Casando na Igreja

Organizar todos os preparativos para a realização de uma cerimônia de casamento não é tarefa fácil, mas com certeza é um grande prazer para os noivos e seus familiares, pois trata-se de um sonho a ser concretizado. As providências necessárias envolvem o casamento civil e o casamento religioso, em alguns casos ambas as cerimônias podem ser realizadas na igreja, mas para isso é preciso que os noivos encaminhem uma solicitação, emitida pelo pároco ou celebrante, a ser encaminhada ao cartório civil para posterior emissão de uma autorização. As medidas legais devem ser encaminhadas com, no mínimo, 60 dias de antecedência, pois isto evita situações desagradáveis com relação a data pretendida para a cerimônia de quem deseja estar se casando na igreja.

Casamento

Dicas

A escolha da igreja fica por conta dos noivos, muitos preferem igrejas mais badaladas e neste caso a dica é que os noivos se programem com muita antecedência, pois em alguns casos a agenda destas estão preenchidas pelo ano todo, especialmente em maio, que é o mês das noivas e nos meses de setembro e de dezembro. Em caso de igrejas menos badaladas fica mais fácil marcar a data junto ao pároco ou celebrante, mas ainda assim é bom fazer contato com a igreja com uma antecedência de dois meses. Alguns noivos tem afinidade com um determinado padre, pastor ou celebrante, neste caso é preciso falar particularmente com ele para ver a sua disponibilidade de celebrar a cerimônia e também se ele tem autorização para atuar na igreja de sua preferência. Quanto ao horário da cerimônia é importante conhecer a rotina da igreja, pois algumas celebram vários casamentos num mesmo dia, então certifique-se quanto a ocorrência de atrasos, horários mais tranquilos, etc., de acordo com suas preferências pessoais.

A Igreja

Detalhes

Se o seu casamento vai se realizar em um dia e local onde haverão outras cerimônias é importante entrar em contato com os demais nubentes, pois ambos poderão decidir juntos os detalhes referentes a decoração da igreja, pois dependendo do horário não é possível mudá-la, além disso, em caso de acordo as despesas poderão ser divididas entre os casais. As músicas também são muito importantes e definem o clima de emoção da ocasião, mas esteja atento as normas de cada igreja, pois em algumas delas não são permitidas certas músicas. Ao escolher a igreja pense nos seus convidados para que todos possam estar bem acomodados, igrejas muito vazias ou muito lotadas se torna um incômodo para todos. A facilidade de acesso a mesma também é importante, especialmente para quem mora em grandes centros urbanos. A realização da festa de casamento deve ser o mais próximo possível do local da cerimonia religiosa, se possível, utilize o próprio salão da própria igreja. Em caso de locais afastados como um sítio, por exemplo, providencie mapas para o conforto de seus convidados, enviando-o junto ao convite.

Convite

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casamento Religioso

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *