abrem a noiva já está posicionada no local da sua entrada, sendo uma imagem muito impactante e chamativa a noiva no fundo da igreja com as portas se abrindo. O cerimonialista irá a posicionar no local correto, e irá falar a hora certa em que ela pode descer do carro e se preparar para a entrada.

Durante a sua entrada, a noiva irá segurar o buquê com a sua mão direita, e quando estiver próxima do altar ela irá mudar o buquê para a mão esquerda, e dará o seu braço direito para o seu noivo, que irá a levar até o altar o resto do caminho, após o seu pai a entregar para ele.

A entrada da noiva conta com um pouco de atraso que é considerado protocolo, seguido pela maioria das noivas e algo que já é esperado pelos seus convidados, no entanto, é importante que o atraso não seja muito longo, já que isso pode atrapalhar o restante da organização do casamento. O ideal é que a noiva atrase no máximo 15 minutos para o que está marcado como o início da cerimônia.

Entradas Diferentes da Noiva

Noiva Asiática

Noiva Asiática

Tradicionalmente a noiva entra na igreja com o seu pai, que irá a levar até o altar a segurando pelo seu lado esquerdo. A entrada tradicional conta com um significado muito interessante, fazendo referência ao fato de que o primeiro homem que foi importante na vida da noiva é quem está a entregando para uma pessoa que agora também é muito importante para ela.

Apesar de ser uma entrada muito interessante, atualmente, algumas noivas decidem inovar na hora da entrada na igreja, além disso, existem casos especiais onde o pai não pode estar presente ou não é próximo dela. Nesses casos, existem outras opções de entrada da noiva, que são tão belas como a mais tradicional.

As possibilidades de pessoas para acompanhar a noiva são várias: irmãos, mãe, avós, amigos e até mesmo sozinha ou com o próprio noivo. O importante é que a noiva se sinta confortável com a sua entrada e feliz no seu dia especial. É necessário ficar atenta somente ao protocolo do local onde o casamento será celebrado, já que algumas religiões exigem que a entrada da noiva siga o ritual mais tradicional, nesse caso, somente seria possível mudar a entrada em casos onde o pai não pode está presente por motivos de força maior.

Entrada da Noiva Caso os Pais Sejam Divorciados

É muito comum que os pais da noiva sejam divorciados, nesse caso, quando existe uma boa relação entre pai e filha, muitas noivas continuam escolhendo seu pai como seu acompanhante, porém, em alguns casos a relação com o pai não é boa, e a noiva escolhe entrar na igreja com o padrasto ou até mesmo com a mãe, que foi quem a criou.

Quando os pais da noiva se casaram novamente e existe uma boa relação com o padrasto, algumas noivas escolhem entrar com a companhia do pai e do padrasto, cada um posicionado em um dos seus lados. Já outras noivas preferem que um dos dois a levem até metade do altar e o outro a acompanhe no restante da caminhada até o altar.

Ainda é possível que a noiva entre acompanhada da mãe e do pai, caso ela não deseje excluir nenhum dos dois.

Entrada Caso o Pai da Noiva Seja Ausente ou Já Falecido

Caso a noiva não deseje entrar com a sua mãe, o que é o mais comum, ela pode escolher outra pessoa, normalmente uma figura masculina que foi importante na sua vida: o irmão, avô, um tio ou até mesmo um amigo da família. Quando a noiva é mãe, ela também pode entrar acompanhada dos seus filhos, que certamente são as figuras mais importantes da sua vida.

Ainda é possível que a noiva deseje entrar sozinha. Algumas fazem essa escolha por que se sentem mais confortáveis em caminhar sozinhas, outras desejam ter total destaque no momento, e acham uma boa opção que não tenha ninguém as acompanhando. Algumas escolhem ainda um meio termo, onde o pai ou outra pessoa caminha com ela até metade do corredor e depois ela caminha sozinha até o altar.

Alguns casais, pensando em inovar na hora da entrada, ou até mesmo fazendo uma crítica a entrada tradicional onde a noiva é entregue por um homem a outro, preferem entrar juntos. Quando o casal decide entrar junto à entrada na igreja é muito bonita e inovadora, ela irá passar uma imagem de amor, igualdade e união entre os noivos. Esse modelo de entrada é mais usado no casamento entre pessoas do mesmo sexo, porém, tem se tornado mais comum até mesmo entre os outros tipos de casais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casamento Religioso

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *